Artigos

Articulações do seu gato: dicas e cuidados

Quando falamos dos nossos gatos já pensamos de imediato: aquele bichinho majestoso, com andar elegante, peripécias mil! Sim, o gato é o animal doméstico mais peralta que temos.

Para garantirmos que ele será sempre saltitante e feliz, precisamos cuidar com carinho de suas articulações. Continue lendo o post que iremos explicar melhor como manter as articulações do seu gato saudáveis e fortes.

O que são as articulações?

A articulação é a junção de dois ou mais ossos e podem ser imóveis, semimóveis e completamente móveis. A que mais lembramos são as completamente móveis, como articulação do cotovelo e do joelho, por exemplo.


(+) Veja mais: Gripe Felina: o que é, como prevenir e tratar


O que é artrite?

Artrite é a denominação das inflamações nas articulações. As doenças articulares são silenciosas e podem ser descritas em duas categorias:

– Inflamatórias: aquelas que são ocasionadas por doenças infecciosas (contaminadas por bactérias, fungos ou vírus) ou imunomediadas (quando os anticorpos do próprio gato não reconhecem a articulação e passam a ataca-la);

– Não-inflamatórias: processos degenerativos causados por senilidade ou processo inflamatório crônico, alterações de desenvolvimento, processos neoplásicos (quando temos tumoração envolvida) e traumatismos.

Como manter as articulações saudáveis?

Atualmente, a alimentação dos nossos PETs costuma ser balanceada, com quantidade de proteínas, sais minerais e suplementação nutracêutica adequada.

Mas apesar de todo o corpo do animal ser preparado para esse tipo de movimento, o ato de pular em si vai ocasionando pequenas lesões nas articulações que a longo prazo, se tornam uma degeneração.

A suplementação preventiva com nutracêuticos condroprotetores eficazes (como condroitina e glucosamina) ajudam a aumentar a saúde da articulação, evitando processos inflamatórios e reduzindo a dor. A adição de Omega 3 na dieta também tem bons resultados, pois ele auxilia no sistema imunológico e reduz as os danos associados a osteoartrite.

Gatos obesos também tem maior propensão a terem problemas articulares a longo prazo, já que o sobrepeso atua como fator de maior desgaste e lesão nas juntas articulares. Então, manter o animal em forma é fundamental.

Um ótimo meio de manter as articulações saudáveis é o enriquecer o ambiente. Como isso funciona? O enriquecimento do ambiente nada mais é do que estimular o seu gato a brincar e desafiar-se, com arranhadores, brinquedos e também o próprio ato de esconder a comida para encorajar a caça. Este enriquecimento gera o estímulo a atividades físicas, mantendo o bom escore corporal e consequentemente, perda de calorias.


(+) Veja mais: Doenças hormonais em gatos: entenda sobre


Como diagnosticar quando há algo de errado?

Por serem ágeis e serelepes, quando algo acontece nós tutores conseguimos perceber que o nosso PET não está saudável. Porém, o diagnóstico das artrites não é simples. O veterinário, médico capacitado para fazer esse diagnóstico, faz uma análise clínica do animal, perguntando sobre a vida dele, tipo de alimentação e geralmente pede exames complementares, como raio-x e exame ortopédico.

Os sinais que os gatos podem apresentar são:

  • Presença de dor;
  • Incapacidade de saltar;
  • Perda de peso;
  • Falta de apetite (anorexia);
  • Depressão;
  • Posturas anormais para fazer xixi ou cocô;
  • Comportamentos agressivos.

Caso o seu gato apresente qualquer um desses sintomas, leve-o ao veterinário para possível diagnóstico. Lembre-se: quanto mais cedo, melhor.


(+) Veja mais: Você sabia que os gatos também tem dores na coluna?


E se confirmar que há problema articular, como tratar?

Os problemas articulares podem ocorrer de variadas formas, mas todas elas possuem um tratamento específico. O tratamento usualmente é longo, demanda de recursos financeiros, emocionais e disposição de tempo com o seu PET.

Há os tratamentos medicamentosos, que podem ser feitos com anti-inflamatórios, antibióticos (quando a causa for infecção) e até opióides, já que a dor articular pode impossibilitar o animal de se locomover e deixá-lo com baixa qualidade de vida.

Há os tratamentos alternativos com um bom resultado, como acupuntura, melhora da alimentação e enriquecimento do ambiente. Todos os métodos sempre são associados a fisioterapia para reabilitação da articulação afetada.

Para os casos mais graves, pode ser recomendada o tratamento cirúrgico, que só são considerados pelo médico veterinário quando não há melhoria razoável da qualidade de vida frente aos tratamentos anteriores.

Lembrando tutor, que para os gatos, na DrogaVET existem diversas formas farmacêuticas para melhor medicar, como caldas, molhos, pastas e filmes orais. Consulte o seu veterinário e venha fazer a prevenção ou tratamento conosco!

Manipulado DrogaVET

Tutor, os medicamentos manipulados trazem mais praticidade, comodidade e economia, além de garantir um tratamento descomplicado, divertido e eficaz para o animal. O Manipulado DrogaVET® está presente há mais de 15 anos no mercado, promovendo pesquisas científicas e atuando em prol da saúde animal e a conscientização do cuidado com nossa fauna

Se o seu PET estiver precisando de algum medicamento, conte com a gente! Entregamos diretamente em sua casa.


(+) FAÇA SEU ORÇAMENTO – RÁPIDO E FÁCIL! Clique aqui


Acesse o canal DrogaVET no Youtube!

VEJA MAIS E SE INSCREVA NO CANAL: DrogaVET – Saúde Animal

 

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Leave a Reply