Mundo Animal

Pupila Dilatada em Pets: Quando se Preocupar?

Pupila Dilatada em Pets Quando se Preocupar

A pupila dilatada em pets pode significar diversas coisas, desde situações inofensivas e até mesmo corriqueiras, até problemas mais graves que merecem a atenção do tutor. Há ainda casos onde este sinal está associado a problemas urgentes e de natureza emergencial, então é preciso prestar bastante atenção nas informações associadas a esta condição. 

O tutor precisa ficar por dentro do que pode fazer para auxiliar seu amiguinho de quatro patas ao identificar os sinais e assim solicitar uma visita ao médico veterinário. Conhecer de modo completo cada alternativa é fundamental até mesmo para conseguir entender melhor o que se pode fazer para auxiliar o seu peludo após a consulta com um profissional. 

O que é a pupila dilatada em pets?

O fenômeno da pupila dilatada em pets ocorre quando esta parte do olho do animal parece muito maior do que o costume, fenômeno notado especialmente em gatos que tem pupilas em fendas, mas que pode acontecer também com cães. 

O que é a pupila dilatada em pets
Fonte/Reprodução: original

Há várias razões que fazem com que esta mudança seja possível, até mesmo naturais, que tem a ver com a mudança de ambiente ou com o estado de excitação do peludo. Se o gatinho ou cãozinho se sente muito animado, ele provavelmente terá sua pupila aumentada, o mesmo acontece quando não há muita luz no ambiente. 

Como funciona a visão dos animais?

Embora felinos e cães enxerguem menos cores que nós, humanos, eles possuem uma visão relativamente mais aguçada. Para se ter uma ideia, enquanto vemos 24 imagens por segundo, os dogs conseguem enxergar de 70 a 80, enquanto os bichanos chegam a surpreendentes 100 imagens por segundo.  

Geralmente os gatinhos são associados com o fato de enxergarem no escuro, o que não está incorreto, pois bichanos enxergam bem quando há pouca luminosidade. O que muitos ainda não sabem é que cães também apresentam a capacidade de enxergar no escuro com certa facilidade, o que mostra o dinamismo de sua visão. 

E sobre a pupila dilatada, o fenômeno acontece quando há pouca luz para aproveitar melhor qualquer traço de luminosidade. Por isso que esses bichinhos conseguem enxergar no escuro com tanta facilidade. 

Principais causas da pupila dilatada nos animais

Como comentamos, a pupila dilatada em pets é um fenômeno que pode estar associado a várias situações e condições diferentes. Não necessariamente significa algo ruim, porém é preciso ter cuidado, pois há possibilidades que alertam para enfermidades, sejam elas leves ou realmente graves. 

Por conta de todas estas alternativas, o tutor deve observar de maneira detalhada outras condições e o que acontece com seu felino ou doguinho. Desta forma pode-se levar o caso até o veterinário com muito mais informação e conhecimento. 

Luminosidade no ambiente

O principal fator natural para que as pupilas do pet aumentem de tamanho e dilatem é a mudança de luminosidade no ambiente. Como comentamos ao falar da visão dos animais, especialmente gatinhos e cãezinhos, a sua pupila aumenta quando há pouca luminosidade para aproveitar toda fonte de luz. 

Este é o recurso por trás da visão desses animais no escuro, ou pelo menos na penumbra e quando há praticamente nenhuma luminosidade. A dilatação das pupilas é algo natural para o bichinho, e pode acontecer bem rápido de acordo com a mudança de ambiente. 

Período de cio

Fêmeas quando entram no período de cio podem ter suas pupilas dilatadas. Este período não é longo e se a dilatação das pupilas durar muito mais do que o estado de cio, então é sinal de alerta. Para conhecimento do tutor, o ciclo das cadelas dura aproximadamente 20 dias, e das bichanas, de 5 a 20. 

Atenção

Quando os gatinhos e cãezinhos prestam muita atenção em alguma atividade, brincadeira ou em qualquer coisa que seja interessante para eles, seus olhinhos tendem a dilatar bastante. É mais um reflexo de que sua visão está focada no que acontece e por isso há esse aumento natural da pupila. 

Estresse ou insatisfação

Porém, há ainda emoções negativas que podem fazer com que suas pupilas se dilatem, como é o caso do estresse ou insatisfação. Se o gatinho mostra algum tipo de insatisfação com a brincadeira, suas pupilas também se dilatam, o que significa que muito provavelmente estão insatisfeitos. 

Para gatinhos e doguinhos briguentos, este é um sinal muito oportuno para que o tutor identifique como poderá reagir a determinados estímulos. Então é uma boa dica para quem tem dificuldades em entender a linguagem corporal dos peludos. 

Ansiedade, pavor e medo

Situações que deixam o peludo em estado de excitação podem dilatar suas pupilas, e aqui se destacam emoções negativas como pavor, medo e até mesmo ansiedade. Inclusive, situações onde seu bichinho costuma sentir medo podem propiciar a dilatação das pupilas, e neste caso basta retirar o pet da situação de estresse. 

Empolgação

O estado de excitação pode ser levado para o outro oposto, que é quando o peludo – especialmente cães – estão empolgados. Novamente, durante brincadeiras e episódios onde o peludo se mostra muito alegre, a pupila dilatada pode ser notada e o comum é que diminua com o tempo. 

Deslocamento de retina

Ao entrarmos no campo onde a pupila dilatada em pets se torna um problema temos o deslocamento de retina. Este deslocamento acontece quando a camada da retina se desloca do resto do globo ocular, o que causa aos poucos a destruição das células e a longo prazo a perda da visão. 

  • Dilatação das pupilas;
  • Dificuldade de enxergar;
  • Opacidade no olho com manchas brancas;
  • Secreção;
  • Sangue nos olhos. 

Esses são alguns dos sinais de deslocamento da retina, que somam-se à pupila dilatada. É possível reverter este mal, no entanto, é necessário intervir logo no começo e realizar o diagnóstico e tratamento precoce. 

Entre as várias possíveis causas do deslocamento de retina, se destacam a pressão ocular alta, traumas, inflamação e fatores congênitos. Por isso é tão essencial que o tutor reconheça todos os possíveis sinais e o que pode ocorrer caso não trate com a devida atenção o fato das pupilas do pet estarem dilatadas. 

Tratamento do deslocamento de retina

Quando notado de maneira precoce, o deslocamento de retina pode ser tratado e revertido. No geral, sua causa deve ser combatida primeiro, o que resulta na volta ao normal da visão. São aplicados corticoides e fármacos que combatem a inflamação na maioria dos casos, e para o tratamento adequado do seu pet conte com a DrogaVet

A DrogaVet é referência em manipulados para pets, pois produz um tratamento personalizado que tem formato, odor e sabor especiais e feitos para atender seu peludo. Assim é muito mais fácil administrar todas as substâncias necessárias para melhorar, combater a inflamação e qualquer causa do deslocamento de retina. Consulte as unidades da DrogaVet e saiba como solicitar o seu manipulado. 

Como as causas variam entre as espécies?

Existem certas causas que estão mais associadas a certas espécies e estes fatores devem pesar na hora de notar e pontuar o que é observado no seu amigo de quatro patas. Por exemplo, gatinhos quando estão excitados com brincadeiras apresentam as pupilas dilatadas com mais frequência. 

Porém, são os cães que podem apresentá-la durante momentos de ansiedade e empolgação no geral, especialmente com seus donos. Os cães também apresentam sinais de estresse com muito mais rapidez e de maneira mais direta que os gatos. Já os bichanos têm como um dos principais sinais de estresse a sua pupila dilatada e todo tutor de felinos deve se atentar a este fato. 

Outro fator que pode fazer com que bichanos apresentem a pupila dilatada é o excesso de luz. Lares com muita luz artificial podem machucar o olho, causar incômodo e com isso dilatar a pupila. Infelizmente, a razão mais grave para a pupila dilatada em pets, o deslocamento de retina, pode se manifestar tanto em gatinhos quanto em cãezinhos. 

Principais espécies ou raças que podem ter pupila dilatada

No geral, os principais pets que apresentam a pupila dilatada são os bichanos e doguinhos. Eles são mais suscetíveis a este fenômeno, com foco ainda nos gatinhos, que por terem a pupila em formato de fenda é muito mais fácil notar a sua dilatação, seja por motivos comuns ou por aqueles que significam problemas de saúde. 

Principais sinais associados à pupila dilatada dos pets

Há vários sinais que podem estar associados com a pupila dilatada em pets e que contribuem para um diagnóstico ou pelo menos entendimento mais completo da situação e da causa da dilatação da pupila. Um sinal muito fácil de se reconhecer e perigoso é a falta de visão associada ao deslocamento de retina. 

Como o cão é afetado pela Displasia de Quadril em Cães
Fonte/Reprodução: original

Mas ainda há outros sinais que podem acompanhar diagnósticos, como a secreção, a irritação, empolgação, ansiedade, medo e até mesmo demonstrações de dor. Se o peludo estiver estressado por conta de alguma dor, por exemplo, é comum que o mesmo apresente a pupila dilatada.

Sintomas da pupila dilatada

No geral, a pupila dilatada em pets por si não apresenta sintomas, mas quando associada a causa por enfermidades ou inflamação eles podem ser observados. Um deles é a febre para quadros de inflamação, o que deve ser tratado assim que observado. A falta de visão também pode acompanhar em seguida, como já comentado. 

Quais são os principais sinais e sintomas associados à urgência no tratamento?

Quando há urgência para a pupila dilatada em pets, geralmente é observado que o peludo se incomoda excessivamente com seus olhinhos. No geral, ele vai tentar limpar, acabar por trombar em móveis, apresentar muita secreção e até mesmo demonstrar febre, como já comentado.

No caso de alta pressão arterial ocular, é possível que o tutor note pontinhos vermelhos de sangue no olhar do bichano, o que mostra que o mesmo teve alguns vasos sanguíneos que estouraram. Todos esses sinais necessitam do dobro de atenção e solicitam que os tutores busquem um veterinário com urgência. 

Quando levar seu animal com pupila dilatada no veterinário?

Os amigos de quatro patas devem visitar o médico veterinário sempre que possível, no caso da pupila dilatada a procura deve ser iniciada sempre que parecer atípica a situação. Se acompanhado de outros sinais, a pupila dilatada em pets deve ser encaminhada até um profissional o mais rápido possível. 

Porém, se a pupila for notada sem qualquer tipo de sinal que a acompanhe, o médico veterinário deve ser procurado, especialmente a partir de alguns dias em que a pupila não volta ao normal, ou se suas idas e vindas forem frequentes em um intervalo de 24 horas. 

Tratamentos da pupila dilatada

Todo tratamento para a pupila dilatada depende estritamente de suas causas, por isso que é essencial que o médico veterinário analise seu peludo e busque entender a condição. Mesmo para o deslocamento de retina também é necessário entender a causa e combatê-la, só assim o olho volta ao normal. 

A cirurgia só é recomendada quando o deslocamento de retina já é irreversível, e só então um procedimento cirúrgico é considerado. No mais, fármacos como anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos são os mais recomendados para lidar com a condição. 

E durante a aplicação do tratamento, conte com os manipulados da DrogaVet para auxiliar a cuidar da saúde do seu amigo peludo! Os manipulados da DrogaVet oferecem um tratamento 100% personalizado que permite que seu animalzinho viva com saúde e se recupere de qualquer lesão.

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Deixe um comentário