Mundo Animal

Nutrologia: nutrição como especialidade médica veterinária

Você sabe o que é nutrologia? Os médicos humanos e veterinários, ao longo dos anos, preocuparam-se amplamente com o desenvolvimento tecnológico e de novos fármacos, os quais poderiam auxiliar na rotina clínica. Entretanto negligenciaram um dos fatores mais importantes no cuidado de pacientes enfermos o suporte nutricional. Com o avanço da ciência, descobriu-se que a desnutrição é uma das principais causas de morbidade e mortalidade de pacientes, bem como fator potencial na alteração do efeito terapêutico de fármacos.

Devido a este fato, a área da nutrologia, especialidade médica que estuda os nutrientes dos alimentos, suas funções no organismo saudável e o tratamento dos distúrbios de nutrientes nas doenças, passou a ser desenvolvida. Estudos passaram a ser realizados com o objetivo de desenvolver estratégias para o manejo nutricional de doenças crônicas, tais como hepatopatias, doença renal crônica, diabetes mellims e doença cardíaca.

Com base na importância da nutrição na clínica veterinária, esta revisão tem como objetivo descrever as medidas dietéticas a serem adotadas por médicos veterinários frente a estas doenças que são comumente diagnosticadas em cães e gatos.


Nutrologia-nutricao-como-espec-ialidade-médica-veterinária

Veja outros artigos nas mesmas categorias: