Mundo Animal

Insuficiência renal crônica em gatos: entenda o que é e como prevenir

Insuficiência renal crônica em gatos: entenda o que é e como prevenir

A insuficiência renal crônica em gatos é uma condição grave e que exige cuidado. Embora seja muito frequente em felinos idosos, gatinhos de qualquer idade podem apresentar a condição ou até mesmo nascer com ela. Fatores congênitos, genéticos e hereditários fazem com que o bichano apresente desde sempre a insuficiência, porém ela também pode ser adquirida por fatores externos. 

Não há um quadro geral e claro que pontua onde a doença pode existir ou não, é necessário cuidar muito bem do felino e ficar atento aos sinais para o tratamento e diagnóstico correto e, preferencialmente, precoce. Só isso pode trazer qualidade de vida e tratamento para o gatinho. O conhecimento é a melhor forma de manter o felino bem e proporcionar uma vida longeva. 

O que é Insuficiência renal crônica em gatos?

A insuficiência renal crônica em gatos, também chamada de doença renal crônica, é uma patologia que impede que os rins dos gatinhos realizem suas funções. Problemas renais são comuns em felinos, pois toda a espécie tem rins muito sensíveis, o que faz dos gatinhos vítimas de inúmeros fatores que afetam este órgão.

Como dito, a doença atinge em suma gatinhos mais idosos, porém isso não é regra e bichanos de todas as idades podem sofrer com problemas renais e com a insuficiência. A patologia é considerada grave e progressiva e mesmo com o  tratamento adequado pode levar o gatinho a óbito, portanto todo cuidado é fundamental.

O que é Insuficiência renal crônica em gatos?
Fonte/Reprodução: original.

Para entender melhor como a insuficiência renal em gatos acomete o organismo dos bichanos é fundamental entender a função dos rins. A atividade principal do rim é filtrar o sangue para que substâncias nocivas e tóxicas sejam dispensadas na urina. 

Além disso, devido a sua função glandular os rins secretam substâncias importantes para o organismo do bichano. Outra função do órgão é equilibrar nutrientes e componentes minerais no sangue como o fósforo. Quando há uma insuficiência renal nos felinos todas essas atividades do órgão são severamente comprometidas, em especial a de filtração gerando um desequilíbrio mineral. 

Com isso, substâncias nocivas que deveriam ser secretadas acabam por circular de maneira livre do organismo, o que resulta em diversas complicações. A insuficiência renal crônica, diferente de outras condições que afetam os rins, se caracteriza principalmente por não ter cura de modo definitivo e apresentar um curso progressivo. 

No caso, para ser crônica é necessário que haja uma persistência no quadro e por isso é tão grave, pois significa que os felinos sofrerão por longos períodos com a patologia e suas complicações. A intoxicação durante o período de insuficiência renal crônica em gatos pode chegar a níveis críticos e não à toa a insuficiência é considerada a segunda mais comum causa de óbito em felinos.

Quais são as causas e principais sintomas?

Como comentamos, as principais causas da insuficiência renal crônica em gatos são os fatores genéticos e congênitos. Isso significa que boa parte dos gatinhos que apresentam a condição já nasceram assim. O tempo também é um grande facilitador e até mesmo causador da doença, pois a idade faz o órgão passar a falhar em suas funções.

Existem ainda outras causas que frequentemente se observam em felinos com a condição. Esses também são fatores de riscos que devem ser investigados para haver um tratamento adequado para o bichano. Entre essas causas podemos citar:

  • Infecção renal aguda;
  • Doenças cardíacas;
  • Intoxicação alimentar;
  • Efeito de parasitas. 

Entender os sintomas e sinais da doença também é fundamental para que o dono procure um médico veterinário e inicie o tratamento correto. Reconhecer esses sinais no começo da manifestação da doença renal crônica pode prolongar a vida do bichano com o tratamento. Entre os principais sintomas se destacam: 

  • Maior ingestão de água;
  • Alteração no quanto o gatinho urina;
  • Falta de apetite severo;
  • Perda de peso;
  • Apatia ou agressividade;
  • Urina com sangue;
  • Urina muito escura;
  • Hálito forte;
  • Vômito;
  • Sangramento na boca. 

Nem sempre a insuficiência renal crônica em gatos apresenta os sintomas de início e a depender do grau e do avanço da patologia, os sinais podem se manifestar de modo diferente. Muito do tratamento da insuficiência renal crônica é feito de acordo com os sintomas apresentados e no intuito de aliviá-los para melhorar a vida do gatinho. 

E para auxiliar no tratamento a DrogaVET investe no uso de manipulados para felinos. A DrogaVET é referência na manipulação para tratamento veterinário no Brasil, onde os medicamentos para gatinhos são personalizados para serem melhor administrados.

A personalização da DrogaVet é rica, visto que muda o formato e até mesmo sabor dos medicamentos para que seu bichano se interesse e facilite a ingestão, pois todo tutor de gatos sabe como é difícil convencê-los a tomar suas medicações, principalmente quando sua alimentação está comprometida.

Por isso que os esforços da DrogaVET são fundamentais para que o tratamento correto seja aplicado de forma mais fácil por tutores e veterinários. Chega de passar sufoco na hora de administrar a medicação necessária em seu pet, com os manipulados da DrogaVet será muito mais fácil. 

Como é feito o diagnóstico da Insuficiência renal crônica em gatos?

O diagnóstico da insuficiência renal crônica em gatos é fundamental para o tratamento. Ele deve ser realizado com base na observação do felino, exames clínicos, laboratoriais, exames de imagem e considerações sobre os sinais e sintomas apresentados. No geral, quanto mais precoce o diagnóstico melhor será o tratamento administrado. 

Entre os principais exames utilizados para este diagnóstico estão o exame de urina e também de sangue. Eles podem mostrar inúmeras alterações que indicam que os rins do felino não estão trabalhando da maneira correta. Quando são necessários exames mais detalhados que o de sangue e urina, o médico veterinário recorre à ultrassonografia.

Como é feito o diagnóstico da Insuficiência renal crônica em gatos?
Fonte/Reprodução: original.

Para um diagnóstico completo e até mesmo preventivo, a ultrassonografia é o mais indicado. Ela pode detectar alterações no fluxo sanguíneo do bichano, como também identifica possíveis alterações na estrutura do próprio rim. 

Por meio da ultrassonografia é possível que o médico veterinário consiga antecipar um episódio de insuficiência renal e crie uma série de tratamentos e recomendações que melhoram a qualidade de vida do gatinho. Quanto mais cedo identificar o problema, melhor será lidar com a doença e menos riscos e desconforto o bichano irá sentir com os anos, em especial durante sua velhice

Quais raças de gatos a insuficiência renal crônica é mais comum?

O número de incidência da insuficiência renal crônica em gatos salta aos olhos. Especialistas supõem que cerca de 20% a 50% dos felinos idosos podem apresentar a doença, o que, como dito, não é uma regra e até mesmo gatinhos jovens podem ser diagnosticados com um quadro de doença renal crônica. 

Outro fator interessante é que a insuficiência atinge todas as raças, ou seja, não há uma única raça de felino que não esteja suscetível a doenças renais como a insuficiência. No entanto, certas raças costumam apresentar a condição com ainda mais frequência como: 

  • Burmese;
  • Siamês;
  • Maine Coon;
  • Abissínio;
  • Persa. 

Gatos que não tem uma raça definida também não estão livres de apresentarem insuficiência renal. Como já declarado, a doença é grave, em especial quando não é diagnosticado de maneira precoce e se o seu felino for de uma dessas raças realize exames de rotina com seu veterinário de confiança. 

A Insuficiência renal crônica em gatos tem prevenção?

Felizmente, existem meios válidos para os tutores conseguirem melhorar a qualidade de vida dos felinos e até mesmo prevenir quadros graves e o avanço da insuficiência renal em gatos. E nem se trata de hábitos avançados ou do uso de medicamentos, pelo contrário, hábitos simples já são o suficiente para prevenção. 

O cuidado com os bichanos e seus rins é fundamental quando este órgão pode apresentar tantos quadros problemáticos durante a vida do felino. Então fique atento para proporcionar mais saúde para os gatinhos com os seguintes cuidados: 

  • Disponibilidade de água constante para o felino;
  • Espaço para o bichano urinar, especialmente com as caixinhas de areia;
  • Procure sempre um veterinário para medicar o gato;
  • Exames de rotina e check-ups preventivos;
  • Boa alimentação com rações de qualidade. 

Esses hábitos irão melhorar e muito as condições do seu gatinho e poderão impedir o avanço e até mesmo o aparecimento da insuficiência renal crônica, em especial nos primeiros anos de vida. Mesmo na velhice, esses cuidados ainda são fundamentais para que o felino não sofra tanto com a insuficiência e tenha uma vida prolongada. 

Como cuidar do gato com Insuficiência renal crônica?

Quando a insuficiência renal crônica em gatos é diagnosticada é necessário que o tutor inicie alguns cuidados. Além de aplicar os medicamentos e os manipulados da DrogaVet seguindo a receita e recomendação do médico veterinário, é fundamental que certos cuidados sejam adotados na rotina do gato e do tutor.

Como cuidar do gato com Insuficiência renal crônica?
Fonte/Reprodução: original.

Entre eles se destacam aqueles com a alimentação do gatinho. O felino que for diagnosticado com a insuficiência deve ter sua dieta personalizada para atender suas necessidades e demandas por certos nutrientes e substâncias. No mercado há rações com fórmulas específicas para os gatinhos com os rins comprometidos, mas essas mudanças devem ser feitas sempre sob a indicação e supervisão do médico veterinário nefrologistas.

Como o quadro é frequentemente acompanhado com uma idade avançada dos felinos, também é recomendado oferecer ração fácil para mastigar. Outro cuidado fundamental é disponibilizar água e local próprio para o pet urinar, como também evitar o estresse do bichano e proporcionar um ambiente calmo. 

Quais as possíveis complicações da Insuficiência renal crônica em gatos?

É comum que a insuficiência renal crônica em gatos venha acompanhada de certas complicações que tornam a saúde do felino ainda mais delicada. Uma das principais é a anemia,  causando perda de apetite do felino, que também está associada à perda de peso e, até mesmo, à desidratação. 

Doenças cardíacas como hipertensão e até mesmo arritmia estão associadas à insuficiência. Complicações gastrointestinais também são frequentes e resultam em diarreia, a já citada perda de peso e até mesmo vômito. Quando o quadro de insuficiência é avançado, o gatinho pode apresentar úlceras, sangramentos intestinais e com o tempo vir a óbito.

Como funciona o tratamento da Insuficiência renal crônica em gatos?

O tratamento de insuficiência renal não busca a cura, pois ainda não existe. No entanto, quanto mais cedo diagnosticada, maior será o controle e melhor o veterinário poderá lidar com a evolução da  patologia. Como tratamento são receitados suplementos, medicamentos para os rins e para filtrar o sangue, e também rações especiais. 

A alimentação, como citamos, tem grande importância para o quadro e rações com teor de água elevado e proteínas de qualidade são indicadas. Fluidoterapia também entra no tratamento, reposição hormonal e algumas adaptações que favoreçam o consumo de água, como a troca de bebedouro com um por fluxo contínuo de água. 

E os medicamentos podem ser manipulados pela DrogaVet, com todos os ativos que irão tratar do rim do gatinho. Esses esforços promovem a qualidade de vida que prolonga os dias do gatinho, permitindo uma rotina funcional. Por isso, realize check-ups de rotina e não deixe de levar seu bichano para o médico veterinário. 

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Deixe um comentário