Artigos

Bronquite felina: o que é, como prevenir e tratar

DrogaVET_bronquite_felina_como_tratar_gato

O outono e o clima seco trazem uma série de problemas respiratórios aos PET’s. No caso dos felinos, uma das enfermidades mais comuns e incômodas é a bronquite felina. A doença pode causar insuficiência respiratória e trazer dificuldades ao cotidiano do seu gato.

E como sabemos, os felinos são – em sua grande maioria – ativos e inquietos. Imagine então o que uma bronquite pode representar para eles! Por isso, é necessário entender as características da doença e reconhecer os sinais clínicos precocemente, para que um médico veterinário possa lhe auxiliar de maneira mais rápida e assertiva, garantindo o bem-estar do seu bichano.


(+) Veja mais: Calicivirose em gatos: o que é, como prevenir e tratar?


 

O que é a bronquite felina?

A bronquite felina é uma inflamação nas vias aéreas, mais especificamente nos brônquios e nos bronquíolos, estruturas que realizam o transporte do ar para os alvéolos. Em outras palavras, são essenciais para o bom funcionamento respiratório e condicionamento físico, permitindo aos mamíferos performance em atividades físicas.

Ou seja, os gatos que sofrem com o problema não conseguem aproveitar o máximo da performance física, ficando assim impossibilitados de praticarem seus exercícios inerentes da natureza ativa e agitada. Além dos problemas relacionados a tosses e vômitos, em casos extremos e não tratados o animal pode se tornar agressivo.

Dentro do âmbito da doença, é possível encontrar a forma aguda, e se não tratada corretamente, esta pode se tornar crônica. Na aguda, os sintomas são intensos e duram poucos dias, e as estruturas respiratórias não sofrem danos irreversíveis. As estruturas respiratórias não sofrem danos irreversíveis. Já na forma crônica da doença, os sintomas são menos intensos, mas com duração prolongada, chegando a meses, sendo necessário o tratamento para controle dos sinais clínicos. Danos irreversíveis ao sistema respiratório podem ocorrer na forma crônica.

 

As causas da bronquite felina

A bronquite felina pode ser causada pelas seguintes condições:

  • Ambiente seco e/ou inalação de materiais irritantes: sendo a forma mais comum do desenvolvimento da doença, a inalação de substâncias irritantes às vias respiratórias é difícil de ser controlada. É necessário muito cuidado e atenção com os ambientes da casa, pois o sistema respiratório do gato é mais frágil do que o dos seres humanos.
  • Bactérias fungos: existem bactérias e fungos que atacam especificamente o sistema respiratório, e podem ser inaladas em ambientes propícios ao desenvolvimento das mesmas (locais fechados, muito empoeirados e relacionados).
  • Parasitas: a bronquite crônica também pode ser causada por parasitas, sendo essa uma das causas mais graves da doença, por ser difícil seu diagnóstico e tratamento.
  • Bolas de pelo: por estarem sempre se lambendo, os gatos podem engolir muitos pelos e aspirar sujeiras, irritando assim as vias respiratórias. Com o passar do tempo e o contato constante com estas substâncias, o problema pode resultar em uma bronquite felina.

 

Sintomas da bronquite felina

Tutor, uma das boas notícias nesse tema é a facilidade de reconhecer os sinais clínicos. A tosse, espirros e engasgos do animal, aliado até mesmo a vômitos, são motivos suficientes para chamar a sua atenção. Ainda, aliado ao fato do animal se mostrar cabisbaixo, é difícil não perceber que há algo errado. Fique de olho:

  • Tosse intensa e seca;
  • Muco;
  • Vômito;
  • Perda de peso;
  • Febre;
  • Dificuldade para respirar;
  • Letargia
  • Saliva espumosa;
  • Falta de apetite.

Algumas raças de gatos podem tornar-se mais agressivos e menos tolerantes a brincadeiras e ao toque.


(+) Veja mais: Problemas na coluna de gatos: entenda sobre


 

Como evitar a bronquite felina

Agora que sabemos os sintomas, fica mais fácil para entendermos as formas de evitar a doença. Embora seja difícil controlar algumas raças de gatos – principalmente as mais ativas – é necessário garantirmos que aquilo que está ao alcance seja realizado.

  • Limpeza do ambiente – tanto o ambiente de casa, quanto a cama e o local no qual o gato fica devem sempre estar limpos e arejados. Essa ação garante que o acúmulo de poeira e desenvolvimento de bactérias e fungos não aconteça.
  • Muito líquido – a ingestão de água é essencial para que os problemas do clima seco não acometam o animal. Deixe sempre o pote do seu gato com a água fresca de preferência em movimento. Troque com frequência. Gatos não gostam de tomar água parada!
  • Imunidade fortalecida – para todos os efeitos e circunstâncias, um animal com alta imunidade possui menores chances de desenvolver doenças. Por isso, atente para a alimentação do seu gato e, se for o caso, procure um médico veterinário para detectar os nutrientes de carência do animal e indicar uma suplementação adequada.

 

Tratamento da bronquite felina

O tratamento da bronquite felina é de forma medicamentosa, não havendo cirurgias específicas para a resolução do problema. Durante todo o processo – desde o diagnóstico até a cura da doença – o médico veterinário é essencial. Ele irá prescrever o tratamento conforme o nível da bronquite e o organismo do seu animal.

O tratamento pode ter como objetivo a cura da doença – caso seja aguda – ou então para o controle e inibição dos sinais clínicos – caso seja crônica.


(+) Veja mais: Doenças articulares em PET’s: como prevenir e tratar?


 

Medicamento Manipulado

O medicamento manipulado é uma alternativa para facilitar e tornar o momento da medicação mais divertido e confortável para o seu pet. É possível manipular a dosagem exata para o seu cão, gato, equino ou animal exótico em formas farmacêuticas como biscoitos, xaropes, pastas, entre outros, e associar a sabores que eles amam, como carne, salmão, doce de leite e outras opções.

A DrogaVET é a farmácia pioneira em medicação manipulada veterinária no Brasil e líder de mercado, com mais de 38 unidades espalhadas pelo território nacional. Peça ao seu veterinário que prescreva o manipulado DrogaVET e torne esse momento em prazer e diversão!


(+) FAÇA SEU ORÇAMENTO – RÁPIDO E FÁCIL! Clique aqui


Acesse o canal DrogaVET no Youtube!

VEJA MAIS E SE INSCREVA NO CANAL: DrogaVET – Saúde Animal

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Leave a Reply