Tutor, você sabe o que é a giárdia canina? A doença traz desconforto e problemas intestinais ao seu pet, e se não for tratada, pode trazer resultados ainda mais negativos. A maior incidência de casos é no verão, uma vez que o clima é propício para a proliferação do protozoário e, com as viagens para o litoral e interior, os cães ficam expostos a situações favoráveis à contaminação.
A doença possui tratamento e cura, e na maioria dos casos não traz problemas maiores ao seu cachorro. Porém, é necessário ter cuidado para evitar sofrimento desnecessário ao seu cãozinho e também estar atento ao contagio, uma vez que outros cachorros – e até mesmo humanos – podem pegar a doença.
Mas afinal, o que é a giárdia canina?
A giárdia canina – giardíase – é uma doença que afeta o trato intestinal e traz muito incômodo ao seu cão, uma vez que causa dores de estômago e muita diarreia e vômito – podendo até mesmo sair sangue – o que, por consequência, desenvolve quadros de desidratação e relacionados.
A doença, classificada como zoonose, é causada pelo protozoário Giardia lamblia, uma vez que o cão entra em contato com o mesmo. Isso acontece quando o animal é exposto a áreas com pouca higienização ou então às fezes e vômitos de outros organismos infectados. Ainda, a ingestão de água e alimentos contaminados também são meios de contrair a giardíase.
A doença é diagnosticada por meio do exame de fezes, no qual é analisado se há a presença ou não do protozoário. Sendo assim, reiteramos a necessidade de procurar um médico veterinário para um diagnóstico mais assertivo.
Como evitar?
A prevenção da giardíase é baseada na higienização dos locais e no cuidado com o que o pet ingere. Logicamente, nos centros urbanos, é mais fácil ficar longe dessa doença. Porém, com as viagens ao litoral e ao interior, é mais complicado. De qualquer modo, veja as precauções:
- Ao passear, não deixe o pet ingerir nada e nem se aproximar de fezes;
- Certifique-se de que a água está filtrada ou fervida;
- Cuidado com o contato com outros cães de rua;
- Higienização do local no qual o pet se encontra;
- Lave suas mãos e não entre em casa com sapatos sujos;
- Dose de vermífugo sempre em dia.
E, logicamente, a vacinação é imprescindível e muito indicada. A dose é dividida em duas doses entre quinze dias para animais que recebem pela primeira vez a vacina, e em dose única anual para os já vacinados. Porém, é importante ter em mente que a vacina não evita 100% a contaminação, embora reduza as chances drasticamente.
Tratamento da giárdia canina
O tratamento é realizado com base em antibióticos e medicamentos, e possui altas chances de sucesso em poucos dias. Entretanto, os medicamentos devem ser específicos para esse protozoário, e é aí que o médico veterinário deve ser consultado. O processo de vermifugação também serve como tratamento, embora exija mais cuidado, uma vez que elimina também agentes protetores do intestino do animal.
A DrogaVET possui todos os medicamentos mais eficazes contra a giárdia canina, e você pode nos pedir a manipulação na forma farmacêutica e sabor que seu pet mais gosta, fazendo com que o tratamento seja mais fácil. Peça para o seu médico veterinário receitar a manipulação na DrogaVET!
One thought on “Giárdia Canina: o que é, como evitar e como tratar”