Artigos

Clima seco para cães: principais problemas

O clima seco para cães pode ser um vilão aos nossos companheiros de quatro patas.  Nessa época do ano, assim como nós humanos, nossos companheiros de quatro patas também sofrem com problemas alérgicos, respiratórios e articulares relacionados ao clima mais seco.

Algumas raças de cães, sofrem ainda mais com o outono. Isto acontece devido as características físicas e genéticas que propiciam o desenvolvimento de doenças típicas da época. É necessário um cuidado redobrado e ainda mais atenção às especificidades que o clima seco demanda.

A seguir, você confere os principais problemas causados pelo outono, as raças mais propensas a cada um dos tipos de doenças, e como ajudar a evitar o surgimento de todas elas. Continue a leitura!


(+) Veja mais: Leptospirose em cães: como prevenir e tratar


 

Clima seco para cães: as raças que mais sofrem

Tutor, é interessante entender todas as características da raça do seu PET para que você possa atuar de maneira mais assertiva na saúde do seu cão. No caso específico do outono, as raças como Bulldogue – francês, inglês, americano e demais derivações -, PUG e Lhasa Apso estão mais propensas a desenvolverem problemas respiratórios. Isso acontece, pois, o focinho achatado dificulta a respiração, que aliada a um clima seco, aumenta o risco de desenvolvimento destas enfermidades

O Pequinês e o Spitz Alemão, devido a características específicas da anatomia deles, como focinhos menores e olhos mais expostos, desenvolvem com mais frequência problemas oculares. Devido a irritações na área causada pelo ressecamento dos olhos, o animal pode coçar repetidamente a região ocular e desenvolver problemas como úlceras de córnea, que devem ser tratadas corretamente para evitar complicações que pode levar a cegueira Os animais mais altos e maiores, como o Whippet e o Galgo, podem sofrer com os problemas articulares. O clima frio da data pode desencadear lesões e inflamações nas articulações, fazendo com que o animal tenha dificuldade para se locomover e dores ao passear ou se exercitar.

Mas não se engane: todas as raças estão suscetíveis a desenvolver os problemas de outono. Embora algumas mais propensas que outras, não deixe de tomar os devidos cuidados até mesmo com as raças popularmente conhecidas como fortes.

 

clima-seco-para-cães-drogavet
Clima seco para cães

 

Problemas do clima seco para cães

Como vimos, o clima seco para cães representa perigo. Agora chegou a hora de saber especificamente quais os perigos enfrentados. Abaixo, conheça as principais doenças da época e os respectivos sinais clínicos.

  • Traqueobronquite infecciosa: a popular “Gripe Canina” ou “Tosse dos Canis” é uma infecção respiratória do cão que pode resultar em letargia, perda de apetite e muita tosse, podendo ser confundida com engasgos, e em alguns casos acompanhada de vômitos e sangue. Se não tratadas, podem ocorrer complicações graves e até levar a morte do animal.
  • Penumonia: Assim como para os humanos, a pneumonia representa um grande perigo para os pets. Muitas vezes é resultante da complicação de um quadro de “Gripe Canina”.
  • Osteoartrite canina: quadro de enfermidade nas articulações que traz dificuldade de locomoção e dor ao animal, podendo agravar até o ponto de impedi-lo de andar.
  • Doença Degenerativa Articular: um dos problemas articulares mais graves para os equinos. Resulta em muita dor, dificuldade para locomoção e se agrava de maneira acelerada. Um diagnóstico precoce, em conjunto com tratamento medicamentoso e fisioterapia são essenciais.
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – é uma doença crônica que acomete os equinos estabulados que apresentam sensibilidade alérgica, provocando tosse seca e intensa, prejudicando muitas vezes sua performance atlética. Este processo alérgico se intensifica com o clima seco do outono, por isso é muito importante o manejo do ambiente e o uso de medicamentos específicos para garantir o bem-estar e conforto respiratório.
  • Conjuntivite: em decorrência do clima seco, a conjuntivite possui maiores chances de desenvolvimento. É necessária atenção, pois o problema pode desencadear ferimentos, como úlcera de córneas, proveniente das lesões com as unhas no momento em que o cão tenta coçar.

(+) Veja mais: Gripe Canina: como prevenir e tratar


 

Proteção às doenças decorrentes do clima seco para cães

Toda doença possui prevenção. E como dizem: “melhor prevenir do que remediar”. No outono, algumas atitudes devem ser tomadas para garantir a saúde do animal, sendo elas:

Agasalhos – Principalmente se o seu pet possui pelagem curta, considere vesti-lo com roupinhas quentes e agradáveis. • Água em dia – Dias mais secos obrigam uma boa hidratação com água em temperatura ambiente. • Diminua a frequência dos banhos – O processo de secagem dos pelos pode trazer problemas típicos da época. A opção de banho a seco com produtos específicos é uma boa alternativa. • Vacinação em dia – Verificar a carteira de vacinas do seu pet é essencial. • Suplementação – Investir em suplementação para o seu pet fortalece o sistema imunológico e auxilia na melhora de problemas articulares. • Sono confortável – Um espaço quente e aconchegante é ideal para garantir horas confortáveis e seguras para o seu companheiro. • Limpeza do ambiente – É importante manter o local limpo e arejado, utilizando produtos adequados para evitar irritação respiratória e reações alérgicas.


(+) Veja mais: Doenças articulares em PET’s: como prevenir e tratar?


 

Medicamento Manipulado

O medicamento manipulado é uma alternativa para facilitar e tornar o momento da medicação mais divertido e confortável para o seu pet. É possível manipular a dosagem exata para o seu cão, gato, equino ou animal silvestre em formas farmacêuticas como biscoitos, mousses, pastas, entre outros, e associar a sabores que eles amam, como carne, salmão, doce de leite e outras opções.

A DrogaVET é a farmácia pioneira em medicação manipulada veterinária no Brasil e líder de mercado, com mais de 38 unidades espalhadas pelo território nacional. Peça ao seu veterinário que prescreva o manipulado DrogaVET e torne esse momento em prazer e diversão!


(+) FAÇA SEU ORÇAMENTO – RÁPIDO E FÁCIL! Clique aqui


Acesse o canal DrogaVET no Youtube!

VEJA MAIS E SE INSCREVA NO CANAL: DrogaVET – Saúde Animal

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Leave a Reply