Artigos

Problemas hormonais em cavalos: quais os principais fatores e como tratar?

Os hormônios são produzidos pelas glândulas endócrinas e são responsáveis pelo bom funcionamento do organismo. São muito importantes para a saúde dos animais, já que hormônios desregulados podem trazer disfunções físicas e também mentais. E dependendo da proporção, podem provocar doenças mais graves, como por exemplo a diabetes.

Um organismo saudável está diretamente ligado a uma produção de hormônios equilibrada.

Quer saber ainda mais sobre problemas hormonais em cavalos? Continue a leitura!

Como surgem os problemas hormonais em equinos?

Os hormônios são de extrema importância para o bom funcionamento do organismo dos animais. São substâncias que controlam o metabolismo, o desenvolvimento, o crescimento e a reprodução, além de influenciarem a adaptação dos animais ao meio ambiente.


(+) Veja mais: Suplementos para cavalos: mais saúde e força para equinos


As glândulas endócrinas encontram-se em diferentes partes do corpo, as principais são: hipotálamo, hipófise, tireoide, pituitária, pâncreas, adrenais, ovários e testículos. Essas glândulas podem desenvolver complicações quanto ao funcionamento e produzir hormônios em excesso ou em quantidade insuficiente.

Os distúrbios hormonais que frequentemente são encontrados em equinos, são aqueles que envolvem o pâncreas, pituitária e a tireoide.

 

Principais doenças hormonais

  •  Síndrome Metabólica Equina: A E.M.S, também conhecida como Síndrome de Cushing periférica, é uma doença considerada recente e que não apresenta risco de vida ao animal. Porém, a síndrome possui predisposição a outras doenças. E está relacionada a resistência à insulina, obesidade e laminite. Os principais sinais da síndrome são acúmulo de gordura localizada, facilidade em ganhar peso. Para o diagnóstico da doença não existe teste específico, é necessário avaliar o histórico do animal e realizar teste combinado de glicose e insulina. 

(+) Veja mais: Pulmoeira em equinos: como evitar?


  • Hipotireoidismo: é a condição na qual a glândula tireoide não produz em quantidade suficiente o hormônio da tireoide. Os sinais clínicos que caracterizam a doença são: letargia, ganho de peso, intolerância ao frio, gordura localizada no pescoço, infertilidade, anidrose, episódios de rabdomiólise, intolerância ao exercício e anormalidade da pelagem. Para o diagnóstico laboratorial é importante realizar os testes sugeridos como T4 total, T4 livre por diálise e T3 total. Existe um grande debate em torno da ocorrência de hipotireoidismo em equinos, pois muitos dos sinais são semelhantes aos da Síndrome Metabólica Equina, por isso a importância também em avaliar o animal para E.M.S.

 

  • Hipertireoidismo: é a condição na qual a glândula tireoide produz em excesso o hormônio da tireoide. Apesar de comprovada a existência, o hipertireoidismo é considerado raro nos equinos.

 

Tratamento

Para doenças hormonais, a chave é a prevenção. É importante realizar exercícios compatíveis com o tamanho e a condição física do animal. O foco do tratamento deve ser na redução de adipócitos (células de gordura), evitar o amido e utilizar dietas de baixo índice glicêmico.


(+) Veja mais: Água para equinos: quanto por dia?


O tratamento medicamentoso pode ser feito com hormônios sintéticos, como a Levotiroxina sódica  (T4) e liotironina sódica (T3), e outros medicamentos  como a metformina que agem aumentando a sensibilidade a insulina contribuindo  para a perda de peso nestes casos . É muito importante seguir as recomendações de dosagem prescritas pelo médico veterinário.

 

Manipulado DrogaVET

Tutor, os medicamentos manipulados trazem mais praticidade, comodidade e economia, além de garantir um tratamento descomplicado, divertido e eficaz para o animal. O Manipulado DrogaVET® está presente há mais de 14 anos no mercado, promovendo pesquisas científicas e atuando em prol da saúde animal e a conscientização do cuidado com nossa fauna

Se o seu PET estiver precisando de algum medicamento, conte com a gente! Entregamos diretamente em sua casa.


(+) FAÇA SEU ORÇAMENTO – RÁPIDO E FÁCIL! Clique aqui


 

Acesse o canal DrogaVET no Youtube!

VEJA MAIS E SE INSCREVA NO CANAL: DrogaVET – Saúde Animal

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Leave a Reply