Artigos

9 curiosidades para quem é apaixonado por cavalos

Cavalos são criaturas fascinantes! Animais incríveis, inteligentes, companheiros e extremamente sensíveis.  Possuem muitas qualidades e são ótimos animais de estimação.  A relação do homem com o cavalo existe há muito tempo. O animal esteve presente de diversas maneiras na história e já foram usados em guerras, como meio de transporte, como tração em atividades agrícolas, no esporte, lazer e entre outras atividades importantes.  E para comemorar o Dia do Cavalo, selecionamos nove curiosidades sobre os cavalos para você ficar ainda mais por dentro do universo equino!

1- Sorria!

Você já deve ter visto um cavalo fazendo uma expressão estranha, mostrando os dentes bem semelhante a um sorriso. Na verdade, isso é uma técnica para aumentar seu nariz e permitir que eles sintam cheiros com mais facilidade, uma vez que o movimento ajuda o animal a direcionar os cheiros para as glândulas olfatórias localizadas no final da passagem nasal. Além disso, os dentes dos equinos crescem durante toda sua vida , também se desgastam conforme mastigam e com base neles, é possível determinar a idade do animal.

2- Forte como um cavalo

Depois do elefante, os cavalos são considerados um dos animais terrestres mais fortes do reino animal. Eles podem exercer uma força proporcional ao seu peso. Um cavalo de 1 tonelada, por exemplo, pode arrastar um peso semelhante.


(+) Veja mais: Problemas hormonais em cavalos: quais os principais fatores e como tratar?


3- Memórias e lembranças

Além da força, os cavalos possuem outra característica marcante: excelente capacidade para memorizar. São capazes de se lembrar de pessoas, lugares e situações com grande facilidade, armazenando na memória os momentos que presenciaram. E por isso que, se um cavalo é tratado com carinho, ele vai lembrar da pessoa como um amigo para o resto da vida e caso presencie um momento traumático também. Além disso, eles conseguem se lembrar por muito tempo das pessoas, mesmo após longo período de ausência.

4- Campo de visão

Os olhos de um cavalo são maiores que os de qualquer outro mamífero terrestre. São nove vezes maiores em volume, em comparação aos olhos de um ser humano, por exemplo. Os cavalos enxergam muito bem graças aos seus olhos peculiares, que por estarem localizados ao lado da cabeça do animal, permitem um grande campo de visão lateral. Porém, a perspectiva de um cavalo é limitada frontalmente e sua visão é mais eficiente para enxergar objetos em curto ou longo alcance. São animais considerados como presas na vida selvagem e por isso seu campo de visão é desenvolvido de tal forma para perceber perigo e facilitar a fuga.

5- Cavalos dormem em pé?

Você sabia que os cavalos dormem tanto em pé quanto deitados? E por incrível que pareça, passam a maior parte do sono dormindo em pé. Estes animais possuem um mecanismo que permite apoiar a maior parte do peso nas pernas da frente, e o restante eles alternam entre as pernas traseiras. No entanto é comum cavalos atletas dormirem deitados e se acostumarem com esta posição, por se sentirem mais seguros e relaxados, conseguem descansar e dormir deitados.


(+) Veja mais: Suplementos para cavalos: mais saúde e força para equinos


6- Correr a galope

Cavalos são animais muito velozes, pois é uma das características do próprio instinto para fugir de seus predadores. A velocidade máxima de um cavalo comum é de aproximadamente 45 km/h. A raça mais veloz é a Puro-sangue inglês, que chega a atingir cerca de 60 km/h.

7- Com os ouvidos atentos

Cavalos tem bons ouvidos e escutam muito bem. São capazes de reconhecer sons e vozes familiares a longas distâncias. Uma curiosidade engraçada é que podem mover suas orelhas em 180 graus, isso porque a orelha do animal é composta por 16 músculos cada uma. Além disso, é possível perceber sua sensação térmica através da ponta de suas orelhas, se estão frias é sinal de que o animal se sente da mesma forma.

8- Os cavalos não vomitam

Esta particularidade é muito importante, pois quando ficam indispostos após ingerirem algum alimento que pode ter fermentado e formado gases, eles ficam bastante estufados, sentem muita dor e por não conseguirem vomitar, existe o risco do seu estômago se romper e levar a morte. Por isso, os equinos são considerados animais sensíveis apesar de seu tamanho e podem morrer de cólica, literalmente. Mas a natureza é sábia, pois a capacidade média de um estômago de um cavalo adulto chega a 18 litros, imaginem se este animal vomitasse? Caso apresentem sintomas como estufamento, o quadro é considerado uma emergência, sendo necessária a intervenção de um veterinário para evitar o agravamento.


(+) Veja mais: Pulmoeira em equinos: como evitar?


9- A cor da pelagem branca

Os cavalos “brancos”, na verdade possuem uma pelagem chamada Tordilha. Eles nascem com pelos escuros e vão clareando com a idade avançada. Assim é uma forma de ajudar a identificar também a idade média de um cavalo tordilho, pois quanto mais velho mais branco será.

 

Estas são apenas algumas curiosidades deste animal encantador. É apaixonante cada vez mais conhecer e aprender sobre o comportamento e peculiaridades dos equinos. Uma coisa é certa: os cavalos são animais incríveis e encantadores.

Manipulado DrogaVET

Tutor, os medicamentos manipulados trazem mais praticidade, comodidade e economia, além de garantir um tratamento descomplicado, divertido e eficaz para o animal. O Manipulado DrogaVET® está presente há mais de 14 anos no mercado, promovendo pesquisas científicas e atuando em prol da saúde animal e a conscientização do cuidado com nossa fauna

Se o seu PET estiver precisando de algum medicamento, conte com a gente! Entregamos diretamente em sua casa.


(+) FAÇA SEU ORÇAMENTO – RÁPIDO E FÁCIL! Clique aqui


 

Acesse o canal DrogaVET no Youtube!

VEJA MAIS E SE INSCREVA NO CANAL: DrogaVET – Saúde Animal

 

 

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Leave a Reply