Mundo Animal

Cinomose: como prevenir essa doença

Como dono de um cão, a saúde do meu pet é uma prioridade. Hoje, quero falar sobre a cinomose, uma doença grave que afeta cães, e as medidas eficazes para preveni-la.

Como é difícil escutar do veterinário que o nosso animalzinho está com Cinomose, não é mesmo? Já pensamos em várias coisas negativas… mas calma! Continue lendo esse artigo que vamos explicar melhor o que é essa doença, como ela acontece, como prevenir e o melhor: como tratar!

Afinal, o que é e como acontece a doença?

A Cinomose é uma doença frequente no mundo inteiro e já foi considerada fatal no século XX. É causada pelo vírus Morbilivirus, um tipo de vírus semelhante ao do Sarampo.

Acomete todas as idades e raças, mas tem maior prevalência em animais jovens de até 1 ano de idade. O contágio acontece de forma rápida e quando o PET é exposto ao vírus, a chance de se contaminar é muito alta.


(+) Veja mais: Quais são as doenças PET no inverno? Como prevenir?


Sintomas da Cinomose

Existem 3 tipos de formas de apresentação dos sintomas: aqueles animais que não apresentam sintoma nenhum (assintomáticos), aqueles que apresentam poucos sintomas ou com baixa gravidade (subclínicos) e aqueles que apresentam as formas mais graves da doença (sintomáticos).

A apresentação de sintomas depende da cepa do vírus e da capacidade de resposta imunológica do cão. Geralmente animais contaminados que apresentam sintomas estão em fase de desmama, com baixa aquisição de anticorpos da mãe pelo leite materno e por consequência, baixa imunidade.

Estima-se que apenas 50% dos cachorros com Cinomose apresentam algum tipo de sintoma, tornando a doença uma das mais frequentes.

Fique atento aos sinais

Como é uma enfermidade que afeta vários sistemas do corpo, os sintomas podem ser:

  • Febre
  • Diarreia
  • Vômitos
  • Diminuição ou ausência total de apetite
  • Secreção nasal
  • Tosse
  • Respiração curta e dificultada,
  • Conjuntivite seca
  • Tremores musculares
  • Convulsões.

Os cachorros que não apresentam sintomas e sobrevivem a doença tornam-se resistentes e não propensos a pegá-la novamente.


(+) Veja mais: Por que o pelo do meu PET cai tanto?


Como ocorre a infecção?

A transmissão da doença acontece pelo contato com espirros ou fluídos contaminados com o vírus, como por exemplo urina, fezes, sangue, placenta, entre outros. Aparece com maior frequência em estações mais amenas e frias do ano, como no outono e inverno.

Os cães infectados podem transmitir o vírus por meses, mesmo aqueles que não apresentarem sintomas clínicos. A Cinomose é passada de cão para cão, por isso há maior probabilidade de contágio em ambientes onde há aglomerações de animais.

Maneiras de prevenção

Por ser uma doença contagiosa, a vacinação do filhote no desmame é necessário e altamente recomendada como rotina básica de cuidados. Atualmente, a enfermidade é controlada com a vacina, porém, mesmo em ambientes controlados, há animais que podem se infectar e apresentar os sintomas, já que a vacina não garante 100% de imunidade.

Apesar de não haver a garantia total, a vacinação ainda é o melhor método de prevenção da doença. O ato de não vacinar pode aumentar as chances em 100 vezes de contaminação pelo vírus.


(+) Veja mais: Doenças de pele: meu PET se coça muito


Como diagnosticar a doença?

O diagnóstico da Cinomose é difícil e usualmente realizado por análise dos sintomas clínicos, estudo do histórico do cão e exames laboratoriais complementares, como hemogramas, pesquisas de anticorpos e achados específicos. Todos esses exames são pedidos pelo médico veterinário na consulta.

Se o PET apresentar sintomas e não for levado rápido ao veterinário para possível diagnóstico a doença pode se tornar letal, afetando o sistema nervoso e ocasionando convulsões.

Como tratar a Cinomose?

O protocolo de tratamento da Cinomose depende dos sintomas que o PET apresentar. Existem diversos tratamento com medicamentos antivirais, como a Ribavirina, que tem se mostrado eficazes para a contenção e estabilização da doença. Os medicamentos antivirais impedem a multiplicação do vírus no corpo.

Ainda podem ser utilizadas vitaminas do Complexo B, suplementos para manutenção da imunidade e melhoria da resposta do organismo do animal.

Podem ser administrados antibióticos para prevenção de doenças secundárias respiratória ou digestiva, ativos para promover o apetite e também medicamentos para controle da febre, dor, tremores e convulsões.

Para todos os tratamentos, é fundamental o acompanhamento de um veterinário para analisar os sintomas e prescrever os medicamentos específicos para cada paciente.

Manipulado DrogaVET

Tutor, o uso adequado de medicamentos manipulados resultam em maior comodidade, praticidade e economia. Ainda por cima pode se tornar um momento divertido, na hora de aplicar ou dar o remédio para seu amigo, e assim garantir melhores resultados e eficácia do tratamento.

O Manipulado DrogaVET, presente no mercado há 15 anos participa e promove pesquisas científicas, sempre a favor do amor que temos pelos animais, para garantir sua saúde e bem-estar e a conscientização do cuidado com nossa fauna.

Agora já sabe! Se seu PET precisar de qualquer medicamento, conte conosco! Realizamos entregas em domicílio.

Lista de Perguntas e Respostas

O que é cinomose? É uma doença viral altamente contagiosa que afeta cães, causando sintomas graves e muitas vezes fatais.

Como a cinomose é transmitida entre cães? A transmissão ocorre através do contato com fluidos corporais de cães infectados, como espirros ou fezes.

Quais são os sintomas da cinomose? Os sintomas incluem febre, diarreia, vômitos, falta de apetite, secreções nasais e oculares, e convulsões.

Como posso prevenir a cinomose no meu cão? A principal medida preventiva é a vacinação regular, além de evitar contato com cães doentes.

Qual é o tratamento para a cinomose? O tratamento envolve cuidados de suporte, como hidratação e controle da febre, além de medicamentos para prevenir infecções secundárias.

A cinomose tem cura? Não há cura específica para a cinomose; o tratamento foca em aliviar os sintomas e prevenir complicações, com variados resultados.


(+) FAÇA SEU ORÇAMENTO – RÁPIDO E FÁCIL! Clique aqui


Acesse o canal DrogaVET no Youtube!

VEJA MAIS E SE INSCREVA NO CANAL: DrogaVET – Saúde Animal

 

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Deixe um comentário