Mundo Animal

Betaglucanas: a dose certa de saúde e imunidade para o seu pet

Betaglucanas

A imunidade e a vitalidade são importantes indicativos da saúde e da qualidade de vida dos pets. Fatores intimamente ligados a uma alimentação completa, balanceada e saudável, eles são os primeiros agentes no combate e na prevenção de doenças, das mais simples às mais graves. 

 

Para fortalecer ainda mais a imunidade e a vitalidade dos animais de estimação, os nutracêuticos são uma ótima complementação à alimentação saudável, já que trazem inúmeros benefícios com poucas reações adversas ou contraindicações. A betaglucana, composto extraído de leveduras, fungos e alguns cereais como a aveia, é um desses ativos, que age como anti-inflamatório, imunomodulador e antioxidante no organismo dos pets.

 

De acordo com a farmacêutica da DrogaVET, Júlia Macedo, a ação das betaglucanas no organismo dos cães e gatos estimula o sistema imune e a produção de células de defesa. “As betaglucanas, ao serem reconhecidas pelo organismo, desencadeiam uma série de eventos na cadeia de resposta imunológica. Além disso, a ação metabólica desse ativo está relacionada à diminuição do ritmo de esvaziamento gástrico, devido à capacidade das fibras de reter água. Isso aumenta a viscosidade do conteúdo intestinal e dificulta a absorção da glicose pelo intestino delgado, reduzindo a glicemia”, aponta a farmacêutica.

 

Além de fortalecer o sistema imunológico e garantir mais disposição energia aos pets, o composto derivado das leveduras, fungos e cereais também é indicado para:

 

  • Reduzir a dor em animais com osteoartrite;
  • Diminuir a inflamação e a perda óssea em gatos com gengivite;
  • Reduzir inflamações do período de imunossupressão em cadelas castradas;
  • Aumentar os níveis de anticorpos específicos após a vacinação;
  • Diminuir a coceira, o incômodo, a descamação da pele e a perda de peso em animais com dermatite atópica.

 

A veterinária da DrogaVET, Ana Carolina Leal Gama, aponta que o uso de betaglucanas pode apresentar efeitos positivos, inclusive em casos de doenças incuráveis. “O ativo também contribui para reduzir ou desacelerar o processo de formação de câncer, reduz o colesterol e os altos níveis de açúcar no sangue. Assim como outros compostos nutracêuticos, as betaglucanas são extremamente benéficas para os animais quando utilizadas de forma adequada. Mesmo em casos de patologias sem cura, o uso dessas substâncias pode oferecer qualidade de vida e longevidade para o pet”, explica.

 

Assim como outros medicamentos e suplementos, a administração das betaglucanas devem ser prescritas e acompanhadas por um médico veterinário, garantindo segurança e a dose certa para cada animal. Na DrogaVET, as betaglucanas podem ser manipuladas em forma de cápsula, xarope, suspensão, calda, molho, pasta oral e biscoito. “É possível também associar o ativo a outros nutracêuticos e imunoestimulantes em uma única fórmula, facilitando a administração e potencializando o tratamento”, conclui a farmacêutica Julia Macedo. 

 

Conheça mais sobre a ação e os benefícios dos nutracêuticos para a saúde dos pets.

 


(+) FAÇA SEU ORÇAMENTO – RÁPIDO E FÁCIL!


 

Acesse o canal DrogaVET no Youtube!

VEJA MAIS E SE INSCREVA NO CANAL: DrogaVET – Saúde Animal

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Deixe uma resposta