As betaglucanas são um tremendo reforço para a saúde do seu pet. Essa fibra, quando receitada nas doses corretas por um profissional veterinário, tem uma ação benéfica na saúde dos animaizinhos, afinal, possuem poder anti-inflamatório, antioxidante e aumentam, de modo geral, a imunidade do pet.
É claro que, para aproveitar todos esses benefícios, é necessário aplicar o nutriente com o auxílio de um médico veterinário. Mas, não há o que temer, visto que a fibra é natural e está presente em alimentos que nós mesmos consumimos em nosso dia a dia, como cereais. Seus pets terão mais saúde, disposição e reforços no organismo com as betaglucanas – por isso, confira tudo sobre!
O que são betaglucanas?
A betaglucana – também conhecido como β-glucana, com o caractere grego -, é uma fibra que pode ser encontrada em cereais como a aveia, e em leveduras como cogumelos e fungos. Essa fibra é um polissacarídeo, natural com ligações de unidades de glicose e com ramificações, que se conectam à cadeia principal.
Embora seja tão essencial para a saúde dos pets, as betaglucanas não são especialmente conhecidas por serem fibras tradicionais na saúde veterinária. O estudo desse tipo de fibra foi ampliado principalmente nas últimas décadas, onde a sua função no organismo dos animais foi profundamente estudada.
Estudos vêm sendo desenvolvidos e comprovam cada vez mais a ação benéfica e a proteção aos pets oferecida pela fibra, em especial a sua ação anti-inflamatória e o reforço na sua imunidade natural. As betaglucanas tem seu brilho no fortalecimento e na resposta imunológica oferecida pelo organismo e, por isso, é tão recomendada entre os médicos veterinários.
Como o estudo citado, a betaglucana já teve seu efeito comprovado tanto no tratamento de doenças, quanto na sua prevenção. Por isso a fibra tornou-se uma referência e se consolidou como uma ótima opção no tratamento de diversas doenças, prevenção, reforço na dieta e tratamento no geral para nossos animais.
Quais os benefícios das betaglucanas?
As betaglucanas são interessantes por conta dos seus benefícios para a saúde dos pets. A primeira vantagem é reforçar o sistema imunológico dos animaizinhos, aumentando a sua resposta imunológica e também previnem outras doenças, afinal, as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes são muito fortes.
Além desses, separamos outros benefícios que fazem toda a diferença na hora de receitar para os pets doses de betaglucanas e como esse ativo irá auxiliar a saúde dos seus cãezinhos, bichanos e outros pets. Conheça os principais benefícios do fármaco e todas as vantagens de administrar esse remédio!
Auxilia a resposta imunológica
A resposta imunológica dos nossos peludos não é muito diferente da nossa. Claro, cada animalzinho tem a sua própria particularidade e por isso a assistência e consulta veterinária é primordial se você deseja procurar quais as doses adequadas de betaglucanas para seus pets.
Com as doses de betaglucanas adequadas, seu pet tem um reforço em sua saúde e sistema imunológico, que como comentamos, funciona de maneira muito similar ao nosso. E assim como o nosso sistema imunológico, o dos animaizinhos também necessita de nutrientes para funcionar bem.
Mas para atingir esse benefício, é necessário as doses de betaglucanas certas e, mais do que isso, nutrientes adequados. Por isso, o lugar na qual é comprada a fibra é muito importante até mesmo para personalizar as doses que serão aplicadas e encontrar a melhor solução para seu pet.
A melhor forma de conseguir as doses corretas de betaglucanas, e também reforçar a saúde do seu pet com uma ótima solução é manipulando seu remédio na DrogaVET. Na DrogaVET, você consegue o melhor para seu bichinho de maneira muito mais fácil, com a responsabilidade de comprar em uma farmácia especializada em pets, em formato e doses corretas.
Vale a pena, se você quer um produto adequado para seu pet feito sob medida, comprar na DrogaVET! Com isso, você garante a eficiência dos nutrientes e uma aplicação mais adequada para o seu pet, personalizando o formato, o sabor e até mesmo o odor do medicamento para torná-lo mais apetitoso para seu bichinho e facilitar na hora de administrar o nutriente.
Propriedades anti-inflamatórias
Bichanos, dogs e outros pets também estão sujeitos ao efeito inflamatório. Embora este efeito seja uma resposta biológica contra agentes patógenos, o efeito pode causar muita dor, inchaço, vermelhidão, coceira e incômodo em geral nas áreas afetadas.
A proteção contra inflamações é fundamental para eles e a betaglucana pode ser administrada como uma prevenção a uma inflamação, como tratamento para um quadro inflamatório ou até mesmo quando há um risco maior de inflamação. Novamente, tudo isso depende da consulta médica e de como o profissional irá avaliar a situação do pet.
Melhora a saúde intestinal
O intestino tem uma profunda contribuição para a saúde de nossos cãezinhos, bichanos e pets. É ali que ocorre uma das últimas relações entre o organismo do animal e os nutrientes daquilo que comem, se o intestino não estiver funcionando corretamente, ou sofrendo ataques de agentes patógenos, sua saúde será impactada.
Com o consumo de doses de betaglucanas, o intestino do seu pet recebe um reforço e tanto. Em primeiro lugar porque o nutriente se trata de uma fibra, fundamental para manter a microbiota intestinal funcionando de maneira adequada, captando água para a formação de fezes o que facilita a evacuação.
Além disso, a betaglucana quando chega ao intestino é fermentada, e a fibra se torna uma fonte de alimentação para bactérias que são benéficas e vivem no intestino dos pets. E claro, no intestino a betaglucana continua com suas propriedades anti-inflamatórias, o que protege o intestino de agentes infecciosos e patógenos.
Aumento da defesa do corpo contra agentes infecciosos
A betaglucana protege o organismo do seu animalzinho de uma série de agentes infecciosos. Vírus, bactérias e até mesmo microorganismos como fungos são combatidos pelas propriedades das betaglucanas, pois a fibra aumenta as defesas biológicas dos seus pets e faz do organismo muito mais protegido das mais variadas infecções.
A ação da betaglucanas reage diretamente com o sistema imunológico do animal, aumentando a sua resposta imunológica, que destrói diretamente agentes infecciosos. Isso não dá margem para que uma infecção ocorra e comprometa o funcionamento do organismo do pet.
Diminui o nível de glicose (açúcar) no sangue
Cães e felinos são suscetíveis a diabetes, por isso a proteção trazida pela betaglucana contra os picos de glicemia no sangue é tão especial. Com o nutriente, os seus pets recebem uma proteção extra contra esses picos glicêmicos, o que torna o consumo das betaglucanas benéfica para todos os animaizinhos.
Diminui o risco de obesidade e colesterol
As doses de betaglucanas aplicadas corretamente são importantes para auxiliar o organismo do seu pet contra o colesterol ou o mau colesterol, chamado de LDL. O colesterol está associado ao acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, que aumenta a pressão, favorecendo doenças cardíacas que tornam a saúde do pet mais frágil.
Com o consumo das fibras, o organismo do seu pet tem muito mais oportunidade para conseguir combater o mau colesterol, a obesidade de forma geral e aproveitar melhor os outros nutrientes que forem consumidos, além de proteger o sangue do animalzinho de picos de açúcar.
Novamente é necessário ressaltar que para alcançar o máximo desses benefícios, e aplicar a fibra de modo eficiente, é necessário procurar um médico veterinário que irá receitar as doses corretas para o seu pet.
E claro, uma vez conseguida a receita basta comprar as betaglucanas e administrar. Todos sabemos, no entanto, que conseguir aplicar remédios, fármacos e nutrientes para nossos pets é bastante complicado. Por isso você pode contar com a DrogaVET, a sua farmácia de manipulação veterinária.
A DrogaVET manipula medicamentos com receitas personalizadas, que irão favorecer o consumo e também a absorção da fibra pelo seu pet. Conheça a DrogaVET e tenha acesso a medicamentos que garantem um tratamento diferenciado focado no que há de melhor para seu animalzinho.
Quais alimentos contém betaglucanas?
As betaglucanas vem de fontes naturais, por isso você não precisa se preocupar sobre a origem do nutriente. É possível encontrar essa categoria de fibra em diversos alimentos, em especial leveduras e cereais. Veja abaixo alguns desses alimentos ricos em fibras betaglucanas e muitos deles podem ser inseridos na sua dieta.
- Aveia: Um dos cereais mais consumidos do Brasil, a aveia é fonte de betaglucanas e muitos outros nutrientes, e faz parte da história da humanidade há séculos junto ao trigo, a cevada e o arroz. A aveia pode ser combinada com diversas refeições e é uma fonte rica de betaglucana, para que você também possa ter alguns dos benefícios que são acessíveis também ao seu pet;
- Leveduras: Alguns processos de leveduras que estão presentes na fabricação de pães e bolos são ricos em betaglucanas. Porém, por conta da dificuldade de identificar quais são os alimentos que passam por essa levedura específica, é difícil apontar quais pães podem ser ricos neste tipo de fibra;
- Cogumelos: Certas classes de cogumelos, como os famosos cogumelos shitake são ricos em betaglucanas, o que torna o seu consumo não só muito apreciado na culinária, especialmente oriental, mas também importante para a saúde.
Enquanto seu pet recebe os efeitos da betaglucana por meio dos medicamentos da DrogaVet, você também pode receber os benefícios por meio da sua própria alimentação e dieta com fontes ricas deste tipo de fibra.
Efeito imunomodulador
O efeito imunomodulador é provavelmente o beneficio mais conhecido das betaglucanas. Efeito imunomodulador significa que a fibra atua diretamente em como o sistema imunológico responde às infecções de agentes patógenos, sendo fundamentais para que a resposta biológica do seu pet seja rápida e eficiente contra diversas infecções.
Existem uma série de outros nutrientes que podem ser combinados com a betaglucana para ter seu efeito potencializado. Por meio da manipulação veterinária, é possível combinar a betaglucana com esses outros nutrientes, fortalecendo ainda mais a resposta imunológica do organismo do pet. Veja abaixo alguns desses componentes:
Triptofano
O triptofano é um aminoácido essencial que traz uma série de benefícios para o organismo dos seus pets. É um aminoácido com benefícios para a saúde digestiva do animalzinho, e também um precursor da serotonina, o que favorece o bem-estar, sensação de prazer e regula o sono e o apetite. Quando combinado com a betaglucana, seu pet recebe todos esses benefícios, com foco na regulação do sistema digestivo.
Fos
Os frutooligossacarídeos, ou FOS, são um tipo de açúcar que não é metabolizado e não calórico. São considerados, e também chamados de prebióticos, ou seja, favorecem o crescimento dos probióticos (bactérias benéficas). São de origem vegetal e natural, e quando combinados com a betaglucana é um tremendo reforço para a saúde dos seus animaizinhos.
Mos
Já os mananoligossacarídeos, ou MOS, também são prebióticos e fazem parte do processo de levedura do organismo, sendo fundamentais para servir de alimento para bactérias benéficas. Mais uma vez, é um ótimo nutriente para ser combinado com as betaglucanas e trazer ainda mais saúde para seu pet.
Veja quantos benefícios o consumo de betaglucanas pode trazer para seu animalzinho! Com a receita certa, você tem a oportunidade de tratar da saúde do seu pet de maneira correta, fortalecendo o seu sistema imunológico e até mesmo aplicando a betaglucana em tratamentos adequados.
Saiba mais sobre betaglucanas