Mundo Animal

Pastor Alemão: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

Pastor Alemão: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

O pastor alemão é uma das raças mais queridas pelo público brasileiro! E não é à toa, afinal, é um cão atencioso, confiável e com um senso de proteção pela família e propriedade. Seu nome deixa claro que sua origem está na Alemanha, um descendente direto de raças de pastoreio, que tradicionalmente conta com cachorros de grande porte. 

Por maior que seja o pastor alemão, uma das características da raça é que são bem inteligentes, carinhosos e amigáveis com os membros da família. Ou seja, se adaptam com facilidade e criam laços fortes com seus tutores, que devem aprender mais sobre a raça para fortalecer esses laços e cuidar com mais amor de seus amigos peludos. 

Origem histórica

Historicamente, o pastor alemão se originou na Alemanha no fim do século XIX pelas mãos de Max Von Stephanitz. Seu objetivo era encontrar uma raça que fosse leal, sobretudo inteligente, capaz de trabalhar e patrulhar com grandes rebanhos e foi em uma exposição onde o homem encontrou um cão similar aos seus objetivos.

Origem histórica do Pastor Alemão
Fonte/Reprodução: original.

O cão era grande, mas parecia bem flexível, robusto e inteligente, tão desenvolvido que conseguia pastorear um rebanho sem um treinamento intensivo, somente com a direção correta. Por conta dessas características, Von Stephanitz começou a trabalhar com o cão para desenvolver a raça do pastor alemão. 

Após selecionar os peludos mais adequados para desenvolver a raça, o homem chegou ao pastor alemão que conhecemos hoje, e foi em 1908 que a raça foi reconhecida pela American Kennel Club – AKC. De lá para cá, o pastor alemão se popularizou e foi divulgado em todo o mundo, especialmente após ser estabelecido pelo German Shepherd Club Of America. 

Características físicas

Como característica física marcante, a raça tem seu grande porte, musculoso e com coxas bem fortes. Esta força também é compartilhada pelo maxilar, mas isso não tira a flexibilidade do cão, que lembra um lobo. Suas orelhas são pontudas, eretas e mostram que o peludo está quase sempre em constante atenção. 

Seus pelos podem ser tanto longos quanto curtos, mas uma característica que sempre compartilham é que são densos. Geralmente o pastor alemão tem uma pelagem marrom avermelhada, por vezes amarela ou alaranjada, até mesmo cinzas. Um tipo muito interessante é o pastor alemão capa preta, que tem uma forte pelagem preta nas costas e até cabeça. 

O pastor alemão macho pode chegar até seus 65 centímetros e 40 quilos, enquanto a fêmea é ligeiramente menor. É uma raça que tem bastante energia e costuma latir muito, em especial por estar sempre em alerta. Os tutores que desejam obter um, devem se preparar para fazer exercícios e atividades físicas regulares com o peludo. 

Tipos

Existem algumas variações de pastor alemão, que não são exatamente muito diferentes e que são classificadas com foco na pelagem do nosso amigo de quatro patas. Mesmo que não sejam diferenças consideráveis em termos de porte e atributos, ainda assim são consideráveis da perspectiva estética – são eles:

De pelo curto

O principal tipo da raça é o de pelo curto, que tem uma pelagem menor, mas bastante espessa e densa. Suas cores podem ser bem variadas, mas as versões mais conhecidas são a de pelo marrom avermelhado e laranja. Essa pelagem tem também uma espécie de “subpelo”, a qual é ainda mais curto e permite manter a temperatura corporal do cão bem regulada. 

De pelo longo

Outra versão conhecida é a de pelo longo, porém são bem menos populares que a anterior. Neste caso a pelagem é maior, como o nome deixa claro, e os pelos podem atingir até 10 centímetros. As cores também são variadas e necessitam de bastante escovação, cerca de 3 vezes por semana. 

Pastor alemão Sable

O pastor sable tem a famosa capa preta e sua pelagem pode ser consideravelmente mais escura, até mesmo cinza. A capa preta é uma mancha escura que se estende da cabeça até as costas e a cauda do peludo, deixando o cão com uma aparência muito mais sóbria, até mesmo destemida. 

Pastor alemão Preto

Um dos tipos mais procurados de pastores alemães é o preto, que tem a pelagem inteiramente escura. Ele pode ser tanto da variedade de pelo longo ou curto, e não tem manchas nem outras misturas de cores. Na verdade, ele é inteiramente preto e escuro, bem distinto de outras variedades. 

Pastor alemão Panda

De todos os tipos da raça, esse é o mais distinto por ser colorido, com diversas manchas. Geralmente o tipo panda tem uma mancha maior branca que toma todo seu torso e barriga, enquanto mantém suas costas amareladas e com manchas pretas que cobrem os olhos. Essa mutação ocorre devido a um gene raro que pode até mesmo acontecer com filhotes de pastores alemães puros. 

Pastor alemão Branco

Esta classificação gera uma certa polêmica, já que a coloração inteiramente branca não é reconhecida pelos órgãos de classificação de raças. Certas instituições o chamam de “pastor suíço”, mas há aqueles que ainda consideram apenas como uma variação do pastor alemão. Sua pelagem é branca e, geralmente, tem pelos longos e espessos. 

Comportamento

Cães que são pastores alemães são fiéis e tem uma personalidade bastante ativa. Esses peludos costumam ser super atenciosos, tanto com sua família quanto com o ambiente em geral. Estão sempre em alerta e respondem rapidamente a estímulos como barulhos, a chegada de um visitante e qualquer coisa que fuja do normal.

Comportamento do Pastor Alemão
Fonte/Reprodução: original.

Um dos aspectos mais presentes na raça é a fidelidade, por serem peludos amigos, que estão sempre próximos da família. Além disso, o pastor alemão é considerado um dos cães mais inteligentes do mundo, e mesmo muito energéticos podem ser bem obedientes, aprendem truques rápidos e, se bem treinados, podem ser muito disciplinados. 

Saúde

Como um cão de grande porte, o pastor alemão costuma ter bastante vigor e resistência, porém isso não impede ele de apresentar doenças congênitas ou adquiridas. E como toda raça, há certas observações e prevenções que tutores devem ter com o pastor alemão para evitar uma série de complicações. 

Displasia coxofemoral

A displasia coxofemoral é uma deformidade que acomete pastores alemães com certa frequência, especialmente por ser um cão de grande porte. Essa doença se caracteriza por uma deformidade nos ossos da coxa que causa um deslocamento que inflama, causa dores e pode até mesmo levar a problemas sérios e irreparáveis de mobilidade. 

Tutores devem cuidar para que seu pastor alemão não tenha sobrepeso, uma condição que facilita o aparecimento da displasia e a piora consideravelmente. Caso os pais do cãozinho já tenham apresentado a condição, também vale aumentar o alerta. 

Mielopatia degenerativa

Caracterizada por uma doença crônica e progressiva, a mielopatia degenerativa acomete a medula do cão e, aos poucos, diminui a sua mobilidade das patas traseiras. A progressão da doença é bem problemática, pois com o tempo a dificuldade do cão se movimentar acaba por se tornar uma paralisia permanente dos membros inferiores.

De modo geral, a mielopatia é uma enfermidade extremamente complexa. Seu diagnóstico é confuso, não há tratamento cirúrgico e a única maneira de aumentar a qualidade de vida do peludo é por meio da fisioterapia. 

Alimentação

Por se tratar de um cão de grande porte e com atributos físicos robustos, a alimentação do pastor alemão deve ser rica em proteínas de alta qualidade. É interessante incluir carne vermelha bovina, frango e até mesmo peixes, que oferecem proteínas interessantes para a alimentação do peludo.  O ideal é que a ração oferecida para esses cães contenha pelo menos 40% de proteínas, onde aproximadamente 20% deve ser de alta qualidade. 

Expectativa de vida média

Cães não vivem tanto quanto humanos, mas o pastor alemão por sorte tem uma expectativa de vida considerada alta para seu porte, de 10 a 15 anos. A idade considerada “idosa” para o peludo é próxima dos 12 anos, que é onde sua atividade passa a ser menor, o cão no geral arrefece e se torna muito mais calmo e suscetível a doenças.

Expectativa de vida média do Pastor Alemão
Fonte/Reprodução: original.

É claro que para garantir a qualidade de vida durante todos esses anos é fundamental que haja muito amor e cuidado por parte dos tutores. Nossas dicas de alimentação, visitas periódicas aos veterinários e muito carinho podem garantir mais qualidade de vida por todos os anos. 

Manipulados que fornecem a saúde necessária e o tratamento adequado contra possíveis enfermidades também são excelentes. A DrogaVET oferece esses manipulados, com formato, odor e até mesmo sabor personalizados para tratar seu pastor alemão com o carinho necessário. Dessa forma você pode oferecer o tratamento adequado com muito mais facilidade. 

Atividades Recomendadas

É preciso que um pastor alemão realize certos exercícios para gastar energia e nem acabar com sobrepeso. Ambos problemas demandam atividades periódicas e frequentes recomendadas para seu cãozinho. Entre algumas, os especialistas e adestradores de cães recomendam: 

  • Treinamentos de obediência;
  • Passeios diários;
  • Brincadeiras de busca;
  • Natação;
  • Brinquedos interativos. 

Essas são as atividades mais interessantes para os cães, pois os mantém ativo e auxilia a queimar calorias e gastar energia. Lembre-se que o sobrepeso pode ser problemático para a raça, sobretudo no agravante com a displasia coxofemoral. Um cão bem cuidado tende a apresentar bem menos problemas com a idade avançada. 

Problemas de saúde comuns na raça

Os problemas da raça mais comuns a longo prazo são a displasia coxofemoral e a mielopatia degenerativa. Sobrepeso também é outro problema que pode ser agravado devido ao tamanho do cão, especialmente com complicações nas juntas e articulações por conta do seu porte. 

Mais um problema comum para os pastores alemães são complicações cardíacas, até mesmo morte súbitas por conta da arritmia. Por isso é fundamental a ida frequente ao veterinário, exames de rotina e aplicações de manipulados recomendados pelos especialistas, como os oferecidos pela DrogaVET. 

Curiosidades sobre a raça

Certas curiosidades chamam a atenção sobre os cãezinhos da raça pastor alemão, como a sua atenção constante representada pelas orelhas pontudas sempre alerta. Conhecer essas curiosidades pode auxiliar os tutores a se empenharem em uma educação e cuidado compatível com a raça. 

  • Símbolo de autoridade: pastores alemães são utilizados com frequência pela força policial e se tornaram símbolos de autoridade; 
  • Inteligência: esta raça é considerada uma das mais inteligentes do mundo, sendo adaptáveis a diversas atividades com adestramento;
  • Rin Tin Tin: o pastor alemão se tornou muito famoso por conta do seriado Rin Tin Tin que estrelava um pastor alemão super inteligente e bem treinado; 
  • Territorialista: uma de suas principais características é a raça ser muito territorialista;
  • Cão guia: como exemplo de sua inteligência, os primeiros cães guias para cegos foram pastores alemães. 

A história dos pastores alemães é realmente rica, e todas suas características mostram como essa raça é mesmo especial. Não por acaso é uma das raças mais procuradas pelos tutores, e uma das mais queridas também em todo o Brasil. 

Para cuidar bem do seu pastor alemão, lembre-se de realizar exames periódicos e ter um foco na saúde. Com a DrogaVET e a atenção de um médico veterinário, seu peludo pode ter o melhor tratamento possível. Busque os manipulados da DrogaVET e ofereça a melhor qualidade de vida para seu pastor alemão. 

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Deixe um comentário