Gripe dos Gatos: entenda sobre

Não são apenas os humanos que sofrem com os sintomas da gripe! Os cachorros também são atingidos por essa doença, assim como os nossos amados bichanos. Inclusive, a gripe dos gatos é uma doença comum e afeta o trato respiratório do animal de maneira intensa.

Embora o tratamento seja eficaz e rápido se o diagnóstico for realizado de maneira precoce, a doença pode desencadear outras patologias mais sérias se não for tratada corretamente. A gripe dos gatos merece a sua atenção!

Quer entender ainda mais sobre a doença? O que é, e como podemos prevenir e tratar?

Gripe dos gatos: o que realmente é?

A gripe dos gatos pode ser causada principalmente por vírus ou bactérias e se assemelha muito com a gripe dos humanos em seus sintomas. Conhecida também como Complexo Respiratório Viral Felino (CRVF) ou Rinotraqueíte Felina , ocorre principalmente nas épocas mais frias e secas, a gripe dos gatos se manifesta com mais intensidade e maior número de casos.

Sintomas da gripe dos gatos

Como dissemos, se assemelha muito aos problemas que a gripe dos humanos causam em nós, os tutores de nossos bichanos. São eles:

• Espirros;
  • Febres;
  • Secreções;
  • Letargia;
  • Dores no corpo;
  • Dores nas articulações;
  • Boca om secreções
  • Entre outros.

Se perceber alguns desses sinais no seu gatinho, não hesite em levá-lo ao médico veterinário.

Cuidado! O transmissor pode não manifestar a doença.

A gripe dos gatos é altamente contagiosa, e você, tutor, deve estar atento a isso. O problema é ainda maior pois existem alguns organismos que são mais fortes, não sofrendo os sintomas da doença, embora estejam com o agente dentro de si. Ou seja, podem passar a doença para outros gatos menos fortalecidos sem nem mesmo mostrar sintomas para que você se preocupe. Apesar de ser altamente contagiosa, não existe riscos dos humanos ou cães adoecerem desta mesma doença pois são específicos para felinos.

Como prevenir?

Atualmente, o modo mais efetivo de prevenir seu felino contra a gripe dos gatos é vacinando-o. A vacina contra a doença consta na maioria dos protocolos de vacinação de filhotes em todo o Brasil, mas aconselhamos que você verifique e se certifique de que seu gato foi vacinado.

Avacina não imuniza 100% o animal, de modo que é importante que você também tome cuidado com o contato com outros animais, principalmente aqueles que estão com os sintomas se manifestando. No inverno e no outono intensifique o cuidado.

Gripe dos gatos: tem tratamento?

Sim, como falamos anteriormente, existe tratamento direcionado para melhorar os sintomas da gripe dos gatos e o mesmo é extremamente efetivo. Trata-se de uso medicamentos e nutrição adequadas, e bastante descanso para o seu melhor amigo.

E lembre-se: procure sempre um médico veterinário para o diagnóstico e tratamento do seu gato!

Manipulado DrogaVET

Tutor, os medicamentos manipulados trazem mais praticidade, comodidade e economia, além de garantir um tratamento descomplicado, divertido e eficaz para o animal. O Manipulado DrogaVET® está presente há mais de 14 anos no mercado, promovendo pesquisas científicas e atuando em prol da saúde animal e a conscientização do cuidado com nossa fauna

Se o seu PET estiver precisando de algum medicamento, conte com a gente! Entregamos diretamente em sua casa.

Saiba mais sobre gripe felina