Se existe algo que pode trazer muitos problemas ao seu melhor amigo, são as articulações dos cães. Principalmente com o passar do tempo, o seu companheiro pode desenvolver problemas severos nas articulações, trazendo sofrimento, dores e muita dificuldade para se locomover e brincar com você.
Uma série de doenças podem se desenvolver no que tange as articulações do animal, e entre as principais causas podemos citar acidentes, pisos inadequados, processo natural de envelhecimento, entre outras.
Continue a leitura e entenda melhor como as articulações do seu PET funcionam e os principais problemas que podem incidir nessas regiões do corpo do seu amigo.
Articulações do seu cachorro: quais as principais doenças?
Existem algumas doenças articulares que incidem de maneira mais comum, e nem por isso menos intensas. Fique de olho em:
-
- Osteoartrite;
- Osteoartrose;
- Artrite reumatoide;
- Doença articular degenerativa (DAD);
- Entre outras que atingem os animais de forma menos severa.
(+) Veja mais: Osteoartrose em cães: o que é, como prevenir e tratar
Todas essas doenças possuem suas especificidades, e indicamos que você procure um médico veterinário especializado para um diagnóstico preciso e indicar tratamento mais adequado para seu PET.
Sinais de que seu cão está com problemas articulares
Com um olhar atento ao seu cachorro, é possível identificar precocemente estas doenças articulares. Afinal de contas, as articulações afetam diretamente a locomoção do animal, sendo possível visualizar de maneira fácil.
Fique atento nesses sinais:
- Animal mancando;
- Dificuldade para subir escadas ou outros obstáculos;
- Dificuldade de se levantar ou deitar;
- Pet cabisbaixo, triste e sem energia;
- Mudança repentina de comportamento – como deixar de subir em sofás, camas, etc.
Como evitar os problemas articulares nos cães
Como vimos anteriormente, as articulações do seu cachorro sofrem de maneira natural, com o passar do tempo e os anos de vida do seu companheiro. Entretanto, é possível tomar algumas atitudes para diminuir a intensidade das dores. Conheça:
-
- Alimentação balanceada, com uso de suplementos caso necessário, próprios para o fortalecimento do organismo e articulações;
- Controle do peso do animal;
- Facilitar o deslocamento para locais mais altos como sofás, usando rampas ou escadas, para evitar que pulem;
- Evitar terrenos irregulares;
- Cuidado ao tipo de piso onde o animal transita, evitar pisos escorregadios, se necessário usar tapetes de borrachas para melhorar estabilidade;
- Realizar exercícios frequentes e adequados a condição física do animal.
(+) Veja mais: Traqueobronquite canina: o que é, como tratar e prevenir
Podemos perceber, tratam-se de atitudes que visam a saúde do animal a médio e longo prazo, para retardar o desgaste das cartilagens, tornando os ossos e articulações mais protegidas.
Problemas nas articulações do seu cachorro: há tratamento?
Sim, existe tratamento para as doenças articulares em cães, e ele é focado em medidas alternativas e complementares para diminuir a dor do animal e interromper o avanço das doenças. O tratamento pode ser realizado por meio de nutrição diferenciada, fisioterapia, acupuntura, hidroginástica, entre outros exercícios.
(+) Veja mais: Micose canina: o que é?
Ainda, há o tratamento medicamentoso e, em alguns casos, cirurgia. Entretanto, reforçamos: não tome nenhuma atitude em relação ao tratamento sem antes consultar um médico veterinário especializado. Ele é o único profissional capaz de dar um diagnóstico e indicar o tratamento adequado para as especificidades do seu melhor amigo.
Manipulado DrogaVET
Tutor, os medicamentos manipulados trazem mais praticidade, comodidade e economia, além de garantir um tratamento descomplicado, divertido e eficaz para o animal. O Manipulado DrogaVET® está presente há mais de 14 anos no mercado, promovendo pesquisas científicas e atuando em prol da saúde animal e a conscientização do cuidado com nossa fauna
Se o seu PET estiver precisando de algum medicamento, conte com a gente! Entregamos diretamente em sua casa.
(+) FAÇA SEU ORÇAMENTO – RÁPIDO E FÁCIL! Clique aqui
Acesse o canal DrogaVET no Youtube!
VEJA MAIS E SE INSCREVA NO CANAL: DrogaVET – Saúde Animal