Artigos

10 curiosidades sobre os gatos que você precisa saber

Os gatos são animais fascinantes e um tanto quanto misteriosos. Desde os seus hábitos únicos, até a sua fisiologia, eles apresentam diversas características surpreendentes. Enigmáticos e ao mesmo tempo companheiros, os gatos escondem muito mais peculiaridades do que se imagina. E se você tem um bichano em casa ou é apaixonado por gatos é fascinante conhecer o comportamento e a personalidade destes animais. E para comemorar o Dia Mundial do Gato, selecionamos dez curiosidades sobre os gatos para você ficar ainda mais por dentro do universo felino!

1- Gatos amam dormir

Os bichanos adoram tirar uma soneca e podem dormir entre 16 e 18 horas por dia, cerca de ⅔ do tempo. Os cochilos podem ser divididos ao longo do dia, sendo que gatos mais velhos tendem a dormir mais. Apesar dessa fama de dorminhocos, eles despertam imediatamente em caso de necessidade, passando para o estado de alerta. O sono profundo permite a restauração metabólica do animal, que por ser um caçador nato, gasta bastante energia.

2- Ossos e mais ossos

O esqueleto dos gatos é leve e flexível, porém bastante forte, o que proporciona uma sinuosidade característica. Os discos entre as vértebras são mais espessos do que de outros animais e as ligações entre os ossos são mais flexíveis, aumentando sua mobilidade. Além disso, a clavícula de um gato não se conecta com os outros ossos e possibilita que eles se espremam em pequenos espaços. Outra curiosidade é que os felinos possuem mais ossos que os humanos.  Nós possuímos 206 ossos, enquanto um gato possui 230 e cerca de 10% desses ossos encontram-se na cauda, responsável pelo equilíbrio do animal.


(+) Veja mais: Esporotricose: o que é, como tratar e prevenir


3- Gatos não precisam mastigar

É isso mesmo, os gatos conseguem engolir e digerir a comida sem precisar mastigá-la. Eles usam os dentes para rasgar a presa, depois engolem os pedaços inteiros. Diferente dos humanos, que movimentam a mandíbula para cima, para baixo e para os lados, os felinos só conseguem fazer o movimento de cima para baixo.

4- Na hora H

Os altos sons emitidos pelos gatos na hora do acasalamento são uma das características marcantes da espécie. Quando uma fêmea entra no cio ela passa a miar de maneira singular e diferente para chamar atenção dos machos, que também miam em resposta aos chamados.  Na hora H os ruídos e miados são ainda mais intensos. Cada gato pode emitir mais de 100 tipos diferentes de som, habilidade 10 vezes maior do que os cachorros.

5- Impressões digitais dos gatos

Os gatos também possuem impressões digitais únicas. A identificação deles é semelhante à dos humanos, porém fica localizada na ponta dos focinhos e é singular em cada animal. Ou seja, cada gato tem um nariz que é único e exclusivo.


(+) Veja mais: Leucemia felina: como prevenir, identificar e tratar


6- Os bigodes são muito importantes

Os bigodes têm funções muito importantes para os gatos. São órgãos sensoriais, também conhecidos como vibrissas e são extremamente sensíveis. Os bigodes são essenciais para a orientação espacial e para o equilíbrio do animal.

7- Gatos são frios e arrogantes?

É comum escutar que gatos são esnobes e que não demonstram sentimentos. Porém, isso é uma afirmação completamente errada. Acredita-se que eles escondem as emoções como uma ferramenta estratégica para enganar e manipular outros animais na hora da caça. Em sua maioria os gatos não estão acostumados a demonstrar emoções para se comunicarem, justamente por terem de forma aguçada seu instinto caçador.

8- Patas sensíveis

Você já deve ter percebido que os gatos têm uma espécie de almofada nas patas. Elas são extremamente sensíveis e são essenciais para o tato. Representa também uma ferramenta poderosa em relação ao instinto caçador do animal. Por isso, demonstram incômodo quando alguém tenta encostar nessa região.


(+) Veja mais: Gripe dos Gatos: entenda sobre


9- Gatos também são carinhosos

Os gatos possuem uma maneira diferente de demonstrar afeto. Sabe quando seu amigo bichano vem se esfregando de mansinho e pedindo carinho? É sinal de que ele deseja estreitar a relação e que deseja ser mais íntimo de você. Caso o pedido de mimo seja diretamente na cabeça, significa que ele tem muito afeto por você. E nesse caso, a situação pode ser considerada ainda mais afetuosa, pois é nesta região que os felinos costumam lamber uns aos outros para demonstrar amizade e confiança. Este ato é um momento de tentativa de conexão que seu gato tem por você.

10- Marcando território

Outro sinal clássico de demonstração de afeto é quando os gatos se esfregam na perna do tutor. Esse ato é uma das formas encontradas por eles para marcar território, liberando um odor através das glândulas da face, caudas e patas. Mas essa atitude também é uma demonstração de carinho e confiança.

 

As curiosidades sobre os gatos são muitas, é fascinante cada vez mais conhecer e aprender sobre o comportamento e personalidade dos felinos. Uma coisa é certa: os gatos são animais encantadores e adoráveis.

Manipulado DrogaVET

Tutor, os medicamentos manipulados trazem mais praticidade, comodidade e economia, além de garantir um tratamento descomplicado, divertido e eficaz para o animal. O Manipulado DrogaVET® está presente há mais de 14 anos no mercado, promovendo pesquisas científicas e atuando em prol da saúde animal e a conscientização do cuidado com nossa fauna

Se o seu PET estiver precisando de algum medicamento, conte com a gente! Entregamos diretamente em sua casa.


(+) FAÇA SEU ORÇAMENTO – RÁPIDO E FÁCIL! Clique aqui


 

Acesse o canal DrogaVET no Youtube!

VEJA MAIS E SE INSCREVA NO CANAL: DrogaVET – Saúde Animal

 

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Leave a Reply