Mundo Animal

Suplementos para cavalos: mais saúde e força para equinos

Já ouviu falar em suplementos para cavalos? Eles são animais fortes e imponentes! Geneticamente, a estrutura muscular dos equinos é avantajada, fazendo com que sejam atléticos e inspirem saúde. Entretanto, essa aparência imperativa pode camuflar inícios de problemas e transmitir uma falsa impressão de saúde.

A suplementação para equinos é um diferencial para maior rendimento do cavalo. Aliada a uma boa dieta, pode contribuir para alcançar o máximo potencial do animal e suprir todas as suas exigências nutricionais.


(+) Veja mais: Pulmoeira em equinos: como evitar?


Nesse âmbito, é indispensável entender a importância da suplementação em todos os estágios da vida do animal. Independente da raça, a suplementação é necessária para suprir deficiências nutricionais e também para destacar determinadas características do animal, como o rendimento físico, por exemplo.

Dentro de todo esse contexto, é muito importante identificar os nutrientes que necessitam de suplementação. Por isso, a orientação de um profissional da área, em todos os processos, é essencial para o manejo correto entre o diagnóstico e o tratamento.

Suplementos para cavalos: qual idade iniciar?

O organismo dos animais está mais suscetível a absorver nutrientes e explorá-los da melhor maneira possível durante a fase de crescimento. Ou seja, iniciar uma rotina de suplementação adequada ao animal entre 6 meses e 1 ano de vida, significa que a suplementação poderá ter efeitos importantes no crescimento e na saúde do animal como um todo.

Isso acontece pois até aos 18 meses os equinos atingem até 90% de sua máxima altura, sendo esse o período o mais propenso ao desenvolvimento. Garantindo ao organismo todos os nutrientes necessários para o cavalo em crescimento, nos asseguramos de um bom desenvolvimento muscular e ósseo.

Vale enfatizar que animais de alto desempenho atlético, em sua grande maioria, necessitam de composições suplementares de suas dietas. Devido ao alto nível de exigência nutricional, os cavalos atletas têm uma maior demanda por energia, ganho muscular, condicionamento e vigor físico para bons resultados.

Porém reiteramos a necessidade de, antes de iniciar a suplementação, buscar a orientação de um médico veterinário.

Aumento do rendimento físico = mais saúde

Como sabemos, a atividade física regular e a boa intensidade do treinamento trazem para nós, humanos, mais saúde e longevidade, garantindo o bom funcionamento do organismo. No caso dos nossos companheiros equinos, não é diferente.

Mais benefícios dos suplementos para cavalos

Além de impulsionar o desenvolvimento ósseo e muscular do animal na fase de crescimento e aumentar o rendimento físico, a suplementação para cavalos também traz os seguintes benefícios:

  • Melhora do sistema imunológico – o animal torna-se mais resistente frente à doenças;
  • Melhora do sistema reprodutivo – maior disposição para acasalar, melhores índices de fertilidade e maiores chances efetivas de reprodução;
  • Aumento do apetite e melhor absorção e aproveitamento dos nutrientes;
  • Maior energia e disposição.

Entre outros benefícios que atuam em todas as áreas do organismo do animal, melhorando o brilho dos pelos, a postura atenta e a qualidade de vida.

Suplementação é essencial para bons resultados:

A diferença de um campeonato pode estar em um pequeno detalhe. Portanto se atentar as particularidades de cada cavalo é essencial para os bons resultados. Por muitas vezes a falta de musculatura, energia ou imunidade, acarretam penalidades severas ao desempenho. Pensando em medicina esportiva equina a suplementação é essencial, logicamente aliada a uma excelente dieta, condicionamento físico, ambiente bem estruturado e qualidade de vida do atleta.


(+) Veja mais: Água para equinos: quanto por dia?


Suplementos para cavalos são formas de complementar a dieta do equino. Ou seja, é um apoio ao que o equino está ingerindo de alimento. Uma dieta balanceada, acompanhamento frequente do veterinário para identificação de doenças e problemas articulares, rotina de atividade física diária, entre outras ações direcionadas a manutenção da saúde do animal, são essenciais para que a suplementação faça o efeito esperado e traga os benefícios almejados.

Por isso, mais uma vez: o acompanhamento de um médico veterinário para identificar quais nutrientes estão em deficiência no organismo do animal, bem como para indicar o suplemento correto para o objetivo proposto, é essencial. Não inicie nenhum tipo de tratamento suplementar ao seu equino sem a prescrição de um médico veterinário.

Manipulado DrogaVET

A DrogaVET, farmácia de manipulação veterinária pioneira no segmento e líder de mercado, está presente há mais de 16 anos na vida dos animais, atuando em prol da saúde de nossos PET’s. Com o Manipulado DrogaVET, você garante a precisão na formulação e o carinho em toda a manipulação, sendo o produto final um medicamento feito especialmente para a saúde do seu melhor amigo.

Em formas farmacêuticas diferenciadas, como biscoito e pastas orais, e sabores que se adequam ao paladar dos animais, o tratamento se torna divertido, prático e extremamente eficaz. São mais de 40 formas farmacêuticas e uma variedade de sabores para você escolher e garantir a saúde do seu PET! Adicione mais #AmorAnimal na sua vida!


(+) Veja mais: Equinos: saiba como cuidar


Manipulamos também toda a suplementação necessário para o seu equino. Com a prescrição em mãos, venha até a DrogaVET mais próxima e conte conosco. Juntos, atuaremos em prol da saúde do seu companheiro!

Obs: matéria é destinada a animais de companhia e/ou de esporte.

 


(+) FAÇA SEU ORÇAMENTO – RÁPIDO E FÁCIL! 

Clique aqui


Acesse o canal DrogaVET no Youtube!

VEJA MAIS E SE INSCREVA NO CANAL: DrogaVET – Saúde Animal

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

One thought on “Suplementos para cavalos: mais saúde e força para equinos

Deixe uma resposta