Cuidar de animais requer muita responsabilidade, dedicação, amor, paciência e compreensão para entender desde as necessidades mais simples quanto as de saúde, que desafiam muito os tutores, como foi o caso de Pancho.
Este dócil cachorro tem uma história única de superação, que marca toda a trajetória da DrogaVET, e foi extremamente importante para a construção da primeira farmácia de manipulação do Brasil voltada ao bem-estar dos bichinhos.
Quem é o Pancho?
Pancho era um cachorrinho da raça cocker spaniel, alegre e com muita disposição para brincar com sua tutora e também farmacêutica Sandra Schuster. Ele trouxe muito amor ao lar, assim como precisava de alguns cuidados especiais.
O cãozinho foi o primeiro cliente da DrogaVET a experimentar os medicamentos manipulados, aprovando-os através do desejo de querer comer os biscoitinhos todos os dias e seguindo Sandra frequentemente pela casa em busca de ser “premiado” com um petisco delicioso.
Qual sua história com a DrogaVET?
Medicar o cachorrinho não era uma tarefa simples para os tutores e, ao Pancho, era um momento cansativo e estressante. Ao observar este problema, Sandra, a sócia-fundadora da DrogaVET, desenvolveu manipulados com flavorizantes de carne.
Alterar o sabor amargo de um medicamento por outro mais agradável fez o cãozinho ficar mais confiante na hora de ser cuidado, e esperava ansiosamente frente à geladeira para comer o manipulado. Isto foi possível pela produção com gostos especiais e exclusivos, pois com esse sabor o divertido cocker demonstrou interesse em ingerir sem fugir.
Qual foi a importância do Pancho para a DrogaVET?
Pancho influenciou muitos trabalhos conduzidos pela DrogaVET ao longo destes vinte anos de aprendizado, além de pesquisas e análises do que os bichinhos precisavam para oferecer sempre o melhor cuidado.
O mascote teve uma importância fundamental para o desenvolvimento da primeira farmácia de manipulação veterinária brasileira e é devido a ele que muitos gatinhos, cachorrinhos, silvestres e cavalos recebem um excelente tratamento.
É possível que, se não fosse por Pancho, os projetos da DrogaVET nunca teriam acontecido e os cuidados seriam cansativos aos tutores e estressantes ao animalzinho. Atualmente, você proporciona uma rotina mais agradável, saborosa e menos traumática, permitindo que o seu amiguinho se recupere em pouco tempo.
Como foi os primeiros passos da DrogaVET?
Cuidar de Pancho mostrou aos fundadores Sandra e Flávio Pigatto Monteiro, que o ramo veterinário carecia de uma farmácia voltada exclusivamente aos manipulados, assim, o projeto DrogaVET ganhou vida em 1 de junho de 2004.
A partir da abertura do primeiro ponto em Curitiba, os fundadores estudaram as urgências dos veterinários e clientes para desenvolver manipulados de qualidade que auxiliassem a tratar doenças e proporcionar o desaparecimento de ansiedade e nervosismo.
Hoje em dia, a DrogaVET atua com uma equipe especializada em manipulação, com fornecedores de alta qualidade, uso de tecnologia de ponta, fortalecimento da equipe administrativa e melhoramento dos produtos fabricados que passam pela análise criteriosa de profissionais experientes em veterinária.
O que é o Pancho’s Day e qual o seu objetivo?
O Pancho’s Day é um dia para celebrarmos os primeiros cuidados inovadores com cachorros, gatos, cavalos e animais silvestres domesticados, ao proporcionar uma atenção mais calorosa, amigável e minimamente estressante. Seu objetivo é mostrar que existem maneiras simples de medicá-lo sem haver a necessidade de forçá-lo a consumir um produto amargo.
A intenção da DrogaVET é garantir o bem-estar dos animais e mostrar aos veterinários que os manipulados são opções muito mais viáveis, seguras e menos traumáticas, principalmente quando se trata de doenças agressivas que estressam o animal.
Além disso, cães, gatos e equinos demonstram muitos sentimentos, como alegria, irritação e nervosismo, além de terem uma personalidade única que merece atenção. Vamos entender isto abaixo:
Por que a aplicação de medicamentos não-manipulados causa estresse nos animais?
A primeira e principal característica que deve-se avaliar é o amargor do medicamento e o formato pouco agradável de ser ingerido, que inclui também o momento de realizar a aplicação do produto que apenas gera muito nervosismo.
Se você se preocupa com o sabor da ração e dos petiscos que o seu cãozinho ou gatinho deve comer, por que não ter atenção quanto ao sabor dos medicamentos? Os cuidados devem ser especiais neste momento frágil e nada melhor do que incluir na rotina os deliciosos manipulados feitos pela DrogaVET, que verdadeiramente se preocupa em garantir o bem-estar do seu amigo.
É importante você observar ao longo dos dias como o seu cachorro ou gato age, afinal, cada animal se comporta de uma forma única e, por isto, explicamos a você formas de entender se o cão e gato estão estressados:
Como saber se meu cachorro está estressado?
Os principais indícios que o seu cachorrinho não está tendo uma rotina divertida e emocionante é demonstrada com latidos em excesso que, em grande maioria, são vistos apenas como forma de chamar a sua atenção. Esta é uma forma que eles encontram para mostrar que estão aborrecidos, entediados ou prontos para gastar o acúmulo de energia. Verifique estes seguintes comportamentos:
- Lamber as patas frequentemente;
- Pouco ou nenhum apetite;
- Queda dos pelos;
- Hiperventilação;
- Babar em excesso;
- Rosnar;
- Problemas na pele;
- Andar de um lado para outro.
Para controlar estes sintomas, dê a ele uma atenção personalizada, converse, faça brincadeiras, ofereça petiscos, dê carinho e defina horários para fazerem atividades diferentes que demandem movimentação frequente.
Quais os sintomas de estresse nos gatos?
Os gatinhos são extremamente sensíveis a qualquer alteração na rotina, mesmo que seja apenas a troca do cantinho de alimentação ou modificação do bebedouro por um modelo novo. Portanto, tenha atenção quando o seu gato:
- Urinar fora da caixinha de areia;
- Miar muito alto e frequentemente;
- Arranhar e morder com agressividade;
- Ficar apático;
- Se coçar muito;
- Ter pouco apetite;
- Apresentar problemas na região intestinal;
- Se isolar.
A partir do momento que você perceber uma destas atribuições em seu amiguinho, verifique a rotina dele e procure organizá-la para deixá-lo mais ativo e feliz. Analise se você mudou objetos de lugar, trocou a cama por uma que ele não gostou ou se a ração não é a mesma de antes.
Dicas para proporcionar uma rotina mais agradável aos seus amiguinhos e comemorar o Pancho’s Day
Para os seus animaizinhos ficarem alegres, faça brincadeiras, garanta uma alimentação balanceada com o que eles precisam, evite trocar as rações, mantenha os comedouros higienizados e o ambiente de necessidades sempre limpo para prevenir problemas de saúde.
Pensando nisso, a DrogaVET preparou dicas para a rotina do seu cachorrinho e gatinho ser saudável e confortável mesmo enfrentando problemas de saúde, pois com os nossos manipulados eles se recuperam em poucos dias. Veja abaixo:
Leve-os para passear
Passear no parque ou em praias, no período de férias, é uma excelente opção para divertir os cachorros e gatos. Mantenha-os bem presos nas coleiras e aprecie a companhia deles ao longo de uma caminhada ou uma pequena corrida para gastar energia.
Faça exercícios
Tanto os gatos quanto os cães requerem estímulos frequentes para fortalecer o corpo e a mente. Tenha brinquedos lúdicos para os dois correrem atrás, pegar ou caçar. Defina horários que mais se adequam à sua rotina e garanta um momento com muitos exercícios.
Limpe muito bem o ambiente
Assim como as pessoas não gostam de ficar em locais sujos, os seus amigos também não ficam felizes. Com base nisso, limpe o local que eles frequentam com produtos de odores fracos como forma de prevenir alergias, principalmente para os gatos que tem um focinho muito sensível. Separe estes itens para a higienização:
- Detergente ou sabão neutro;
- Neutralizador de odores;
- Pano limpo;
- Água em balde;
- Rodo.
Aplique o detergente ou o sabão neutro no balde e misture até formar uma leve espuma, e molhe o pano para colocar no rodo. Passe por todo o ambiente, mesmo nos espaços com pouca frequência de movimentação para remover poeira e prevenir a proliferação de microrganismos.
Higienize os pertences do animal
Todos os pertences precisam ser higienizados frequentemente, pois se você esquece ou apenas passa um pano seco, possíveis bactérias ou fungos permanecem presos nos recipientes e podem causar muitos problemas à saúde.
Note que não são apenas os potes de ração e a água que precisam de uma limpeza. As caminhas, cobertores, caixa de areia, os brinquedos e a caixinha de transporte requerem higienização constante e com produtos adequados.
Não deixe cães e gatos saírem
As saidinhas de cachorros e gatos não são adequadas, tampouco seguras. Ambos podem sofrer maus-tratos, serem envenenados ou contrair doenças graves, como a DrogaVET já te contou. A única forma eficiente de prevenir estes problemas, é os mantendo seguros em casa com tudo o que precisam para ficarem felizes.
A rua é o pior local para qualquer animal ficar e o mais indicado é você telar as janelas e portas, colocar grades nos portões para impedir que ocorram fugas durante o dia ou quando chegar o período do cio, que também pode ser resolvido com uma castração segura.
Fique atento quanto qualquer alteração no humor
Cachorros são os que mais demonstram estar com algum problema, pois não comem na quantidade certa e ficam sozinhos, ao contrário dos gatos que não evidenciam facilmente qualquer incômodo. Porém, é possível descobrir anormalidades ao levá-los frequentemente ao veterinário e, assim, diagnosticar um resfriado ou gripe, e descobrir quais as formas de tratar.
Saiba que o estresse faz o sistema imunológico dos bichinhos diminuir e abre portas para bactérias, vírus e fungos oportunistas adentrarem no organismo dele. Quanto antes você conversar com o profissional, maiores as chances de impedir o aparecimento de gripe felina, dermatite atópica ou traqueobronquite canina.
Ofereça uma alimentação adequada
Selecione excelentes rações e patês que não possuam corantes e outros aditivos perigosos à saúde. Prefira os que são naturais, pois fornecem muita energia aos seus amigos para brincar e correr por toda a sua casa durante o dia inteiro.
Medique-os com manipulados
Já pensou em medicá-lo com manipulados exclusivamente às necessidades dele? A DrogaVET é perita na fabricação e te oferece uma diversidade de opções para escolher, como amendoim, atum, avelã e até mesmo bacon.
Não é necessário aplicar medicamentos ruins e pouco atrativos quando você tem a oportunidade de cuidar do seu cãozinho ou gatinho como merecem. Ao invés de fugirem de você com medo e desencadearem sintomas de ansiedade, crie um momento mais agradável, seguro e acolhedor repleto de muito amor e carinho.
Qual a lição que o Pancho’s Day nos deixa?
O Pancho era um cachorrinho muito simpático, mas que não ficava feliz na hora dos cuidados. Isto significava que o sabor dos medicamentos convencionais era ruim, que ele não gostava e consequentemente se sentia triste. Quando pensamos nos sentimentos dos animais, entendemos que eles merecem o melhor cuidado possível dos tutores.
Nesta data tão importante, fica o valioso aprendizado que você e muitas pessoas têm a oportunidade de proporcionar uma atenção melhor ao seu amigo, evitando o uso de medicamentos desagradáveis e com aspectos que não chamam atenção.
A DrogaVET teve o seu início com o fiel mascote Pancho, que antes fugia e se escondia de medo. Mas, devido à originalidade de Sandra e Flávio, foi possível inovar no segmento veterinário ao desenvolver manipulados com formatos exclusivos e gostos variados, desenvolvidos com muito carinho para atender o seu amigo e milhões de outros animaizinhos.