Artigos

Gripe Felina: o que é, como prevenir e tratar

O frio chegou para ficar! E assim como nós humanos, os felinos também sofrem com a gripe nesta época do ano mais fria e seca.

Embora o tratamento seja eficaz e rápido se o diagnóstico for realizado de maneira precoce, a doença pode desencadear outras patologias mais sérias se não for tratada corretamente. A gripe dos gatos merece a sua atenção!

Quer entender ainda mais sobre a doença? O que é, como podemos prevenir e tratar? Continue a leitura!

Gripe felina: o que realmente é?

Os sintomas da Gripe ou Rinotraqueíte Felina são muito semelhantes ao da gripe humana e pode ser provocada pelo vírus Herpesvírus felino tipo 1 ou FeHV-1. As bactérias também podem estar presentes atuando como oportunistas, agravando o quadro. Por ser caracterizada pelos sintomas respiratórios, é também conhecida como Complexo Respiratório Viral Felino (CRVF) e acometem o trato respiratório superior. Seu período de incubação é curto, sendo que no inverno os casos se multiplicam e se manifestam com muita intensidade.


(+) Veja mais: Doenças hormonais em gatos: entenda sobre


Principais sintomas da gripe felina

  • Secreções nasal e ocular;
  • Febre;
  • Espirros;
  • Sonolência;
  • Diminuição do apetite.

A intensidade dos sintomas pode variar conforme a imunidade e estado de saúde geral do animal. A secreção nasal ocular por exemplo, pode ser leve ou muito purulenta nos casos em que ocorrem infecção bacteriana oportunista.

Caso seu bichano apresente algum destes sintomas principais, leve para uma consulta veterinária para uma avaliação.


(+) Veja mais: Você sabia que os gatos também tem dores na coluna?


Formas de transmissão e diagnóstico

Tutor, assim como a gripe humana, o vírus da Rinotraqueíte Felina é transmitido facilmente, sendo considerado altamente contagioso. Os gatos podem se contaminar com um simples contato com secreções ou objetos de um outro felino infectado. O período de incubação desta doença é curto, ou seja, o tempo que leva desde o contato com o vírus até aparecer os primeiros sintomas é rápido, cerca de 2 semanas.

É importante ficar atento! Pois o animal que transmite nem sempre fica doente, ou seja, alguns gatos podem ser contaminados sem apresentar sintomas e seguir transmitindo a gripe para outros animais. Mesmo sendo uma doença altamente contagiosa ela não é transmitida para humanos nem para outras espécies animais, apenas os felinos são infectados.

Para realizar o diagnóstico correto é fundamental que consulte um veterinário. Nesta consulta ele irá fazer algumas perguntas a respeito dos hábitos do seu gatinho, se teve contato com outros animais possivelmente infectados, etc. O veterinário também irá realizar exame físico e laboratorial para identificar e indicar o melhor tratamento.


(+) Veja mais: Hiperadrenocorticismo em PETs: como prevenir e tratar


Como prevenir a Rinotraqueíte Felina?

Atualmente a melhor forma de prevenir é com a vacinação. Apesar das vacinas disponíveis no mercado não serem 100% eficazes, é importante conversar com seu veterinário e avaliar um protocolo que inclua esta vacina para Rinotraqueíte. Uma dica importante é evitar lugares fechados com outros animais, principalmente se algum tiver manifestação de sintomas, ainda mais nas épocas de frio e clima seco.

Como tratar a gripe felina?

O tratamento para a gripe felina é apenas sintomático. O fato de o agente principal desta doença ser um vírus, determina que o tratamento seja baseado em medicamentos para aliviar os sintomas, como uso de antitérmicos para febre, analgésicos para dor, e uma alimentação adequada e nutritiva para auxiliar na recuperação.

Dependendo da quantidade de secreção nasal ocular, pode ser que o veterinário indique o uso de colírios adequados para uma boa limpeza dos olhos e para evitar complicações. Uma boa dose de carinho e muito descanso para seu bichano também são importantes para ele se recuperar logo.

Lembre-se de consultar um veterinário para realizar o diagnóstico correto. Muitas outras doenças apresentam sintomas similares, e por isso a importância da avaliação de um profissional capacitado para garantir o tratamento de forma rápida e eficaz.

Manipulado DrogaVET

Tutor, os medicamentos manipulados trazem mais praticidade, comodidade e economia, além de garantir um tratamento descomplicado, divertido e eficaz para o animal. O Manipulado DrogaVET® está presente há mais de 15 anos no mercado, promovendo pesquisas científicas e atuando em prol da saúde animal e a conscientização do cuidado com nossa fauna

Se o seu PET estiver precisando de algum medicamento, conte com a gente! Entregamos diretamente em sua casa.


(+) FAÇA SEU ORÇAMENTO – RÁPIDO E FÁCIL! Clique aqui


Acesse o canal DrogaVET no Youtube!

VEJA MAIS E SE INSCREVA NO CANAL: DrogaVET – Saúde Animal

 

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Leave a Reply