Artigos

Doenças oculares: aprenda como cuidar dos olhos do seu Pet

Você sabia que os animais também podem sofrer com problemas nos olhos e com doenças oculares? Assim como os humanos, os pets também ficam com o olho irritado ou podem ser afetados por conjuntivite, principalmente em dias de tempo seco. Existem cães, em especial algumas raças, que sofrem com problemas de olhos secos e precisam de cuidados constantes. O ar poluído dos grandes centros urbanos também é um agravante e os animais podem apresentar complicações, prejudicando a saúde dos olhos.

Quer saber mais sobre problemas relacionados e como cuidar dos olhos do seu Pet? Continue a leitura!

Quais são as doenças oculares?

Apesar de não parecer, as lágrimas têm funções muito importantes para a manutenção da saúde ocular. Dentre elas, as principais são: lubrificação, proteção dos olhos contra corpos estranhos e o aporte de nutrientes e oxigênio para as células da córnea.

A deficiência da produção lacrimal, seja na quantidade ou qualidade da secreção, pode levar a uma doença relativamente comum entre cães e gatos, a Ceratoconjuntivite seca, popularmente conhecida como “olho seco”.

Outros problemas oftalmológicos que podem surgir nos pets:

  • Glaucoma: ocorre aumento progressivo da pressão intraocular, em sua maioria assintomática o que torna esta doença perigosa. Sinais de sensibilidade e dor na região dos olhos pode ser indício desta doença, que pode levar a cegueira se não diagnosticada a tempo.
  • Catarata: é bastante conhecida pelo aspecto esbranquiçado que o olho aparenta, bloqueando parte da visão e, em muitos animais, está associado a diabetes.
  • Conjuntivites: principalmente quando o caso ocorre em gatos, é possível perceber certa vermelhidão e inchaço em volta dos olhos.
  • Doenças das pálpebras e cílios: algumas raças como o Sharpei possuem excesso de pálpebra o que pode causar irritação e lesão mecânica nos olhos.
  • Úlcera de Córnea: lesão desencadeada por diferentes causas que de alguma forma rompem a córnea causando um extremo desconforto ao pet, deve ser tratada de forma imediata para evitar complicações.

Como fazer a limpeza dos olhos do pet?

As secreções oculares são parte do sistema de defesa do organismo contra infecções e são produzidas naturalmente para limpeza dos olhos. Pets saudáveis possuem pouco acúmulo de secreções, as famosas “remelas”. Porém, os animais não conseguem tirar essas pequenas remelas sozinhos, por isso é preciso fazer a limpeza sempre que necessário nos olhos do seu pet.

É recomendado que a limpeza seja feita conforme a necessidade de cada animal. As secreções devem ser removidas delicadamente com uma simples limpeza, utilizando um pedaço de gaze. Lembrando que os olhos são muito sensíveis ao atrito, por isso é importante não esfregar a gaze durante a limpeza. É possível também manipular lenços umedecidos com ativos próprios para este tipo de limpeza delicada.

A presença de secreções transparentes em excesso ou secreções de outras cores como esverdeadas ou amareladas não são normais. Nesses casos, o ideal é levar o seu pet ao médico veterinário para uma avaliação detalhada e para excluir as possíveis patologias que causam essas condições.

Animais propensos a doenças oculares

Pets que costumam passear de carro com a cabeça do lado de fora estão propensos a doenças oculares, já que o vento diretamente nos olhos pode carregar corpos estranhos e a força mecânica do vento forte, já é o suficiente para causar irritações e até mesmo lesões mais sérias como as úlceras de córnea.

As doenças oculares também podem ocorrer devido ao clima muito seco e também a fatores como poluição ou poeira, pois causam a inflamação das membranas que revestem a pálpebra interna dos olhos. Se o seu pet está sob estas condições, fique atento.

Algumas raças estão mais predispostas a alterações oftálmicas, como Boxer, Shih Tzu, Lhasa Apso, Pequinês, Pug, Bulldog inglês, Bulldog Francês e Boston Terrier, e também os gatos Persas. Essas raças são braquicefálicas, ou seja, possuem diferenças anatômicas e seus olhos ficam mais expostos, aumentando a chance de ressecamento ocular.

Sinais de que há algo errado com os olhos do seu pet

Separamos os principais sintomas de uma doença ocular. Se perceber alguns desses sinais em seu animal, fique atento:

  • Inchaço e vermelhidão nos olhos;
  • Piscar demasiadamente ou rapidamente;
  • Pálpebras mais fechadas do que o normal;
  • Edema e secreção em excesso nos olhos;
  • Coceiras;
  • Lacrimejando excessivamente;
  • Mancha nos olhos;
  • Mudança de cor, tamanho ou formato dos olhos;
  • Intolerância a ambientes claros.

Como tratar problemas oculares

As inflamações oculares são uma das causas mais comuns para veterinários indicarem o uso de colírios e pomadas oftálmicas. Existem diversos tipos indicados para o tratamento de doenças oftalmológicas nos pets, como a conjuntivite, catarata e inflamações.

Existem duas formas de apresentação do medicamento oftálmico: colírio e pomada.  Estes medicamentos são indicados para o tratamento de inflamações e infecções oculares, além de remover as secreções resultantes das doenças, do clima seco, da poluição ou de sujidades presente nos olhos. Além disso, estimulam a produção de lágrimas melhorando a hidratação e lubrificação dos olhos.

Apenas o médico veterinário poderá receitar a melhor opção do medicamento oftálmico para o seu pet. Dessa forma, o tratamento será mais eficaz e adequado as necessidades do animal.

Cuidados necessários

Alguns cuidados são necessários para evitar doenças oftalmológicas e problemas nos olhos do animal. Inchaço, vermelhidão, secreções e coceiras são indicações de irritação e possíveis doenças oculares. É importante realizar consultas periódicas, no mínimo uma vez ao ano, com um oftalmologista veterinário para tratar da saúde dos olhos do seu pet e prevenir possíveis doenças.

Como usar

  • Colírio: Saiba como aplicar o colírio no seu pet acessando o nosso canal do Youtube:

*A DrogaVET possui uma nova embalagem de Colírio, desenvolvida para formulações isentas de conservantes. O produto se mantém estéril até a última gota!

  • Pomada oftálmica: Aprenda a forma de aplicação da pomada oftálmica acessando o nosso canal do Youtube:

Manipulado DrogaVET

Tutor, os medicamentos manipulados trazem mais praticidade, comodidade e economia, além de garantir um tratamento descomplicado, divertido e eficaz para o animal. O Manipulado DrogaVET® está presente há mais de 14 anos no mercado, promovendo pesquisas científicas e atuando em prol da saúde animal e a conscientização do cuidado com nossa fauna

Se o seu PET estiver precisando de algum medicamento, conte com a gente! Entregamos diretamente em sua casa.


(+) Acesse nosso E-commerce e adquira o Manipulado DrogaVET Oftalmo. Clique aqui


Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Leave a Reply