Mundo Animal

Câncer e doenças de próstata em pets: curiosidades e cuidados

drogavet-novembro-azul

Você sabia que cães e gatos também podem desenvolver câncer de próstata? Sim, é verdade. A boa notícia é que ele não é muito comum nos cães e ainda mais raro em gatos. No entanto, o médico veterinário oncologista, Thiago Sillas, alerta que é preciso conhecer os sinais e cuidar da saúde dos animais, pois quando o câncer de próstata ocorre, tende a ser agressivo e com alto potencial metastático, ou seja, se espalha para outros órgãos.

O alerta vale também para outras doenças da próstata que podem acometer os animais com mais facilidade e comprometem a saúde e o bem-estar. Dificuldade para urinar e defecar, fezes em forma de fita e sangue na urina são alguns dos sinais para doenças da próstata. Já o emagrecimento pode ser um sinal de câncer em estágio mais avançado.

É possível prevenir o câncer de próstata?

Não há causas específicas conhecidas para o desenvolvimento do câncer de próstata em cães e gatos, mas sabe-se que alterações genéticas acumuladas durante a vida levam ao desenvolvimento da doença. Também não há predisposição racial reconhecida, porém o veterinário lembra que hábitos saudáveis, assim como nos humanos, também colaboram com a saúde do animal e podem auxiliar na prevenção do câncer. Então vale investir em uma dieta equilibrada e atividade física regular.


(+) Veja mais: Câncer de mama em pets: novidades na prevenção e tratamento


A castração previne o câncer de próstata? Infelizmente, não. O veterinário alerta que esse tipo de câncer pode ocorrer tanto em pets castrados como não castrados, porém ressalta que a castração pode prevenir outras doenças como o cisto prostático, a prostatite bacteriana (infecção na próstata), o abcesso prostático (acúmulo de pus na próstata devido a inflamação ou infecção anterior) e a hiperplasia prostática benigna (HPB), caracterizada pelo aumento da próstata na idade mais avançada. Essas doenças não podem evoluir para um câncer, no entanto causam desconforto e podem levar a quadros mais graves, se não tratadas.

A castração traz também outras vantagens para o bem-estar e comportamento dos animais e por isso é muito importante avaliar com o médico veterinário de confiança seus benefícios e qual a melhor idade para que seja realizada. Considerando ainda que a castração previne doenças benignas da próstata, ela também colabora no diagnóstico mais rápido do câncer.


(+) Veja mais: A importância da visita ao veterinário: qual a frequência ideal?


Como é o tratamento do câncer de próstata?

Exames de radiografia, ultrassonografia e/ou tomografia são importantes para iniciar o diagnóstico do câncer de próstata, que pode ser confirmado definitivamente através da biópsia e histopatologia.

O veterinário oncologista irá sugerir o tratamento mais adequado para controle da doença e qualidade de vida do animal. O uso de anti-inflamatórios e analgésicos normalmente é feito. A quimioterapia também pode ser considerada, conforme o estado geral do paciente, como uma tentativa de reduzir o tumor. Entretanto o câncer de próstata normalmente é pouco responsivo aos efeitos da quimioterapia, por isso seu uso ainda está sendo melhor avaliado. A cirurgia é recomendada em alguns casos, como quando há obstrução urinária, por exemplo, e é preciso colocar stents uretrais.

Investir em qualidade de vida, alimentação equilibrada, atividade física, consultas médicas e check-ups periódicos, que incluem palpação retal nos animais, são dicas valiosas e podem colaborar com a prevenção e tratamento precoce do câncer de próstata e outras doenças prostáticas.


(+) Veja mais: Transtorno comportamental em PETs: o mal do século


Fonte: Thiago Sillas. MV. MSc. cirurgia e oncologia do Hospital Veterinário Batel Curitiba e Neocare Oncologia Veterinária.

Manipulado DrogaVET

Tutor, os medicamentos manipulados trazem mais praticidade, comodidade e economia, além de garantir um tratamento descomplicado, divertido e eficaz para o animal. O Manipulado DrogaVET® está presente há mais de 16 anos no mercado, promovendo pesquisas científicas e atuando em prol da saúde animal e a conscientização do cuidado com nossos animais.


(+) FAÇA SEU ORÇAMENTO – RÁPIDO E FÁCIL! Clique aqui


 

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Deixe uma resposta