Mundo Animal

Câncer de mama em pets: novidades na prevenção e tratamento

Câncer de mama em pets: novidades na prevenção e tratamento

Você sabia que o câncer de mama é um dos cânceres de maior incidência e que não se restringe apenas aos humanos? A doença é uma das que mais acomete cães e gatos também. Por isso, separamos algumas novidades na prevenção e no tratamento do câncer de mama em pets.

Cerca de 50% dos tumores mamários em cadelas são malignos e terão comportamento agressivo ou metastático. Nas gatas o risco é ainda maior: cerca de 90% dos tumores são malignos e agressivos, sendo que 80% costumam criar metástases no período de um ano, atingindo principalmente o pulmão. O câncer de mama geralmente ocorre em pets com predisposição genética e expostos a carcinógenos ambientais, como envelhecimento e fatores hormonais, por exemplo. Como no início a doença é assintomática, o diagnóstico pode acontecer de forma tardia, colocando o paciente em maior risco. Por isso, a prevenção é fundamental: anticoncepcionais são totalmente contraindicados e a castração recomendada como melhor forma de prevenir a doença.

Castração é prevenção

Além de reduzir consideravelmente as chances de uma gata ou cadela desenvolver um tumor mamário, a castração evita ainda o desenvolvimento de piometra (infecção uterina) e os cânceres de ovário e útero que, embora mais raros (cerca de 3% a 5% dos tumores), também colocam a vida dos pets em risco. Quanto antes a castração for realizada, menores as chances da cadela ou gata desenvolver um tumor mamário. No entanto, segundo o médico veterinário oncologista, Dr. Bruno Roque, é preciso avaliar a saúde do animal de forma integral. A castração antes do primeiro cio pode prejudicar o desenvolvimento do pet, causar incontinência urinária futuramente e reduzir o papel protetor do estrógeno para outros tipos de cânceres. Para ele, o mais indicado é realizar a castração com um ano e seis meses de idade, desta forma garantindo o desenvolvimento completo dos tecidos do corpo e também o efeito profilático para o câncer de mama. A castração, aliás, é indicada mesmo para animais em idade adulta.

Como tratar o câncer

O tratamento para o câncer de mama é a cirurgia, preferencialmente com retirada total de toda a cadeia mamária. Segundo o oncologista, desta forma é possível prevenir o desenvolvimento de novos tumores nas demais mamas. Caso existam tumores nas duas cadeias mamárias, o indicado é realizar a mastectomia em dois estágios. A cirurgia pode, ainda, incluir a retirada dos linfonodos, conforme avaliação do cirurgião. Já a quimioterapia é indicada apenas quando for detectado um tumor mais agressivo, com indício de metástase e comprometimento dos linfonodos.

Carinho também é diagnóstico

O câncer de mama em pets é uma doença grave e quanto antes o diagnóstico for realizado, melhores são as chances de cura para os pets. Consultas de rotina, preferencialmente a cada seis meses, são essenciais mesmo em animais castrados, juntamente com a realização de exames de sangue e de imagem, que auxiliam na detecção precoce de eventuais tumores. Até mesmo os machos precisam ser avaliados. Embora o câncer de mama seja mais raro neles, quando ocorre é ainda mais agressivo. A dica é aproveitar o momento de interação e carinho na barriga para palpar as mamas e verificar se não há nenhum nódulo, além de verificar se há secreção anormal saindo das mamas. Para os gatos, que geralmente não apreciam o toque na barriga, pode ser um pouco mais difícil, mas o ideal é tentar acostumar o bichano com a palpação, um cuidado em forma de carinho. Por isso é preciso contar com a percepção dos tutores em relação aos sinais apresentados pelos pets e aos sempre indicados check-ups periódicos. Consultas de rotina, preferencialmente a cada seis meses, com realização de exames de sangue e de imagem auxiliam na detecção precoce de eventuais tumores. Manipulado DrogaVET Tutor, os medicamentos manipulados trazem mais praticidade, comodidade e economia, além de garantir um tratamento descomplicado, divertido e eficaz para o animal. O Manipulado DrogaVET® está presente há mais de 18 anos no mercado, promovendo pesquisas científicas e atuando em prol da saúde animal e a conscientização do cuidado com nossos animais.


(+) FAÇA SEU PEDIDO!

Clique aqui


 

VEJA MAIS E SE INSCREVA NO CANAL: DrogaVET – Saúde Animal

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Deixe um comentário