Fim do ano chegando…. Época marcada, muitas vezes, por recesso ou férias coletivas. Algumas pessoas já têm viagens programadas e aproveitam para passar o réveillon em família. Nem sempre é possível, mas em alguns casos o tutor consegue levar os animais junto para curtir a viagem. Para isso, são necessários alguns cuidados para quem vai viajar com o pet.
Continue a leitura e confira algumas dicas e cuidados indispensável na hora de seguir viagem com os animaizinhos!
Dicas para quem viajar com o pet
Se você tem a possibilidade de viajar com o seu pet, é importante ficar atento e tomar certos cuidados com a saúde do animal. Alguns pontos importantes antes de colocar o pé na estrada:
• Documentação:
“A carteira de vacinação é como um documento e deve sempre estar com o responsável pelo PET, pois em caso de qualquer enfermidade, o veterinário da cidade onde estiverem, poderá ter acesso ao histórico do animal”, explica a médica veterinária da DrogaVET de Bauru, Ana Carla Bruscki. É possível solicitar através do órgão competente (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) o passaporte de cães e gatos, exigido apenas para viagens internacionais , porém é um documento que contém diversas informações do pet inclusive os dados da carteira de vacinação, e para solicitar é necessário ter em mãos o requerimento preenchido disponível no site do MAPA.
(+) Veja mais: Pets e fogos de artifício: saiba como evitar o sofrimento no fim do ano
• Kit Higiênico:
Deve conter: saquinho plástico, lenço umedecido, tapetinho higiênico, além da necessarie básica do pet, com: escova de dentes, shampoo, condicionador, pente e todos os acessórios pessoais do bichinho.
• Recipiente com água:
“Estar sempre à mão nos passeios com o pet, lembrando de fazer sempre a troca por água fresca e limpa”, orienta Ana Carla.
• Anti-pulgas e carrapatos:
“É recomendável a aplicação de remédios (antes) ou logo no início da viagem, para evitar que os animais peguem pulgas e carrapatos”, recomenda a especialista. Entre as opções disponíveis via manipulação veterinária estão: via oral ou tópica na forma de spray ou pour on.
(+) Veja mais: A importância da atividade física para PET’s
• Identificação:
Além dos cuidados acima listados, os proprietários de pets devem atentar-se para a inserção dos dados do bichinho em sua coleira. Além do nome, informar também o telefone, e-mail e endereço do pet. Esses dados ajudarão no reencontro entre tutores e pets em caso de emergência. Para o passaporte é necessário que o animal tenha microchip, e a colocação deste é muito segura, cada animal recebe um microchip individual e não é possível perder como a coleira , já que é implantado debaixo da pele do animal.
• Viagens longas de carro?
Cuide para que seja um passeio tranquilo. Alguns pets ficam muito agitados durante passeios de carro e viagens longas, para estes casos é recomendado conversar com o veterinário para indicar a melhor medicação se necessário, para deixá-lo mais tranquilo. Faça pequenos intervalos durante o percurso para que seu pet possa fazer suas necessidades e esticar as pernas. Ofereça água fresca e, se precisar alimentá-lo, ofereça pequenas porções. Mas o mais importante: acomode-o em caixa de transporte adequada ou utilize peitoral com cinto de segurança, caso a viagem seja mais rápida. Para o transporte de gatos, que costumam se assustar com mais facilidade, o indicado é transportar apenas em caixas adequadas. Os peixes devem ser deslocados apenas em sacos plásticos e os passarinhos devem ser transportados em gaiolas.
• Requisitos importantes para viagem de carro, área e terrestre:
Os proprietários também devem atentar-se aos requisitos impostos pelo Código de Transito Brasileiro e pelas companhias aéreas e terrestres para o embarque com PETs. Nos sites listados abaixo é possível acessar as regras gerais da legislação vigente, bem como as orientações e documentos necessários exigidos em algumas companhias:
Viagem de carro: Site do Detran
Aéreo:
– LATAM: informações site Latam
– GOL: informações site Gol
– AZUL: informações site Azul
Rodoviário:
– ITAPEMIRIM: informações site Itapemirim
– AUTO VIAÇÃO 1001: informações site Auto Viação 1001
– EXPRESSO BRASILEIRO: informações site Expresso Brasileiro
Atento as regras e com o roteiro em mãos, a diversão estará garantida na viagem entre tutores e pets. Os cuidados começam bem antes da programação da viagem. O mais importante é viajar de maneira segura, sempre preservando a saúde animal em primeiro lugar.
Manipulado DrogaVET
Tutor, os medicamentos manipulados trazem mais praticidade, comodidade e economia, além de garantir um tratamento descomplicado, divertido e eficaz para o animal. O Manipulado DrogaVET® está presente há mais de 14 anos no mercado, promovendo pesquisas científicas e atuando em prol da saúde animal e a conscientização do cuidado com nossa fauna
Se o seu PET estiver precisando de algum medicamento, conte com a gente! Entregamos diretamente em sua casa.
(+) FAÇA SEU ORÇAMENTO – RÁPIDO E FÁCIL! Clique aqui
Acesse o canal DrogaVET no Youtube!
VEJA MAIS E SE INSCREVA NO CANAL: DrogaVET – Saúde Animal