Artigos

A importância da socializar o seu Pet – Especial Carnaval

Os cães são animais sociais por natureza e pelo próprio instinto, precisam viver em grupo. Mas, nos dias de hoje, sabemos que muitos animais infelizmente acabam vivendo isolados e longe do convívio com outros animais.

A educação dos cães deve iniciar na fase de formação, quando ainda são filhotes. É um passo essencial para torná-lo confortável diante de diversas circunstâncias a que serão submetidos na vida adulta. Por isso, nessa fase, é muito importante apresentar o pet ao maior número possível de situações, ambientes, pessoas e outros animais.

A agressividade, latidos excessivos, brincadeiras com mordidas fortes, destruição de objetos dentro de casa, entre outros problemas podem ser facilmente evitados com o processo de socialização.

A dificuldade para conciliar a rotina de trabalho, lazer e encaixar um tempinho para se divertir com seu pet, pode causar estes transtornos comportamentais. Pensando nesta rotina louca que vivemos, muitos estabelecimentos e eventos abriram este espaço para aumentar o tempo de convivência com nossos amigos, são conhecidos pelo termo “petfriendly”.

Mas afinal, o que é a socialização?

São pequenas ações e estímulos que para acostumar o pet a diferentes sons, pessoas, ambientes e animais de diferentes espécies. Dessa forma, o animal se torna mais sociável e confortável com os diversos fatores a que serão expostos em uma vida em sociedade.


(+) Veja mais: Parvovirose Canina: entenda tudo sobre a doença


Para cães domésticos a socialização é fundamental, pois é através dela que eles serão preparados para se comportarem de forma segura e autocontrolada. Para isso, é necessário ensinar o animal a se controlar diante de diversas situações e não ser controlado pelos tutores, pois é interessante que o controle parta do próprio animal.

Assim como os humanos tem um processo de socialização durante a infância, os animais também precisam passar por esse processo, principalmente durante a fase de desenvolvimento. Nesse período, o pet deve ser preparado para conviver em grupo de forma equilibrada, com outras pessoas ou outros animais. O chamado período de socialização corresponde à fase em que os filhotes têm entre 50 a 85 dias de vida e na qual o cérebro está neurologicamente mais apto ao aprendizado de novas experiências.  Este processo é crucial no desenvolvimento saudável de cada indivíduo.

O animal deve ser apresentado aos estímulos o quanto antes, mas de maneira progressiva e com cautela, para evitar traumas. Porém, se o seu pet já é adulto não precisa se desesperar, o processo será um pouco mais complicado, mas não impossível, basta persistir e ter paciência.

Dicas de socialização

É importante sair com o cão para passear e observar o movimento. Leve-o para ver e interagir com outros cães, no parque, ruas ou creches caninas com supervisão, para que aos poucos, ele possa ir se familiarizando. Dicas importantes:

  • Carregue alguns petiscos durante os passeios, para recompensar o pet, em especial quando estiver próximo a outros cães;
  • Faça caminhadas regulares, uma ou duas vezes por dia, em locais que o cão possa conhecer outras pessoas ou animais;
  • Visite parques com área especial para cães;
  • Convide amigos que também possuem animais para visitar sua casa e estimule a brincadeira entre os pets amigos;
  • Fazer exercícios na intensidade apropriada ao preparo físico do seu pet é uma excelente opção para cães com muita energia;
  • Use elogios para demonstrar ao seu cão que ter outras pessoas e animais por perto é uma experiência agradável e prazerosa;
  • Mantenha em dia as vacinas, vermifugação e a aplicação periódica de medicamentos contra pulgas e carrapatos, assim a convivência com outros pets torna-se mais segura para seu amigo;
  • Da mesma forma, caso suspeite que algo não está bem com seu pet, evite contato com outros animais até um médico veterinário avaliar se existe o risco de transmissão e se é seguro encontrar outros pets.

(+) Veja mais: Sarna em cães: entenda sobre


O processo de socialização melhora a relação do pet com seu tutor e com outros animais. É também a chave para tornar os cães mais seguros e felizes! E um cão feliz, com toda certeza, é um cão mais saudável!

 

Para esse Carnaval, separamos dicas de encontros e passeios para os pets curtirem o Bloco com muito #AmorAnimal:

Brasília

CarnaPet – PetNik

Data: 02/03/19 às 10h

Local: Quadra 29, Lote 11, Loja 1

João Pessoa

Bloco Canto do Tetéu

Data: 28/02/19 às 17h

Local: Parque Parahyba 1 (Praça principal) 

Natal

CarnaPet – Pet e Cia

Data: 10/03/19 às 16h Local: Av. Afonso Pena, 1194

Maringá

Bailinho e Cãocurso

Data: 04/03/19 a partir das 15h

Local: Catuai Shopping Maringá 

 

Atenção: Todo cuidado é pouco

Nos blocos de Carnaval, fique atento à hidratação e principalmente ao calor excessivo. Cães braquicefálicos (focinho achatado) merecem atenção redobrada, pois têm dificuldade respiratória por natureza. Mantenha os pets longe de restos de comida e bebida alcoólica que podem estar no chão, eles podem provocar alterações gastrointestinais ou problemas neurológicos, dependendo do que for ingerido.

As fantasias devem permitir a total locomoção dos pets e serem feitas de tecido leve e confortável. Evite acessórios com detalhes que possam ser ingeridos ou incomodar o animal.

Tome cuidado ao expor os pets à barulhos altos e excessivos. E não se esqueça da identificação na coleira! Mantê-los presos na coleira também é muito importante, para evitar fugas e também garantir a segurança de outros animais e pessoas, caso tenham alguma reação inesperada.

 

Manipulado DrogaVET

Tutor, os medicamentos manipulados trazem mais praticidade, comodidade e economia, além de garantir um tratamento descomplicado, divertido e eficaz para o animal. O Manipulado DrogaVET® está presente há mais de 14 anos no mercado, promovendo pesquisas científicas e atuando em prol da saúde animal e a conscientização do cuidado com nossa fauna

Se o seu PET estiver precisando de algum medicamento, conte com a gente! Entregamos diretamente em sua casa.


(+) FAÇA SEU ORÇAMENTO – RÁPIDO E FÁCIL! Clique aqui


 

Acesse o canal DrogaVET no Youtube!

VEJA MAIS E SE INSCREVA NO CANAL: DrogaVET – Saúde Animal

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Leave a Reply