Mundo Animal

Pets e fogos de artifício: saiba como evitar o sofrimento no fim do ano

Onde há barulho de fogos de artifício, há pânico para os animais de estimação. Isso porque o som que ouvimos do estampido é sentido cerca de quatro vezes mais alto para os cães e cinco vezes para os gatos. Com uma audição extremamente sensível, os pets acabam se encontrando em uma situação de muito estresse.

Fogos de artifício: o que podem causar?

Dentre os problemas gerados estão: agitação, medo, posturas agressivas, traumas, tentativas de fugas, laceração dos tímpanos, ataque cardíaco, desmaios, automutilações, convulsões e, até mesmo, a morte em animais mais sensíveis ou com comorbidades.

Seja em qualquer época do ano, nas Festas Juninas, campeonatos de futebol, e principalmente entre o Natal e o Réveillon, vem sempre uma preocupação para os tutores: como reduzir os impactos dos ruídos sentidos pelos cães e gatos?

O que fazer quando o pet mostrar sinais de medo?

Acalmar o animalzinho é um dos primeiros impulsos que os tutores devem realizar. A primeira dica é colocá-lo em um ambiente seguro, com janelas fechadas, fresco e com som da televisão ou do rádio – a DrogaVET tem uma playlist no Spotify exclusiva para o seu pet (clique aqui para ouvir). Evite que neste ambiente tenha móveis ou objetos com os quais ele possa se ferir e, é claro, jamais deixe-o preso à coleira e guia ou corrente.

O ideal é que o tutor esteja por perto para distraí-lo e que demonstre tranquilidade. Oferecer petiscos e brinquedos vai tornar aquele momento mais agradável.

Medicamentos para prevenção do medo contra fogos de artifício

Existem inúmeros medicamentos que vão fazer toda a diferença durante a queima de fogos como florais, fitoterápicos até os de uso controlado.

Florais de Bach: são produzidos a partir de um mix de flores, arbustos e árvores silvestres. As essências tratam das desordens da personalidade do animal, ou seja, o medicamento é indicado para bichinhos que já apresentam traumas com altos ruídos, ansiedade e outras fobias. É importante que o início da aplicação do medicamento seja de no mínimo 15 dias antes da exposição aos barulhos.

Melatonina: indicada para tratamento de fobias, ansiedade de separação e distúrbios do sono. Deve ser usada quando o tutor não possui tempo hábil para iniciar a aplicação com soluções fitoterápicas ou florais, visto que a substância age de maneira mais rápida no organismo do pet. A melatonina pode ser dada até 30 minutos antes de dormir.

Valeriana, Kawa-kawa, passiflora ou L-triptofano: são outras opções naturais com ações calmantes e antiestresse. Podem ser manipuladas em formas farmacêuticas flavorizadas, que auxiliam a administração, como em forma de biscoito no sabor bacon ou calda sabor caramelo, por exemplo.

Ansiolíticos e antidepressivos: são receitados em casos mais graves e em pacientes que possuem um histórico mais crítico. Esses fármacos psicotrópicos só podem ser utilizados por cães e gatos com prescrição do médico veterinário, que irá calcular a dose certa e a posologia para cada animal.

Manipulado DrogaVET

Para todas as situações, orientamos que consulte um veterinário para prescrever qual é o tratamento ideal para o seu cãozinho ou gatinho. A DrogaVET pode manipular na forma farmacêutica e no sabor de preferência dele, ajudando a passar as festividades de forma tranquila e sem riscos.


(+) FAÇA SEU ORÇAMENTO – RÁPIDO E FÁCIL! Clique aqui


 

Acesse o canal DrogaVET no Youtube!

VEJA MAIS E SE INSCREVA NO CANAL: DrogaVET – Saúde Animal

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Deixe um comentário