Artigos

Sarna em cães: entenda sobre

Uma das principais doenças que atingem os nossos amigos de quatro patas – e também uma das mais comuns – é a sarna. Trata-se de uma coceira intensa ocasionada por ácaros, podendo causar bastante incômodo, infecções, feridas e um cheiro bastante fétido. O campo de atuação da sarna em cães é grande, não escolhendo idade, condição ou raça. Pode incidir em todos os cachorros, até mesmo os que vivem apenas dentro de casa com extremo cuidado. A sarna é dividida em três tipos distintos, cada um com suas especificidades e gravidade.

Quer entender ainda mais sobre a sarna em cães? Quais são os tipos e como prevenir a incidência em seu companheiro? Continue a leitura!!

Sarna em cães: o que é? Como é causada?


(+) Veja mais: Articulações do seu cachorro: dicas e cuidados


A sarna trata-se de uma doença dermatológica – atinge a pele – e é ocasionada por ácaros. Esses ácaros acometem a pele do animal e fazem com que feridas e coceiras surjam, trazendo sofrimento e incômodo psicológico ao animal.

Esses ácaros podem ser encontrados em cobertores, tapetes, poeira, entre outros pontos. Ou seja, não são apenas os animais de rua que desenvolvem sarnas. Até mesmo aqueles que vivem dentro de casa podem desenvolver também.

Independente de idade e raça do animal, a sarna pode aparecer. Alguns animais não apresentam predisposição genética, o que faz com que o desenvolvimento da doença aconteça de maneira menos intensa, mas nem por isso estão imunes.

 

Tipos de sarna em cães

Existem três tipos de sarnas que podem acometer o seu melhor amigo, sendo elas:

    • Sarna sarcóptica – causada pelo ácaro Sarcoptes scabei – pode atingir os animais em qualquer época do ano, e causa coceira intensa, vermelhidão, inchaço, queda de pelo, feridas e até mesmo sangramentos. É contagiosa.
    • Sarna otodécida – causada pelo ácaro Otodectes cynotis – é a sarna que acomete diretamente o ouvido do animal, trazendo coceira, inchaço e feridas. É contagiosa e neste caso o cão produz bastante cera de coloração mais escura dentro do ouvido, com cheiro forte, podendo desenvolver uma otite severa.
    • Sarna negra ou demodécica – causada pelo ácaro Dermodex canis – é uma sarna que causa feridas negras, coceira e odor fétido. Ela não possui cura, mas sim tratamento e controle. É transmitida geneticamente, ou seja, cães com esse tipo de sarna podem transmitir aos seus filhotes. E quando o animal tem sua imunidade debilitada, se manifesta de maneira intensa. Indicado a castração do animal para evitar a proliferação.

(+) Veja mais: Osteoartrose em cães: o que é, como prevenir e tratar


 

Como prevenir a sarna?

Para prevenir a sarna, é necessário tomar atitudes higiênicas e medidas para fortalecer o sistema imune do cão. Tente:

  • Otimizar a nutrição do animal;
  • Manter sua cama sempre limpa;
  • Manter seus cobertores e tapetes da casa sempre limpos;
  • Evitar ambientes empoeiradas;
  • Manter a higiene do animal com escovações e banhos regulares;
  • Entre outros.

 

Existe tratamento para a sarna?


(+) Veja mais: Traqueobronquite canina: o que é, como tratar e prevenir


Sim, todos os tipos de sarna possuem tratamento e controle. O tratamento é medicamentoso, com a utilização de cremes, hidratantes e pomadas, a fim de acabar com as feridas e coceira. Ainda, o veterinário pode indicar tratamentos de suporte para aliviar sintomas da coceira, dores devido a complicações, e tratar ou evitar infecções secundárias.

E lembre-se: leve o seu PET para um médico veterinário antes de medicar por conta própria o seu cão. Muitos tutores ao verem a coceira e queda de pelo se precipitam e compram a medicação por conta própria, o que é um grande problema, uma vez que outras doenças dermatológicas também se manifestam dessa maneira.

 

Manipulado DrogaVET

Tutor, os medicamentos manipulados trazem mais praticidade, comodidade e economia, além de garantir um tratamento descomplicado, divertido e eficaz para o animal. O Manipulado DrogaVET® está presente há mais de 14 anos no mercado, promovendo pesquisas científicas e atuando em prol da saúde animal e a conscientização do cuidado com nossa fauna

Se o seu PET estiver precisando de algum medicamento, conte com a gente! Entregamos diretamente em sua casa.


(+) FAÇA SEU ORÇAMENTO – RÁPIDO E FÁCIL! Clique aqui


 

Acesse o canal DrogaVET no Youtube!

VEJA MAIS E SE INSCREVA NO CANAL: DrogaVET – Saúde Animal

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Leave a Reply