Mundo Animal

Cavalo Andaluz: Conheça essa raça

Cavalo Andaluz Conheça essa raça

O cavalo andaluz é uma das raças de equinos mais famosas do mundo. Oriundo de Andaluzia, uma região da Espanha de cultura rica e extremamente diversificada, o cavalo recebeu a influência de várias raças diferentes como os cavalos árabes e as raças ibéricas.

Trata-se de um cavalo de médio porte, um exemplar elegante, que apresenta uma musculatura bem definida, mas que o permite ser ágil e bastante atlético. Por conta de todas as suas características físicas e comportamentais, o equino é considerado um “cavalo colonizador”, principalmente por ser um dos mais usados durante a colonização das Américas.

Origem do Cavalo Andaluz

A raça do cavalo andaluz veio de Andaluzia, uma região da Espanha que sempre foi um dos centros culturais do continente europeu.

Origem do Cavalo Andaluz
Fonte/Reprodução: original

Andaluzia foi lar de muitos povos e até mesmo impérios diferentes, e todas essas diferenças também se congregam excepcionalmente no cavalo andaluz, que é descendente de várias raças distintas.

História da raça

Vários tipos de cavalos diferentes participaram da criação do cavalo andaluz, como a raça sorraia, berberes e árabes. Essa união criou há muitos séculos o cavalo andaluz, o qual é frequentemente chamado de “o cavalo de sela mais antigo do mundo”. Há, ainda, um dito popular que diz que “impérios caíram e se ergueram com o cavalo andaluz”.

Características

O Cavalo andaluz possui porte médio e tem como principal característica física o seu atletismo. Sua pelagem é bastante variada, pode ir desde preto até os tons mais brancos, e seu temperamento é calmo e tranquilo, uma das raças mais agradáveis do mundo.

Aspectos importantes

Existem vários dados relevantes sobre o cavalo andaluz, como seu aspecto físico ágil e sua musculatura. Além disso, muitos tratadores e criadores apreciam a raça por conta do seu comportamento, quase tão agradável quanto a sua aparência. Seu uso durante vários períodos da humanidade prova o quanto é um cavalo importante.

Aparência e porte físico

A aparência do cavalo andaluz é extremamente elegante, pois sua proporção sugere um equino ágil, esguio e com proporções na medida. Trata-se de um cavalo bonito, com uma estética agradável e com uma musculatura bastante aparente, mesmo que não seja tão proeminente.

Cores e pelagens comuns

Um cavalo andaluz pode ter várias pelagens diferentes, como castanho, preto e até rosilho. Curiosamente, os criadores e associações que protegem a raça andaluz não aceitam o cavalo branco ou albino. Para a perfeita conformidade com a raça, o equino precisa apresentar as seguintes cores:

  • Alazão;
  • Baio;
  • Castanho;
  • Mouro;
  • Pampa;
  • Preto;
  • Rosilho;
  • Tordilho.

Anos atrás, apenas três pelagens eram aceitas: preta, castanha e tordilha. Com o tempo, os criadores se tornaram mais permissivos e passaram a aceitar outras cores. Principalmente porque os motivos eram sobretudo supersticiosos, já que acreditavam que outras cores ou marcas traziam má sorte para o dono ou indicavam que o cavalo tinha má índole.

Tamanho e peso médio

Esta raça de cavalo não é conhecida por ter um grande porte, pelo contrário, seu tamanho médio fica entre 1,55 e 1,65 metros. Também não é um equino pesado, seu peso varia entre 400 e 500 kg, onde alguns machos podem chegar a 550 kg, sendo esse o peso máximo do cavalo andaluz.

Personalidade e temperamento da raça

O cavalo andaluz é um garanhão de comportamento dócil, alguns até citam que sua personalidade é de fato nobre. Esta é uma raça muito inteligente, que reflete a graça tanto em seu temperamento quanto em suas características físicas. Mas mesmo sendo pacato, o andaluz é um equino ativo e de comportamento vivo.

Relação com humanos e outros animais

Seu comportamento é calmo e controlado, o equino apresenta carinho e docilidade com seus tutores. Mas, é preciso saber que o andaluz gosta de alguma atividade e precisa gastar energia. Já em relação aos animais, o cavalo pode apresentar alguma dominância, especialmente com outros cavalos machos – os garanhões dessa raça podem querer exercer algum tipo de disputa.

Usos e Aplicações

Muitos dizem que o cavalo andaluz é o tipo mais versátil de equino, pois suas características físicas favorecem o uso do garanhão nas mais diferentes atividades. Ao longo da história, o cavalo andaluz foi utilizado em guerras, como montaria e hoje até em terapias. É uma raça surpreendente, que pode ser utilizada em vários contextos.

Tipos de Trabalho

Ao longo da história, o cavalo andaluz foi empregado em missões militares, como animal de carga, em atividades recreativas e passeios, e até mesmo em produções cinematográficas. Devido à sua beleza, o andaluz é uma das raças mais cotadas para filmagens de séries e filmes. Outro trabalho comum foi o colecionismo, pois as cortes de toda a Europa apreciavam a raça e a usaram como símbolo de nobreza.

Competições e esportes equestres

Nos esportes e competições que envolvem equinos, o cavalo andaluz sempre foi um dos favoritos. Graças às suas proezas físicas, corpo flexível e compleição esguia, o cavalo se sai muito bem em várias atividades diferentes que incluem corridas, espetáculos equestres e as mais diversas manifestações culturais.

Cuidados gerais com a saúde e bem-estar

Essa é uma raça muito saudável e vigorosa, mas, ainda assim, é necessário ter muito cuidado com sua saúde. Tutores e criadores devem investir e solicitar visitas frequentes de médicos veterinários especialistas em equinos e na raça para verificar a saúde do cavalo. Veja mais cuidados essenciais:

Alimentação e manejo

A alimentação do cavalo andaluz pode ser bastante variada e consiste em feno, pasto e especialmente forragens e rações de boa qualidade. No entanto, especialistas alertam para a dieta do andaluz que deve ser equilibrada, em muitos casos é recomendada a restrição de açúcar, pois o sobrepeso pode afetar negativamente o cavalo.

Prevenção de Doenças

Prevenir é a melhor recomendação para lidar com qualquer problema de saúde de um equino. No caso do cavalo andaluz não é diferente, e para isso recomenda-se especialmente a visita constante de médicos veterinários especialistas em saúde de cavalos. Uma alimentação de qualidade também é fundamental para prevenir enfermidades e outras condições.

Exames de Diagnóstico

Realizar exames se torna essencial para detectar qualquer doença que seu equino possa ter. Por isso, fique ligado em sinais de problemas, dor e indisposição. Assim que notar qualquer alteração no comportamento do cavalo, busque auxílio médico profissional e faça os exames necessários para o diagnóstico e tratamento correto.

Métodos e técnicas de adestramento

Adestrar e treinar o seu cavalo andaluz é bastante recomendado, especialmente por conta da sua inteligência. Como uma das melhores técnicas, recomendamos o esforço positivo, mas sem exageros, visto que os problemas com sobrepeso podem ser comuns em equinos da raça.

Dicas para iniciantes

Para os tutores iniciantes, sugerimos sobretudo paciência, o adestramento de um equino, por mais inteligente que ele seja, tende a ser desafiador. O tutor deve buscar estabelecer uma relação de lealdade e confiança com seu cavalo e respeitar sempre suas limitações, vontade e espaço. Além de oferecer bastante carinho, o que certamente será de grande ajuda para os exercícios.

Curiosidades sobre a Raça Cavalo Andaluz

Há diversas curiosidades sobre a raça de cavalo andaluz, como o fato de ter sido uma das mais utilizadas pelas cortes europeias que viam no cavalo um signo de nobreza.

Curiosidades sobre a Raça Cavalo Andaluz
Fonte/Reprodução: original

Um fato curioso é que no Brasil há cerca de 40 cavalos andaluz com genética de excelente qualidade catalogados. São cavalos tão apreciados que alguns espécimes já foram exportados para a Espanha.

Fatos interessantes

Com a história que o cavalo andaluz tem, o que não faltam são fatos curiosos e interessantes a respeito da raça. São diversos acontecimentos, fatos históricos e outros elementos que chamam a atenção para esta raça de equinos. Entre alguns deles, podemos mencionar:

  • Séculos de idade: o cavalo andaluz é um dos mais antigos do mundo;
  • Influenciador: várias raças modernas descendem do andaluz, como: Lipizzan, frisão, o cavalo lusitano e até mesmo o quarto de milha;
  • Símbolo de poder: por sua elegância, era o cavalo favorito das realezas de todo o continente europeu;
  • Um amigo da saúde: o cavalo é muito utilizado em equiterapia devido ao seu humor calmo e temperamento tranquilo.

Todos esses elementos enriquecem a história do cavalo andaluz e evidenciam a relevância de suas características. Sem dúvida, é uma das raças de cavalos mais fascinantes já registradas na história.

Lendas ou histórias populares relacionadas à raça

Uma das lendas mais importantes sobre o cavalo andaluz é a lenda do corcel de Córdoba. Reza a lenda que um muçulmano tinha um cavalo andaluz tão nobre e inteligente que, durante uma batalha nas guerras das Cruzadas, o mouro foi ferido gravemente, mas seu cavalo, ao invés de correr, o protegeu a todo custo.

Quando o corcel morreu, foi enterrado com todas as honras em uma colina próxima à região de Córdoba. Mesmo após morto, dizem que em noites de lua cheia o espírito do cavalo andaluz pode ser visto galopando nas colinas.

Para zelar por um bem tão valioso como um cavalo de andaluz, é imprescindível oferecer os cuidados mais adequados, como os proporcionados pela DrogaVET. Nossos manipulados podem ser personalizados em todos os seus componentes químicos, assim como tamanho, odor, cheiro e formato. Oferecemos, em forma de manipulados, o tratamento ideal para seu Corcel e tornamos o cuidado com sua saúde muito mais prático!

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Deixe um comentário