Artigos

Cavalo: saiba como cuidar

O ambiente deve ser adequado aos cavalos, além de ter cuidado com a alimentação

Texto Stéfanie Rigamonti | Adaptação Luana Zanolini | Foto FreeImages.com/ Spela Andolsek

 

Amigos, sensíveis, leais, companheiros de atividades físicas, muito animados, instrumentos de recuperação psíquica e motora, os cavalos possuem inúmeras qualidades e podem ser ótimos animais de estimação.

Por serem sensíveis ao comportamento humano e às expressões corporais, se tratados com carinho, eles interagem de forma prazerosa com os seus donos. De acordo com Roberta Ariboni Brandi, zootecnista e professora doutora do Departamento de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da FZEA/USP, “os cavalos, com seus atos bem interpretados por nós, podem nos ajudar a evoluir no convívio com as pessoas”.

Saiba agora como cuidar de um cavalo.

Local ideal

O local ideal para eles deve conter pastagens por onde possam andar livremente e, por serem gregários, é importante a convivência com outros animais, de preferência outros equinos.  Além disso, é melhor que vivam em fazendas ou sítios.

Alimentação dos cavalos

Eles são herbívoros, então devem ter acesso a uma variedade de forrageiras, como é chamada a alimentação predominante deles, além de água limpa e fresca. A ração é necessária somente quando indicada pelo veterinário. É indispensável oferecer sal mineral para os cavalos, que também gostam muito de doces. Roberta Brandi ressalta a importância do cuidado com a dieta desses mascotes: “É aconselhado ter muita atenção com o cardápio a ser oferecido para o cavalo, por suas particularidades digestivas. Como o animal não regurgita, o erro na alimentação pode ser fatal”, alerta.

Fonte: Revista Meu Pet | Ed.39

Veja outros artigos nas mesmas categorias: