Mundo Animal

Identificando e Combatendo Ovos de Pulga no Ambiente Doméstico

Identificando e Combatendo Ovos de Pulga no Ambiente Doméstico

Ovos de pulga são infestações domésticas que, com certeza, nenhum tutor quer por perto – muito menos em sua casa. Elas se alastram e buscam móveis, cômodos e, principalmente, seus amigos peludos. Até mesmo nos próprios tutores e em outros seres humanos da casa as pulgas podem parasitar.

E não podemos encarar essa infestação com despreocupação, uma vez que esses insetos podem transmitir doenças, impactar a saúde dos seus gatinhos, cãezinhos e até a sua própria. Lidar com essa situação de forma eficiente e buscar, simplesmente, exterminar os parasitas em sua casa é fundamental se você ama e quer cuidar dos seus peludos e de outros membros de sua família. 

Como identificar ovos de pulga em ambientes domésticos?

Pulgas, assim como outros animais, botam ovos que eclodem e dão origem a vários insetos da espécie. Eles são brancos e difíceis de serem identificados por conta do seu tamanho minúsculo, mas acompanham qualquer superpopulação da espécie.

Como identificar ovos de pulga em ambientes domésticos
Fonte/Reprodução: original

Para os tutores, um conhecimento muito importante é nunca confundir o cocô da pulga, que são farelinhos bem pequenos pretos, com seus ovos. O tamanho é parecido, porém, o ovo é branco e, geralmente, depositado no próprio ambiente – especialmente em lugares como:

  • Frestas de pisos;
  • Tapetes;
  • Carpetes;
  • Debaixo da cama;
  • No meio do colchão;
  • Embaixo de móveis;
  • Quinas das paredes.

Além disso, ovos também podem ser identificados alojados nos próprios pets, especialmente aqueles de pelos espessos. Elas gostam de ficar em sua nuca, área do pescoço e se o seu cãozinho usa coleira, podem se esconder entre a coleira e a pele. 

Quais os locais mais propensos para o aparecimento de ovos de pulga?

As pulgas preferem locais que parecem de alguma forma seguros para botar seus ovos, no geral buscam pontos que oferecem bastante pelos, cercas, cantos e buracos onde podem se esconder. Locais que não recebem tanta atenção e pareçam calmos também estão entre os mais escolhidos e entre os mais propensos podemos citar: 

  • Áreas de descanso e estofados; 
  • Locais peludos como carpetes;
  • Fendas, buracos, frestas no chão e parede;
  • Jardim e áreas externas;
  • Local onde o peludo descansa.  

Esses são os locais favoritos e mais indicados para procurar ovos de pulgas. Dê atenção redobrada a eles na hora de buscar exterminar a infestação de pulgas em sua casa, pois com certeza encontrará ovos da espécie nesses locais. 

Quais as características e sinais de ovos de pulga em ambientes domésticos?

‌Uma infestação de ovos de pulga e consequentemente dos insetos adultos é acompanhada de vários sinais, sendo o mais visível o encontro em abundância dos próprios parasitas. Mas há uma série de outros sinais que mostram que a presença desses insetos se tornou extremamente incômoda. 

Ao notar qualquer um dos sinais abaixo, não deixe de tomar medidas enérgicas para acabar com a infestação de pulgas. Esses insetos podem comprometer a qualidade de vida dos peludos e de todos que frequentam sua casa. Anote cada um deles e fique atento quanto a proteção do seu lar. 

Pet se que se coça excessivamente

Se o seu peludo se coça de maneira excessiva, então é enorme a chance de estar com pulgas. E se vários dos seus animaizinhos tem essa conduta, então é provável que sua casa esteja com uma infestação de pulgas, que é o ponto crítico onde seus ovos estão espalhados. 

Vale lembrar que esta coceira excessiva é um problema muito grave, uma vez que pode fazer com que o peludo se machuque. Várias feridas são formadas na região do rabo, orelha e pescoço por conta da ação de pulgas e da infestação dos seus ovos no bichano ou cãozinho. 

Encontro de pulgas em ambientes fora do pet

Se sua casa apresenta alta concentração de pulgas que não esteja no pet, muito provavelmente seus ovos já tomaram conta do ambiente doméstico. Neste caso é necessário começar a busca de maneira sistemática onde estão seus ovos nos pontos onde já mencionamos serem seus preferidos. 

Excrementos de pulgas

Os excrementos das pulgas são pequenos farelos pretos, parecidos como uma sujeirinha bem escura encontrada em peludos com pulgas. E se há excremento, então há pulgas. Basta procurá-las com mais afinco que as encontrará, seja no bichinho ou em outros ambientes da casa. 

Aqui a regra do tópico anterior também se faz presente. Se os excrementos de pulga aparecem no ambiente da casa fora dos peludos, então provavelmente se trata de uma infestação. E, novamente, a recomendação é buscar pelos polos de pulgas para começar a combater os insetos. 

Aparecimento de pulgas em tutores

E se os tutores encontrarem pulgas em si mesmo ou em suas roupas, lençóis, jogo de cama, então provavelmente os ovos já se alastraram pela casa. Neste caso é fundamental tomar medidas contra os parasitas, uma vez que eles podem transmitir doenças para seres humanos também. 

Seja nos tutores, ou nos animaizinhos, as pulgas representam um problema que deve ser combatido. E para se livrar delas para sempre com produtos manipulados feitos sob medida para seu pet, você pode contar com os esforços da DrogaVet que desenvolve um tratamento adequado e personalizado para seu peludo. 

A loja é especialista em manipular tratamentos veterinários, e pode fazer isso de acordo com as necessidades do seu gatinho ou cãozinho, seguindo seu peso, tamanho e até mesmo preferências estéticas e de sabor. Assim, seu amiguinho de quatro patas consome o manipulado sem problemas, sempre com muita boa vontade. Conheça as unidades e peça seu produto contra ovos de pulgas e parasitas adultos! 

O que fazer para eliminar e controlar ovos de pulga em ambientes domésticos?

Quando encontrados ovos de pulga no ambiente, é necessário entrar com uma ação para acabar com esses parasitas, onde a limpeza, tratamento para animais domésticos e produtos químicos anti-pulgas são necessários. E enquanto durar a infestação, a administração desses recursos se faz fundamental.

O tempo de combate às pulgas pode variar bastante e tudo depende do nível da infestação, da quantidade de ovos de pulga encontrados na casa e do quanto o próprio peludo foi atingido. Mas não desanime, pois em passos simples é possível conseguir se livrar desses insetinhos irritantes de uma vez por todas. 

Foque primeiro no pet

Durante todo combate às pulgas, o peludo deve ser a prioridade para conseguir seus resultados. Primeiro porque ele é na imensa maioria das vezes o alvo desses parasitas, e uma vez que este foco é minado, a tendência dos insetos é desaparecer. Então leve seu bichano ou cãozinho até o veterinário e busque um bom tratamento. 

Uso de materiais próprios para controle de pulgas

Existem materiais importantes para o controle das pulgas em ambiente doméstico, onde o tratamento é mais um desses itens. Há uma série de repelentes úteis que são naturais e podem ser utilizados em ambientes onde o peludo frequenta, sem representar perigos à sua saúde. 

Pesticidas também são fundamentais, mas é necessário se atentar sempre ao lugar onde irá aplicá-los. Em locais onde foram identificados ovos de pulga – ou que são propensos -, aplique o pesticida, mas busque ter certeza de que o animalzinho não terá contato, o que pode ser bem fácil se o local escolhido for frestas, embaixo de certos móveis e quinas. 

Limpeza frequente

Uma grande medida de prevenção contra ovos de pulga é a limpeza da casa, especialmente com produtos de limpeza doméstica e aspirador de pó. Se o tapete ou carpete de sua residência for limpo com frequência, os ovos não irão vingar e boa parte do problema será resolvido. 

O aspirador também é indicado para lidar com as pulgas que se escondem em frestas e outros locais de difícil acesso, então vale a pena limpá-los sempre. Mesmo sem produtos químicos próprios para eliminar pulgas, como pesticidas, a limpeza é ótima para lidar com todos os ovos de pulgas.  

Busca por locais escuros e úmidos

E para ter certeza de que vai encontrar os ovos de pulgas nos locais mais escondidos possíveis, sempre dê uma atenção especial em ambientes que gerem frestas úmidas e escuras. Pulgas costumam se aglomerar especialmente nesses locais e podem ser problemáticas se formarem seus ninhos ali. 

Quando procurar um veterinário para controlar ovos de pulga em ambientes domésticos?

‌Se as pulgas se tornarem realmente um problema e aparecerem no peludo em grande número, então já é hora de buscar um veterinário. Este profissional irá orientar não só a como se livrar das pulgas e seus ovos, como recomendar produtos especiais que podem acabar com toda infestação. 

Mas é necessário lembrar que idas ao veterinário são necessárias em qualquer situação, mesmo as visitas periódicas que podem identificar o problema antes de se agravar. E até se os ovos não forem encontrados nos animais e somente no ambiente, já pode ser o momento ideal de buscar ajuda. 

Quais as consequências de não se combater Ovos de Pulga em ambientes internos?

Caso as pulgas não sejam controladas pode resultar em problemas para os peludos e até para os tutores. Várias doenças estão relacionadas ao aparecimento desses insetos e seus ovos, o que torna toda a situação mais grave e dramática. Por mais comuns que pulgas sejam, elas devem ser combatidas pelo bem de sua família. 

Quais as consequências de não se combater Ovos de Pulga em ambientes internos
Fonte/Reprodução: original

Os amigos de quatro patas merecem viver em um ambiente seguro e livre de parasitas, então invista na limpeza do lar, nos manipulados DrogaVet para lidar com as pulgas e mantenha a saúde dos peludos em dia. Você poderá se livrar dos problemas que vêm junto com a infestação. 

Micoplasmose 

Comum em gatos, a micoplasmose é uma anemia causada por picadas de pulga, mais especificamente por uma bactéria transmitida pelos parasitas durante a picada. Mesmo que não seja na maior parte das vezes grave, a anemia infecciosa da micoplasmose pode ser problemática e causar sintomas, como: 

  • Falta de ânimo;
  • Emagrecimento;
  • Febre;
  • Fraqueza. 

A micoplasmose tem cura, mas enquanto a infestação de pulgas persistir em sua casa pode ser extremamente problemática. Então busque se livrar dos ovos e dos parasitas acima de tudo para garantir que seus bichanos e outros peludos vivam muito bem. 

Bartonelose

A bartonelose é uma doença que atinge tantos felinos quanto humanos e pode causar anorexia, apatia, endocardite e outros males potencialmente fatais, mas mais em humanos do que em felinos, uma vez que o organismo do peludo pode se adaptar à bactéria e permitir o convívio. 

No entanto, uma particularidade desta doença é que ela se torna cada vez mais comum em ambientes onde há pulgas, que é o seu principal vetor. Por isso é fundamental controlar a população desses parasitas e impedir a sua infestação por meio de produtos e limpeza constante. 

Tifo

E por fim, a doença do tifo murino pode ser transmitida aos humanos por meio das picadas de pulga. Entre os sinais e sintomas da doença estão febre alta e calafrios que podem durar até 12 dias, e, embora seja considerado um tipo de tifo leve, ainda pode ser prejudicial e um agravante para pessoas que já não apresentam saúde estável. 

Portanto, não descuide de ovos de pulgas, procure-os e trate da infestação antes que cause problemas mais sérios para sua saúde e dos seus amigos de quatro patas. Conte com a DrogaVet para fazer do seu lar um ambiente seguro aos peludos.

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Deixe um comentário