Traqueobronquite canina: o que é, como tratar e prevenir

Traqueobronquite

A proteção dos cachorros contra doenças precisa ser constante, principalmente em períodos do ano em que as temperaturas caem, afinal, a traqueobronquite canina é uma das doenças mais comuns de se contrair em épocas mais frias.

Deixar os cachorrinhos sadios, felizes e com muita energia para brincarem ao longo do dia é extremamente importante. Não só isso, como também compreender quais maneiras de impedir que esta doença séria atrapalhe o cotidiano do seu grande amigo e o deixe prostrado.

O que é a traqueobronquite canina?

A traqueobronquite canina é ocasionada pelo vírus da parainfluenza, pela bactéria Bordetella Bronchiseptica, por adenovírus CAV-1 ou CAV-2, pelo herpesvírus e o reovírus. É uma das doenças respiratórias mais comuns presentes no mundo canino e que afeta a laringe, a traqueia e até mesmo os brônquios – além disso, ela pode também ser detectada nas narinas.

O que é a traqueobronquite canina?
Fonte/Reprodução: original.

Este problema é causado por múltiplos agentes, que invadem o organismo do animal para se desenvolverem.

O diferencial da doença é por ocorrer em épocas sazonais, sendo muito frequente em épocas de friagem intensa como no inverno, outono e no começo da primavera, especialmente quando se fala dos estados próximos à região sul.

Quais são as causas da traqueobronquite canina?

A forma de transmissão acontece através do contato direto do seu cachorro com outros cães contaminados. É possível que ele a desenvolva também a partir do contato com gotículas presentes no ar e secreções de cachorrinhos que convivem no mesmo ambiente.

Vale comentar que os cachorrinhos que possuem o sistema imune comprometido e os filhotinhos são os que mais têm chances de serem diagnosticados com a traqueobronquite, principalmente se estiverem em ambientes com vários cães.

Como são os sintomas da Traqueobronquite canina e como identificar?

Os problemas que a traqueobronquite canina causa vão desde secreção ocular, tosse muito intensa e seca, até movimentos que lembram os de quando o cachorro quer vomitar, mais conhecidos por “mímica de vômito”.

Em cada um destes casos, mantenha a atenção para impedir que a traqueobronquite permaneça ativa no organismo do seu amigo. A doença gera incômodos, além de deixá-lo muito estressado com o passar dos dias, portanto, conheça os seguintes sintomas:

Tosse seca e contínua

A traqueobronquite canina possui sinais fáceis para detectar a doença, como tosses extremamente secas e contínuas. Este é um problema ocasionado pela irritação presente na região da traqueia.

Secreção ocular

A secreção ocular é comum na traqueobronquite canina e é um dos sintomas que geram muito incômodo no animal porque, se não for limpa com frequência, pode atrapalhar na visão do cachorro.

Dificuldades para respirar

Em determinados casos da traqueobronquite canina, o seu cachorro pode apresentar dificuldades para respirar mesmo com o menor dos movimentos. Tenha o máximo de atenção quanto a este sintoma, pois o seu amigo precisa de cuidados imediatos de um profissional.

Secreção nasal

A secreção pode acontecer com muita frequência nos cãezinhos e você pode observá-la através da liberação de muco pelo focinho.

Febre

A febre é mais uma das atribuições da traqueobronquite canina, que afeta todo o cotidiano do cachorro e o deixa mais indisposto ao longo do dia, com sensação de moleza, cansaço e pouca vontade de comer.

Chiado para respirar

Os sons de chiado são emitidos durante a respiração por conta das vias respiratórias que ficam estreitas. A passagem de ar não ocorre como esperado, causando este som de “ronco”, mas que se não estiver em um grau severo pode sequer ser escutada por você.

Falta de apetite

Cachorros comem bem e várias vezes durante o dia, mas quando adoecem não demonstram a mesma vontade de comer a ração. Este é um problema sério, pois se você não redobrar a atenção, seu cachorrinho pode perder peso e desenvolver outros problemas de saúde.

Como é o tratamento da Traqueobronquite canina?

Os tratamentos para a traqueobronquite canina diferem entre o tipo de variante contraída pelo cãozinho. Para facilitar o diagnóstico, você pode coletar uma amostra da secreção eliminada por ele ao colocar em um recipiente e procurar o veterinário, para facilitar na escolha do melhor tratamento.

Como é o tratamento da Traqueobronquite canina?
Fonte/Reprodução: original.

Ao estar com a receita em mãos, conte com a DrogaVET para realizar a manipulação dos medicamentos e colírios, caso necessário. Dessa forma, você proporciona um cuidado especial, muito mais saboroso e divertido, por escolher o gosto das cápsulas, de acordo com as preferências do seu amigo.

Pode medicar o cachorro sem prescrição de um veterinário?

Para cuidar adequadamente do seu cachorrinho, sempre converse com o profissional que for de sua confiança. Nunca faça a medicação por conta própria, pois a escolha pode não ser a correta e agravar o problema, mesmo que a sua intenção seja apenas a de ajudá-lo.

Dicas para prevenir a Traqueobronquite canina

É possível prevenir a traqueobronquite canina através da vacinação múltipla, esta que visa prevenir o desenvolvimento de leptospirose, cinomose, hepatite e até mesmo da parvovirose. Se você tiver filhotinhos, os leve para tomar a vacina a partir dos 45 dias de vida e retorne anualmente para mantê-los seguros. Para isso, siga as principais dicas:

Mantenha o ambiente protegido contra ar frio

Períodos de frio mais intenso são os principais responsáveis por causarem a traqueobronquite canina, porém, com um ambiente quente, aconchegante e com tudo o que seu amigo precisa, torna-se mais fácil prevenir a doença.

Realize a limpeza dos comedouros e bebedouros

Limpe diariamente os comedouros e os potes de água do seu cachorro, principalmente as vasilhas que ficam no quintal.

Separe os cachorros saudáveis dos que estão adoecidos

Por mais que não seja fácil separar os cachorrinhos do convívio habitual, você precisa fazer isto para impedir que os saudáveis contraiam a traqueobronquite canina e adoeçam. Com os cuidados adequados, você garante que todos voltem a conviver juntos em poucos dias para brincar e correr pela casa.

Como procurar ajuda?

Caso o seu cãozinho fique doente, procure ajuda de um veterinário experiente, que tenha compreensão a respeito da doença e saiba maneiras eficientes de ajudar o seu amigo a melhorar rapidamente através de tratamentos adequados. Sempre que você perceber qualquer sinal ou sintoma da doença, ligue ou envie uma mensagem ao profissional que você conhece. Explique o que seu cachorrinho está sentindo e marque uma consulta para o horário mais próximo.

Com os cuidados explicados pelo veterinário, você tem mais segurança de procurar a DrogaVET para realizar a manipulação dos medicamentos e você ter mais praticidade na hora do tratamento, pois são feitos com sabor e cheiros de alimentos que o seu cachorro mais gosta. Conte com a DrogaVET!