Artigos

Otite externa: dicas e cuidados com a limpeza correta

A otite externa é uma infecção que ocorre na parte mais exposta do conduto auditivo e sua principal causa está relacionada ao acúmulo de água no canal auricular, uma vez que o ambiente úmido promove as condições ideais para o crescimento de bactérias e fungos. Outros fatores menos comuns, como alterações anatômicas ou produção em excesso de secreção podem também provocar otites.

Caso a doença já esteja instalada e não for tratada rapidamente, pode gerar incômodos ao animal e sérias complicações, podendo levar até mesmo a surdez.

Quer saber mais como acontece a otite? Continue a leitura e confira algumas dicas sobre a importância da limpeza correta das orelhas do seu PET para ajudar a prevenir!

Como acontece a Otite

A otite é uma inflamação que acontece no interior do conduto auditivo, podendo ser causada por bactérias, fungos e vírus.

Outro fator que pode desencadear este processo, é a lesão provocada pela limpeza incorreta, podendo danificar a camada de pele que reveste todo o canal auditivo e que é responsável pela proteção da região.


(+) Veja mais: Hiperadrenocorticismo em PETs: como prevenir e tratar


Dependendo da área afetada é classificada como:

  • Otite externa: é quando a lesão ocorre na região externa, onde está localizado o tímpano. Geralmente é a forma mais branda da inflamação e as principais causas estão relacionadas a limpeza incorreta e o acúmulo de água, o que acaba deixando o ambiente favorável para o crescimento de bactérias e fungos.
  • Otite média: é quando a lesão ocorre na região localizada depois do tímpano. É uma infecção mais dolorosa e requer tratamento cuidadoso. Nesse caso, pode ser supurativa, quando são liberadas secreções, ou congestiva, quando os líquidos ficam acumulados.
  • Otite interna: a região interna é o local onde estão as principais estruturas responsáveis pela audição e pelo equilíbrio do corpo. Infecções nesta região são os tipos mais graves de otite.

Como prevenir

É muito importante entender como esta doença ocorre e também aprender a prevenir, pois geralmente a otite inicia de forma simples, mas se não tratada a tempo o quadro pode complicar, tornando o tratamento mais difícil e dolorido para seu PET.

A limpeza do conduto auditivo deve ser feita apenas na parte mais externa, para retirar somente o excesso de secreção e umidade. Se você tutor, costuma levar seu animalzinho para tomar banho em Pets Shops, fique atento aos cuidados que costumam ter com a limpeza das orelhas. O uso de protetores nas orelhas durante o banho é interessante, principalmente se o seu PET costuma ficar agitado, os protetores impedem a entrada de água durante o enxague, ou até mesmo durante a secagem podem evitar a entrada de pequenos objetos ou pelos que podem provocar irritação no local.


(+) Veja mais: Doenças de Outono: como proteger os PETs?


Alguns Pet Shops costumam remover os pelos internos das orelhas, muitas vezes a pedido dos tutores, mas é importante saber que estes pelos tem a função de proteger as orelhas, assim como pequenas quantidades de secreção (sem alterações de odores ou cor). Ou seja, o ato de remover estes pelos, pode provocar pequenos traumas locais e pode até desencadear o processo inflamatório da otite.

 Sinais da otite externa e tratamento

Fique atento a alguns sinais que podem indicar uma otite já instalada:

  • Secreção em grande quantidade e/ou coloração escura com mau cheiro
  • Coceira nas orelhas
  • Agitação da cabeça de forma frequente
  • Inchaço e vermelhidão na parte externa das orelhas
  • Dor ao tocar a região auricular

Caso seu PET apresente algum destes sinais, é muito importante que o veterinário realize uma avaliação o mais breve possível. Dessa forma, ele poderá realizar os exames necessários e indicar o tratamento mais adequado.


(+) Veja mais: Doenças neurológicas: aprenda a entender os sinais


Se o seu animalzinho já estiver com a otite instalada, o veterinário deverá realizar alguns exames específicos para então prescrever o medicamento mais adequado. E indicar também, antes do início do tratamento com a medicação, o uso de produtos para a higiene mais apropriados para realizar a limpeza no interior das orelhas.

Para veterinários

A DrogaVET promoveu um estudo científico que apontou uma melhora significativa nos resultados dos tratamentos locais, quando realizada uma higiene prévia a aplicação dos medicamentos. Estes produtos aplicados anteriormente ao tratamento tópico, foram manipulados em forma de solução otológica e com diferentes associações de antissépticos e queratolíticos.

Os produtos de higiene apresentam um efeito secante e, quando usados de forma correta, diminuem a população das bactérias, resultando em uma melhor eficácia no tratamento para a otite, além de diminuírem o prurido local e os odores ruins. Para a leitura deste estudo na íntegra, clique aqui.

Manipulado DrogaVET

Tutor, os medicamentos manipulados trazem mais praticidade, comodidade e economia, além de garantir um tratamento descomplicado, divertido e eficaz para o animal. O Manipulado DrogaVET® está presente há 15 anos no mercado, promovendo pesquisas científicas e atuando em prol da saúde animal e a conscientização do cuidado com nossa fauna.

Se o seu PET estiver precisando de algum medicamento, conte com a gente! Entregamos diretamente em sua casa.


(+) FAÇA SEU ORÇAMENTO – RÁPIDO E FÁCIL! Clique aqui


Acesse o canal DrogaVET no Youtube!

VEJA MAIS E SE INSCREVA NO CANAL: DrogaVET – Saúde Animal

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Leave a Reply