Mundo Animal

Border collie: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

Border collie: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

O Border Collie é uma das raças mais carismáticas e queridas no mundo, pois este cãozinho expressa naturalmente um rosto simpático, cheio de amor e carinho. No entanto, é preciso saber alguns detalhes sobre ele para garantir a melhor qualidade de vida e saúde para o seu companheiro. 

Considerada uma raça extremamente leal e inteligente, o Border Collie é um descendente de cães de pastoreio bretões. É uma raça vigorosa e que em sua origem estava acostumada a lidar com grandes rebanhos de gado. Sem dúvidas, uma das raças com maior riqueza histórica por trás do seu surgimento. 

Origem histórica

A origem do Border Collie remonta ao início do século XX, em meados dos anos 1915, na Escócia e Inglaterra. Em especial nas fronteiras entre os dois países, regiões onde sempre houve uma grande demanda por pastoreio e cães dispostos a auxiliar neste ofício. Mas, há uma certa confusão a respeito desse dado histórico, já que a raça não era conhecida por esse nome.

Origem histórica do Border collie
Fonte/Reprodução: original.

Originalmente, a raça era conhecida como sheepdog, que em inglês significa literalmente “cão de pastoreio”. Mesmo assim, é preciso atenção, uma vez que ainda existem raças com o nome de sheepdog que não são o Border Collie, como, por exemplo, o Old English Sheepdog. De qualquer forma, era assim que o Collie era conhecido no início. 

Outro fato interessante a respeito da origem do Collie é que os registros mais concretos datam de 1915, mas, na verdade, é bem possível que a raça seja muito mais antiga. Na verdade, muitos estudiosos e especialistas em raças de cães rastreiam a origem do Border Collie ao Império Romano. 

Uma raça catalogada

A raça Border Collie foi finalmente reconhecida em 1995 pela American Kennel Club, AKC, uma das maiores organizações caninas do mundo. Desde 1884, a AKC é a maior autoridade em genealogia canina do mundo, com um banco de dados com cerca de 190 raças catalogadas. 

É por meio da AKC que temos uma série de aspectos e detalhes que podem definir uma raça, como seu pelo, temperamento, inteligência, personalidade e demais detalhes específicos de cada raça. Desde 1995, a AKC define as características do Border Collie e assegura a pureza da sua genealogia.  

Características físicas

Entender as características físicas dos cães Border Collie é fundamental para definir os principais aspectos da própria raça. De pelos longos e brilhantes, o Border Collie não é exatamente muito peludo, mas era sua inteligência e agilidade que os tornavam cães especiais e prontos para o pastoreio.

Características físicas do Border collie
Fonte/Reprodução: original.

Com essas características, os cães Border Collie, mesmo de médio porte, necessitam de um ambiente espaçoso o suficiente onde possam brincar, correr e até mesmo realizar suas atividades favoritas. Lembre-se que esse cão é muito inteligente e hiperativo, uma combinação que necessita de grandes espaços para se desenvolver. 

Tipos

A genealogia do Border Collie é geralmente bem consolidada, mas isso não evita que haja diferentes tipos que enriquecem mais o universo desses peludos. No geral, esses diferentes tipos são divididos por suas cores, já que o Border Collie pode ser encontrado em sua cor preta, marrom e tricolor.

  • Border Collie de cor preta;
  • Border Collie de cor marrom;
  • Border Collie vermelho australiano;
  • Border Collie Slate merle ou ardósia;
  • Border Collie slate lilac;
  • Border Collie seal;
  • Border Collie sabre;
  • Border Collie chocolate; 
  • Border Collie preto e branco.

Além de todas essas cores, que são as mais conhecidas do cão, há outras diferenças bem claras. Podemos citar, por exemplo, a pelagem curta ou longa, que pode impactar diretamente a forma como o tutor lida com o seu pelo no dia a dia. A pelagem longa necessita de mais banho, cerca de um por semana, sempre com produtos específicos. 

Já os Border Collie de pelagem curta precisam de mais escovação, porém seu banho pode ser mais espaçado, cerca de um por mês. Conhecer esses diferentes tipos da raça e suas características faz total diferença, tanto na vida do peludo quanto para o próprio tutor. 

Comportamento

Os cães da raça Border Collie tem uma personalidade muito distinta e bem diferente de outras raças. Eles são bem energéticos, entusiasmados, simpáticos, carismáticos e especialmente inteligentes. Como já comentamos, o Collie é considerado uma das raças mais inteligentes de todo o mundo. 

Segundo o psicólogo e neuropsicólogo Stanley Coren, autor do livro “A Inteligência dos Cães”, o Border Collie ocupa o ranking número 1 das raças mais inteligentes de todo o mundo. Esse dado é reforçado pelo Guiness Book, já que a cadelinha da raça Border Collie chamada Striker é considerada a mais inteligente do mundo segundo o livro dos recordes. 

Saúde

No geral, o Border Collie é um peludo extremamente saudável, empolgado e com muita energia. Porém, como todo peludo, é possível que o Collie seja acometido por algumas doenças, com foco naquelas que acometem com mais frequência esta raça em específico. Entre algumas dessas enfermidades, podemos destacar: 

  • Displasia coxofemoral;
  • Osteocondrose;
  • Infecções;
  • Ansiedade;
  • Alergias.

Independente desses problemas de saúde que podem acontecer com seu peludo, ainda devemos levar em conta fatores externos, como a sua alimentação e cuidados básicos. O border collie é um cão cheio de energia, então, é muito importante que ele realize exercícios constantes e seja instruído em certas brincadeiras com o tutor. 

Outro detalhe importante é a alimentação e dieta do canino. O Border Collie é um peludo de médio porte, então é fundamental que uma dieta adequada seja oferecida para ele. Essa dieta não pode ser muito calórica, para evitar o sobrepeso, mas deve oferecer bastante energia. 

Alimentação

Por falar em alimentação, este é um tópico importante para os cãezinhos da raça. O border collie deve ser alimentado com ração da linha premium ou superior, que contam com proteínas de altíssima qualidade. Outros nutrientes também são essenciais, como os minerais – cálcio e fósforo – e vitaminas.

Alimentação do Border collie
Fonte/Reprodução: original.

Um Collie adulto chega a pesar 18 kg e medir por volta de 58 centímetros, o que pode variar, seja com cães menores ou mais robustos. No entanto, independente da situação, o tutor deve sempre oferecer ração de boa qualidade. Um médico veterinário pode ser procurado para que o tutor entenda qual a quantidade de ração indicada para seu peludo. 

Expectativa de vida média

Para a medida dos cães, o Border Collie pode até ser considerado longevo, geralmente com sua expectativa de vida entre 11 anos até seus 15 anos. Claro que para viver bem e por longos anos, é fundamental que haja muito cuidado na vida do peludo e o tutor tem um papel fundamental nesta expectativa de vida. 

Quanto mais bem cuidado o cãozinho é, não só com visitas periódicas ao médico veterinário e com um tratamento adequado administrado, mas também com cuidado em sua dieta, por exemplo, maior é a possibilidade do Collie viver longos anos. Cabe ao tutor propor todos esses cuidados e cuidar bem do seu peludo. 

Atividades Recomendadas

O Border Collie é uma raça bastante ativa e com muita energia, logo, há uma vasta lista de atividades e tarefas que podem ser recomendadas para os peludos. O tutor pode oferecer uma série de brincadeiras, rotina e tarefas em geral que certamente serão enriquecedoras na vida do Collie. 

  • Passeios rotineiros;
  • Jogos de lançamento de discos e bolinhas;
  • Desafios mentais; 
  • Esportes caninos como corrida de obstáculo. 

Brincadeiras e atividades como as descritas acima tornam a vida do Border Collie melhor, impactam de maneira direta a sua saúde e permite que o cãozinho tenha mais qualidade ou até expectativa de vida. Vale a pena inserir todas elas na rotina do peludo e permitir que ele gaste a sua energia. 

Problemas de saúde comuns na raça

Há alguns problemas de saúde que podem ser comuns na raça border collie. Esses problemas raramente são fatais, mas devem ser levados em conta e analisados de perto para impedir qualquer problema mais sério a longo prazo. Conheça as principais e se torne um tutor mais consciente do que pode impactar a saúde do seu amigo de quatro patas. 

Colapso de Border Collie

Este é um distúrbio específico da raça que acontece pelo excesso de exercício pesado e atividade física. Embora essas atividades sejam, sim, importantíssimas para a saúde do peludo, em excesso esses exercícios podem ser perigosos e impactar negativamente o nosso amigo peludo. Seus principais sinais incluem:

  • Desorientação;
  • Falta de foco;
  • Cão mancando. 

Os sinais acima são os mais característicos do colapso de Border Collie, que é um distúrbio difícil de diagnosticar ou sequer notar, no entanto, caso acometa o cão certamente apresentará sinais, mesmo que tardio. Em certos casos o cão pode até mesmo convulsionar e colocar a vida do cãozinho em risco. 

Collie Eye Anomaly

Collie Eye Anomaly, ou Anomalia Ocular de Collie – CEA -, é uma doença que causa um crescimento anormal no tecido abaixo da retina ocular. E embora a enfermidade leve o nome da raça, ela ainda pode afetar outras raças como o Lancashire Heleer e Pastor de Shetland. 

A doença não é contagiosa, sendo hereditária e congênita, e ainda pode aparecer de duas formas: severa ou leve. Ambas podem ser diagnosticadas pelo médico veterinário, é fundamental haver consultas periódicas para identificar os sinais e um rápido tratamento seja administrado no peludo. 

A CEA pode ser diagnosticada de maneira precoce, por volta dos 5 meses de vida do cão e não oferece riscos à visão. Já a versão severa da CEA pode causar cegueira e deve ser tratada o mais rápido possível.

Displasia coxofemural

Infelizmente, a displasia coxofemoral é um problema comum para cães em geral, inclusive para a raça Border Collie. Toda raça hiperativa com energia pode sofrer com a displasia coxofemoral, uma espécie de deslocamento que acontece no fêmur do cão em suas patas traseiras. 

Essa deformidade pode causar dor intensa, dificuldade de locomoção e se não tratada impacta de maneira grave a saúde do peludo, podendo inclusive prejudicar de maneira irreversível sua mobilidade. A displasia não é contagiosa, geralmente é congênita, mas pode ser agravada por outras condições como o sobrepeso, por exemplo. 

Independente do problema de saúde do seu amigo de quatro patas, conte com os manipulados da DrogaVET para tratá-los! Nossos produtos oferecem o que há de melhor, moderno e mais completo para a saúde do seu amigo de quatro patas.

Curiosidades sobre a raça

Conhecer algumas curiosidades sobre a raça Border Collie pode auxiliar os tutores a tratarem dos seus próprios peludos. Por isso, separamos uma lista incrível com as melhores curiosidades da raça, com informações relevantes que demonstram como o Border Collie é um cãozinho incrível. 

  • Inteligentíssimos: como comentamos, é considerada uma das raças mais inteligentes – ou a mais inteligente – do mundo; 
  • Pastor de ovelha: a origem da raça foi o pastoreio, e ainda hoje um Collie bem treinado pode servir para o ofício;
  • Bem-sucedido: por conta de sua inteligência, o border collie é um dos peludos que mais se sai bem nos esportes caninos;
  • Queridinho da realeza: a rainha Vitória que reinou de 1837 até 1901 no Reino Unido amava a raça. 

Essas curiosidades deixam claro como o Collie é uma raça especial, cheia de aspectos que contribuem para que esses peludos sejam conhecidos como um dos mais incríveis em todo o mundo. Todo tutor que tem a oportunidade de conviver com um pode experimentar em primeira mão o carisma da raça. 

E, para cuidar do seu Border Collie, conte com os manipulados da DrogaVET, capazes de oferecer mais qualidade de vida para o peludo. Com os nossos produtos, é possível ter um Collie mais saudável e pronto para administrar o tratamento adequado para qualquer doença. 

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Deixe um comentário