Mundo Animal

Cristais na Urina em Gatos: Causas, Sintomas e Tratamentos

Cristais na Urina em Gatos: Causas, Sintomas e Tratamentos

Ultimamente, descobri que meu gato está com cristais na urina, uma condição que requer atenção imediata. Neste artigo, explorarei as causas, os sintomas e como podemos tratar essa complicação para assegurar a saúde do meu felino.

Clique e saiba mais +

Caso você, tutor, encontre cristais na urina em gatos, saiba que este, definitivamente, não é um bom sinal. Os felinos têm certa propensão a apresentar problemas renais e cristais na urina é um dos aspectos que vem para acompanhar enfermidades relacionadas ao rim. Este é, aliás, um dos sinais mais clássicos e tem até um nome próprio: urolitíase felina, que é um termo genérico para todo tipo de material mineral que aparece na urina dos gatinhos.  

É fundamental ficar de olho neste sinal, que pode evidenciar problemas sérios e que oferecem riscos graves à saúde do felino ou até mesmo o óbito. Vale lembrar que o rim é um órgão vital para a saúde dos pets em geral, e não é diferente para os bichanos. Logo, todo mal que afeta a região é relevante, e os sinais que se relacionam com o órgão e o trato urinário são relevantes para evidenciar enfermidades graves. 

Quais são as causas do Cristais na Urina em Gatos?

É importante entender que cristais na urina em gatos é um sinal de que algo não está certo com os rins do bichano, logo, existem causas por trás deles. Os cristais são sinais de um rim que certamente está com algum tipo de complicação e deve ser tratado com urgência.

Quais são as causas do Cristais na Urina em Gatos?
Fonte/Reprodução: original.

Esses cristais são minerais que ainda estão presentes na urina do gatinho e são nada menos que cálculos ou pequenas pedras no rim, condição muito semelhante à enfermidade humana. Caso não tratado, esses cristais poderão criar uma pedra maior e comprometer o funcionamento do rim ou até mesmo entupir o trato urinário. Veremos, abaixo, as principais causas que levam ao aparecimento deste sinal e condição. 

Dieta inadequada ou irregular

Os fatores alimentares são dos mais clássicos para o aparecimento de cristais na urina em gatos. Uma dieta com excesso de minerais, por exemplo, pode estar por trás desses cristais ou urólitos e enquanto durar a alimentação, o agravamento da condição será notada. 

Vale dizer que a dieta correta é um fator de tratamento para a urolitíase felina e este é um aspecto importante da saúde e vida dos gatinhos. O tutor deve sempre investir em rações de qualidade para evitar os cálculos que podem prejudicar a vida do felino. 

Obesidade ou desidratação

Embora estejam já ligados à alimentação e dieta do felino, a obesidade e desidratação também podem causar o aparecimento de cristais na urina. Por diminuir a ida à caixinha de areia, o felino obeso ou que está desidratado acaba retendo mais urina, o que pode levar ao aparecimento de cálculos nos rins. 

Destes dois fatores, a desidratação é sem dúvidas mais relevante, ao menos para o aparecimento de cristais na urina. A falta de líquido faz com que o órgão não trabalhe direito e aumenta a concentração de substâncias químicas e minerais que causam os cálculos, portanto atenção quanto a hidratação do seu gatinho. 

Baixo consumo de água

Como comentamos acima, a desidratação é um fator de risco que pode ser responsável ou contribuir para aparecer cálculos na urina dos felinos. O tutor deve investir e incentivar que seus felinos tomem bastante líquido, em especial com o uso de bebedouros que simulam água corrente, algo que os felinos gostam muito. 

Doenças infecciosas

Certas doenças que são de natureza infecciosa podem atacar os rins e fazer com que o felino tenha problemas com cálculos renais. Entre essas doenças se destaca a peritonite infecciosa, uma enfermidade causada pelo coronavírus felino. No geral seu diagnóstico é extenuante e bastante complexo.

Complicações nos rins

Os cristais na urina em gatos podem ser causados pelas mais diversas complicações nos rins, que são todos fatores de risco para o trato urinário e saúde do bichano. É essencial que os tutores fiquem de olho na saúde do felino e invistam em alimentação de qualidade e hidratação. Entre as complicações, destacamos: 

  • Doenças renais;
  • Fatores congênitos;
  • Falta de hidratação;
  • Alimentação inadequada;
  • Enfermidades infecciosas. 

Uma atenção deve ser dada a todos esses aspectos na vida do felino, que deve ser amparado prontamente pelo tutor ao mero sinal de problemas renais. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor para o felino. 

Estresse

O estresse pode contribuir ou, se extremo, até causar o aparecimento de cálculos nas urinas dos gatinhos. Há vários fatores para isto, onde os mais preponderantes são emocionais e psicológicos. Porém, a depender do nível de estresse, o gatinho pode não se sentir à vontade para ir até a caixinha e se negar a urinar. 

Mas independente das causas, o tratamento ideal para combater os cristais na urina em gatos você pode obter na DrogaVet! A farmácia veterinária de manipulação pode adequar o tratamento e personalizar desde seu formato até o seu sabor. 

A DrogaVet se preocupa com tudo isso para tornar muito mais fácil administrá-lo o medicamento em seu gatinho e todos sabemos como é difícil conseguir oferecer um tratamento para o felino. Este problemão pode ser contornado pelos manipulados da DrogaVet, consulte os serviços e as unidades próximas a você

Quais os sintomas de Cristais na Urina em Gatos?

Existem vários sintomas e sinais que acompanham os cristais na urina dos gatos que servem de alerta para o tutor. O aparecimento desses pequenos cálculos, cristais, quando o pet urina é certamente o mais importante e clássico, mas ainda há outros que se observados são uma bandeira vermelha. 

Veja abaixo uma lista mais detalhada de quais os sintomas que costumam acompanhar a condição e sua relativa importância para um diagnóstico correto e um tratamento de qualidade. Conhecer esses detalhes é muito relevante para a saúde do felino e para iniciar um diagnóstico precoce. 

Dor ao urinar

Se o gatinho apresentar dor ao urinar, cuidado, este é um sinal grave de que algo não vai bem. Muito provavelmente os cristais estão dificultando a passagem da urina, ou um cálculo ainda maior impede que o gatinho consiga evacuar. Este é um sinal que na maior parte das vezes está associado a uma condição mais extrema. 

Sangue na urina

O sangue na urina ocorre devido a lesões que os cristais na urina em gatos causam durante sua passagem no trato urinário. Esta condição costuma deixar claro que há algo de errado com o bichano. Se o tutor notar uma cor esquisita na urina deve averiguar com mais cuidado a caixinha de areia. 

Dificuldade ao urinar

De todos os sintomas, a dificuldade em urinar é o mais característico e pode ocorrer em todas as etapas. Ela é causada por conta dos cristais e dos diversos cálculos que estão no trato urinário do gatinho. Este é um sinal tradicional e é fácil de ser reconhecido e notado pelo tutor. 

Comportamentos atípicos ao urinar

Comportamentos atípicos ao urinar é um sinal clássico de que há algo errado com o bichano. Quando há presença de cristais e cálculos em seu trato urinário, é comum que o felino urine em lugares impróprios e atípicos para ele e se comporte de maneira esquisita durante o xixi. 

Idas à caixa de areia mais frequentes

A vontade constante de urinar e a frustração do gatinho em muitas vezes não conseguir, o leva a visitar a caixinha várias vezes por dia e com uma frequência muito acima do habitual. Este é um sinal clássico de que há cristais na urina em gatos, especialmente se for acompanhado de uma caixa seca sem uso.

Lambidas excessivas nos genitais

Por diversas razões como dor e desconforto, os bichanos que apresentam os cristais na urina podem lamber seus genitais com muito mais frequência. Este sinal acontece especialmente perto do momento de urinar, antes ou depois, e é mais um sinal claro da condição. 

Infecções no trato urinário

Caso o tutor não tenha notado ainda os cristais na urina, porém o bichano apresenta infecção no trato urinário, é bom ficar esperto e procurar observar como o gatinho vai à caixa de areia. Essas infecções podem revelar cálculos renais e até mesmo outras doenças que podem atacar os rins. 

Dor na região abdominal

Um sinal que frequentemente acompanha os cristais na urina do felino é uma dor na região abdominal. Esta dor pode se alastrar por toda barriguinha do felino e se fazer presente enquanto anda, mas principalmente enquanto é tocado na região. Também se manifesta como desânimo e falta de entusiasmo para brincar. 

Como é feito o diagnóstico de Cristais na Urina em Gatos?

O diagnóstico feito pelo médico veterinário geralmente é por meio do exame de urina, que necessita que uma amostra seja retirada direto do canal urinário do bichano. Com a amostra, os cristais são analisados com todo o xixi, e assim o médico pode oferecer um diagnóstico muito mais preciso da condição.

Como é feito o diagnóstico de Cristais na Urina em Gatos?
Fonte/Reprodução: original.

É possível que exames complementares sejam realizados, como ultrassonografia, radiografia, o que verifica o tamanho do cálculo renal e outros problemas que podem acometer o rim. O exame de toque e sinais físicos também são interessantes para formalizar o diagnóstico. 

Tratamento e principais cuidados para Cristais na Urina em Gatos

‌Para os cristais na urina em gatos é geralmente utilizado um cateter no canal da uretra, que serve para desobstruir e retirar todos os cristais. Se houver um cálculo maior e perigoso, então pode ser que o médico veterinário opte pela cirurgia, mas esta nunca é a primeira opção. 

Medicamentos e compostos de estruvita, urato de amônio e cistina também são recomendados, produtos que podem ser manipulados pela DrogaVet, não só com uma manipulação que leve todas essas substâncias, mas uma personalização perfeita para seu bichano. Basta solicitar a um dos atendentes da DrogaVet mediante prescrição veterinária e o manipulado desejado será produzido. 

Como a dieta e hidratação influenciam para formação de Cristais na Urina em Gatos?

De todos os cuidados relacionados à condição dos cristais na urina de felinos, a dieta e a hidratação tem a maior influência e benefício. O médico veterinário recomenda e até mesmo prescreve rações com menos minérios e que facilitam a quebra dos cálculos e pequenos cristais no trato urinário. 

O mesmo se corresponde à água, o ideal é estimular o bichano a se hidratar sempre e tornar o seu acesso ao bebedouro livre. Com esses cuidados é muito mais saudável lidar com a condição de maneira mais tranquila, sem intervenções cirúrgicas que podem comprometer a qualidade de vida do gatinho. 

O que acontece se não realizar tratamento adequado?

Caso não seja realizado o tratamento correto com os cristais na urina em gatos, os cálculos se condensam e criam pedras cada vez maiores que comprometem todo o trato urinário e o funcionamento dos rins. Esta condição, além de causar muita dor, pode levar à falência dos rins e, em casos mais graves, ao óbito. 

Portanto, é tão fundamental utilizar o tratamento adequado, de preferência precoce, para otimizar as chances de recuperação e evitar maiores danos. E a DrogaVet oferece manipulados de qualidade que não só facilitam a administração do tratamento, como também tem todos os nutrientes e substâncias indicadas pelo médico veterinário.

O que acontece se não realizar tratamento adequado?
Fonte/Reprodução: original.

Unindo o cuidado com a dieta e hidratação do gatinho com os manipulados da DrogaVet, a recuperação do felino será eficaz em pouco tempo! Se atente aos sinais dos cristais na urina em gatos e se necessário acione um veterinário. 

Caso você, tutor, encontre cristais na urina em gatos, saiba que este, definitivamente, não é um bom sinal. Os felinos têm certa propensão a apresentar problemas renais e cristais na urina é um dos aspectos que vem para acompanhar enfermidades relacionadas ao rim. Este é, aliás, um dos sinais mais clássicos e tem até um nome próprio: urolitíase felina, que é um termo genérico para todo tipo de material mineral que aparece na urina dos gatinhos.  

É fundamental ficar de olho neste sinal, que pode evidenciar problemas sérios e que oferecem riscos graves à saúde do felino ou até mesmo o óbito. Vale lembrar que o rim é um órgão vital para a saúde dos pets em geral, e não é diferente para os bichanos. Logo, todo mal que afeta a região é relevante, e os sinais que se relacionam com o órgão e o trato urinário são relevantes para evidenciar enfermidades graves. 

Quais são as causas do Cristais na Urina em Gatos?

É importante entender que cristais na urina em gatos é um sinal de que algo não está certo com os rins do bichano, logo, existem causas por trás deles. Os cristais são sinais de um rim que certamente está com algum tipo de complicação e deve ser tratado com urgência. 

Esses cristais são minerais que ainda estão presentes na urina do gatinho e são nada menos que cálculos ou pequenas pedras no rim, condição muito semelhante à enfermidade humana. Caso não tratado, esses cristais poderão criar uma pedra maior e comprometer o funcionamento do rim ou até mesmo entupir o trato urinário. Veremos, abaixo, as principais causas que levam ao aparecimento deste sinal e condição. 

Dieta inadequada ou irregular

Os fatores alimentares são dos mais clássicos para o aparecimento de cristais na urina em gatos. Uma dieta com excesso de minerais, por exemplo, pode estar por trás desses cristais ou urólitos e enquanto durar a alimentação, o agravamento da condição será notada. 

Vale dizer que a dieta correta é um fator de tratamento para a urolitíase felina e este é um aspecto importante da saúde e vida dos gatinhos. O tutor deve sempre investir em rações de qualidade para evitar os cálculos que podem prejudicar a vida do felino. 

Obesidade ou desidratação

Embora estejam já ligados à alimentação e dieta do felino, a obesidade e desidratação também podem causar o aparecimento de cristais na urina. Por diminuir a ida à caixinha de areia, o felino obeso ou que está desidratado acaba retendo mais urina, o que pode levar ao aparecimento de cálculos nos rins. 

Destes dois fatores, a desidratação é sem dúvidas mais relevante, ao menos para o aparecimento de cristais na urina. A falta de líquido faz com que o órgão não trabalhe direito e aumenta a concentração de substâncias químicas e minerais que causam os cálculos, portanto atenção quanto a hidratação do seu gatinho. 

Baixo consumo de água

Como comentamos acima, a desidratação é um fator de risco que pode ser responsável ou contribuir para aparecer cálculos na urina dos felinos. O tutor deve investir e incentivar que seus felinos tomem bastante líquido, em especial com o uso de bebedouros que simulam água corrente, algo que os felinos gostam muito. 

Doenças infecciosas

Certas doenças que são de natureza infecciosa podem atacar os rins e fazer com que o felino tenha problemas com cálculos renais. Entre essas doenças se destaca a peritonite infecciosa, uma enfermidade causada pelo coronavírus felino. No geral seu diagnóstico é extenuante e bastante complexo.

Complicações nos rins

Os cristais na urina em gatos podem ser causados pelas mais diversas complicações nos rins, que são todos fatores de risco para o trato urinário e saúde do bichano. É essencial que os tutores fiquem de olho na saúde do felino e invistam em alimentação de qualidade e hidratação. Entre as complicações, destacamos: 

  • Doenças renais;
  • Fatores congênitos;
  • Falta de hidratação;
  • Alimentação inadequada;
  • Enfermidades infecciosas. 

Uma atenção deve ser dada a todos esses aspectos na vida do felino, que deve ser amparado prontamente pelo tutor ao mero sinal de problemas renais. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor para o felino. 

Estresse

O estresse pode contribuir ou, se extremo, até causar o aparecimento de cálculos nas urinas dos gatinhos. Há vários fatores para isto, onde os mais preponderantes são emocionais e psicológicos. Porém, a depender do nível de estresse, o gatinho pode não se sentir à vontade para ir até a caixinha e se negar a urinar. 

Mas independente das causas, o tratamento ideal para combater os cristais na urina em gatos você pode obter na DrogaVet! A farmácia veterinária de manipulação pode adequar o tratamento e personalizar desde seu formato até o seu sabor. 

A DrogaVet se preocupa com tudo isso para tornar muito mais fácil administrá-lo o medicamento em seu gatinho e todos sabemos como é difícil conseguir oferecer um tratamento para o felino. Este problemão pode ser contornado pelos manipulados da DrogaVet, consulte os serviços e as unidades próximas a você

Quais os sintomas de Cristais na Urina em Gatos?

Existem vários sintomas e sinais que acompanham os cristais na urina dos gatos que servem de alerta para o tutor. O aparecimento desses pequenos cálculos, cristais, quando o pet urina é certamente o mais importante e clássico, mas ainda há outros que se observados são uma bandeira vermelha. 

Veja abaixo uma lista mais detalhada de quais os sintomas que costumam acompanhar a condição e sua relativa importância para um diagnóstico correto e um tratamento de qualidade. Conhecer esses detalhes é muito relevante para a saúde do felino e para iniciar um diagnóstico precoce. 

Dor ao urinar

Se o gatinho apresentar dor ao urinar, cuidado, este é um sinal grave de que algo não vai bem. Muito provavelmente os cristais estão dificultando a passagem da urina, ou um cálculo ainda maior impede que o gatinho consiga evacuar. Este é um sinal que na maior parte das vezes está associado a uma condição mais extrema. 

Sangue na urina

O sangue na urina ocorre devido a lesões que os cristais na urina em gatos causam durante sua passagem no trato urinário. Esta condição costuma deixar claro que há algo de errado com o bichano. Se o tutor notar uma cor esquisita na urina deve averiguar com mais cuidado a caixinha de areia. 

Dificuldade ao urinar

De todos os sintomas, a dificuldade em urinar é o mais característico e pode ocorrer em todas as etapas. Ela é causada por conta dos cristais e dos diversos cálculos que estão no trato urinário do gatinho. Este é um sinal tradicional e é fácil de ser reconhecido e notado pelo tutor. 

Comportamentos atípicos ao urinar

Comportamentos atípicos ao urinar é um sinal clássico de que há algo errado com o bichano. Quando há presença de cristais e cálculos em seu trato urinário, é comum que o felino urine em lugares impróprios e atípicos para ele e se comporte de maneira esquisita durante o xixi. 

Idas à caixa de areia mais frequentes

A vontade constante de urinar e a frustração do gatinho em muitas vezes não conseguir, o leva a visitar a caixinha várias vezes por dia e com uma frequência muito acima do habitual. Este é um sinal clássico de que há cristais na urina em gatos, especialmente se for acompanhado de uma caixa seca sem uso.

Lambidas excessivas nos genitais

Por diversas razões como dor e desconforto, os bichanos que apresentam os cristais na urina podem lamber seus genitais com muito mais frequência. Este sinal acontece especialmente perto do momento de urinar, antes ou depois, e é mais um sinal claro da condição. 

Infecções no trato urinário

Caso o tutor não tenha notado ainda os cristais na urina, porém o bichano apresenta infecção no trato urinário, é bom ficar esperto e procurar observar como o gatinho vai à caixa de areia. Essas infecções podem revelar cálculos renais e até mesmo outras doenças que podem atacar os rins. 

Dor na região abdominal

Um sinal que frequentemente acompanha os cristais na urina do felino é uma dor na região abdominal. Esta dor pode se alastrar por toda barriguinha do felino e se fazer presente enquanto anda, mas principalmente enquanto é tocado na região. Também se manifesta como desânimo e falta de entusiasmo para brincar. 

Como é feito o diagnóstico de Cristais na Urina em Gatos?

O diagnóstico feito pelo médico veterinário geralmente é por meio do exame de urina, que necessita que uma amostra seja retirada direto do canal urinário do bichano. Com a amostra, os cristais são analisados com todo o xixi, e assim o médico pode oferecer um diagnóstico muito mais preciso da condição. 

É possível que exames complementares sejam realizados, como ultrassonografia, radiografia, o que verifica o tamanho do cálculo renal e outros problemas que podem acometer o rim. O exame de toque e sinais físicos também são interessantes para formalizar o diagnóstico. 

Tratamento e principais cuidados para Cristais na Urina em Gatos

‌Para os cristais na urina em gatos é geralmente utilizado um cateter no canal da uretra, que serve para desobstruir e retirar todos os cristais. Se houver um cálculo maior e perigoso, então pode ser que o médico veterinário opte pela cirurgia, mas esta nunca é a primeira opção. 

Medicamentos e compostos de estruvita, urato de amônio e cistina também são recomendados, produtos que podem ser manipulados pela DrogaVet, não só com uma manipulação que leve todas essas substâncias, mas uma personalização perfeita para seu bichano. Basta solicitar a um dos atendentes da DrogaVet mediante prescrição veterinária e o manipulado desejado será produzido. 

Como a dieta e hidratação influenciam para formação de Cristais na Urina em Gatos?

De todos os cuidados relacionados à condição dos cristais na urina de felinos, a dieta e a hidratação tem a maior influência e benefício. O médico veterinário recomenda e até mesmo prescreve rações com menos minérios e que facilitam a quebra dos cálculos e pequenos cristais no trato urinário. 

O mesmo se corresponde à água, o ideal é estimular o bichano a se hidratar sempre e tornar o seu acesso ao bebedouro livre. Com esses cuidados é muito mais saudável lidar com a condição de maneira mais tranquila, sem intervenções cirúrgicas que podem comprometer a qualidade de vida do gatinho. 

O que acontece se não realizar tratamento adequado?

Caso não seja realizado o tratamento correto com os cristais na urina em gatos, os cálculos se condensam e criam pedras cada vez maiores que comprometem todo o trato urinário e o funcionamento dos rins. Esta condição, além de causar muita dor, pode levar à falência dos rins e, em casos mais graves, ao óbito. 

Portanto, é tão fundamental utilizar o tratamento adequado, de preferência precoce, para otimizar as chances de recuperação e evitar maiores danos. E a DrogaVet oferece manipulados de qualidade que não só facilitam a administração do tratamento, como também tem todos os nutrientes e substâncias indicadas pelo médico veterinário. 

Unindo o cuidado com a dieta e hidratação do gatinho com os manipulados da DrogaVet, a recuperação do felino será eficaz em pouco tempo! Se atente aos sinais dos cristais na urina em gatos e se necessário acione um veterinário. 

Caso você, tutor, encontre cristais na urina em gatos, saiba que este, definitivamente, não é um bom sinal. Os felinos têm certa propensão a apresentar problemas renais e cristais na urina é um dos aspectos que vem para acompanhar enfermidades relacionadas ao rim. Este é, aliás, um dos sinais mais clássicos e tem até um nome próprio: urolitíase felina, que é um termo genérico para todo tipo de material mineral que aparece na urina dos gatinhos.  

É fundamental ficar de olho neste sinal, que pode evidenciar problemas sérios e que oferecem riscos graves à saúde do felino ou até mesmo o óbito. Vale lembrar que o rim é um órgão vital para a saúde dos pets em geral, e não é diferente para os bichanos. Logo, todo mal que afeta a região é relevante, e os sinais que se relacionam com o órgão e o trato urinário são relevantes para evidenciar enfermidades graves. 

Quais são as causas do Cristais na Urina em Gatos?

É importante entender que cristais na urina em gatos é um sinal de que algo não está certo com os rins do bichano, logo, existem causas por trás deles. Os cristais são sinais de um rim que certamente está com algum tipo de complicação e deve ser tratado com urgência. 

Esses cristais são minerais que ainda estão presentes na urina do gatinho e são nada menos que cálculos ou pequenas pedras no rim, condição muito semelhante à enfermidade humana. Caso não tratado, esses cristais poderão criar uma pedra maior e comprometer o funcionamento do rim ou até mesmo entupir o trato urinário. Veremos, abaixo, as principais causas que levam ao aparecimento deste sinal e condição. 

Dieta inadequada ou irregular

Os fatores alimentares são dos mais clássicos para o aparecimento de cristais na urina em gatos. Uma dieta com excesso de minerais, por exemplo, pode estar por trás desses cristais ou urólitos e enquanto durar a alimentação, o agravamento da condição será notada. 

Vale dizer que a dieta correta é um fator de tratamento para a urolitíase felina e este é um aspecto importante da saúde e vida dos gatinhos. O tutor deve sempre investir em rações de qualidade para evitar os cálculos que podem prejudicar a vida do felino. 

Obesidade ou desidratação

Embora estejam já ligados à alimentação e dieta do felino, a obesidade e desidratação também podem causar o aparecimento de cristais na urina. Por diminuir a ida à caixinha de areia, o felino obeso ou que está desidratado acaba retendo mais urina, o que pode levar ao aparecimento de cálculos nos rins. 

Destes dois fatores, a desidratação é sem dúvidas mais relevante, ao menos para o aparecimento de cristais na urina. A falta de líquido faz com que o órgão não trabalhe direito e aumenta a concentração de substâncias químicas e minerais que causam os cálculos, portanto atenção quanto a hidratação do seu gatinho. 

Baixo consumo de água

Como comentamos acima, a desidratação é um fator de risco que pode ser responsável ou contribuir para aparecer cálculos na urina dos felinos. O tutor deve investir e incentivar que seus felinos tomem bastante líquido, em especial com o uso de bebedouros que simulam água corrente, algo que os felinos gostam muito. 

Doenças infecciosas

Certas doenças que são de natureza infecciosa podem atacar os rins e fazer com que o felino tenha problemas com cálculos renais. Entre essas doenças se destaca a peritonite infecciosa, uma enfermidade causada pelo coronavírus felino. No geral seu diagnóstico é extenuante e bastante complexo.

Complicações nos rins

Os cristais na urina em gatos podem ser causados pelas mais diversas complicações nos rins, que são todos fatores de risco para o trato urinário e saúde do bichano. É essencial que os tutores fiquem de olho na saúde do felino e invistam em alimentação de qualidade e hidratação. Entre as complicações, destacamos: 

  • Doenças renais;
  • Fatores congênitos;
  • Falta de hidratação;
  • Alimentação inadequada;
  • Enfermidades infecciosas. 

Uma atenção deve ser dada a todos esses aspectos na vida do felino, que deve ser amparado prontamente pelo tutor ao mero sinal de problemas renais. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor para o felino. 

Estresse

O estresse pode contribuir ou, se extremo, até causar o aparecimento de cálculos nas urinas dos gatinhos. Há vários fatores para isto, onde os mais preponderantes são emocionais e psicológicos. Porém, a depender do nível de estresse, o gatinho pode não se sentir à vontade para ir até a caixinha e se negar a urinar. 

Mas independente das causas, o tratamento ideal para combater os cristais na urina em gatos você pode obter na DrogaVet! A farmácia veterinária de manipulação pode adequar o tratamento e personalizar desde seu formato até o seu sabor. 

A DrogaVet se preocupa com tudo isso para tornar muito mais fácil administrá-lo o medicamento em seu gatinho e todos sabemos como é difícil conseguir oferecer um tratamento para o felino. Este problemão pode ser contornado pelos manipulados da DrogaVet, consulte os serviços e as unidades próximas a você

Quais os sintomas de Cristais na Urina em Gatos?

Existem vários sintomas e sinais que acompanham os cristais na urina dos gatos que servem de alerta para o tutor. O aparecimento desses pequenos cálculos, cristais, quando o pet urina é certamente o mais importante e clássico, mas ainda há outros que se observados são uma bandeira vermelha. 

Veja abaixo uma lista mais detalhada de quais os sintomas que costumam acompanhar a condição e sua relativa importância para um diagnóstico correto e um tratamento de qualidade. Conhecer esses detalhes é muito relevante para a saúde do felino e para iniciar um diagnóstico precoce. 

Dor ao urinar

Se o gatinho apresentar dor ao urinar, cuidado, este é um sinal grave de que algo não vai bem. Muito provavelmente os cristais estão dificultando a passagem da urina, ou um cálculo ainda maior impede que o gatinho consiga evacuar. Este é um sinal que na maior parte das vezes está associado a uma condição mais extrema. 

Sangue na urina

O sangue na urina ocorre devido a lesões que os cristais na urina em gatos causam durante sua passagem no trato urinário. Esta condição costuma deixar claro que há algo de errado com o bichano. Se o tutor notar uma cor esquisita na urina deve averiguar com mais cuidado a caixinha de areia. 

Dificuldade ao urinar

De todos os sintomas, a dificuldade em urinar é o mais característico e pode ocorrer em todas as etapas. Ela é causada por conta dos cristais e dos diversos cálculos que estão no trato urinário do gatinho. Este é um sinal tradicional e é fácil de ser reconhecido e notado pelo tutor. 

Comportamentos atípicos ao urinar

Comportamentos atípicos ao urinar é um sinal clássico de que há algo errado com o bichano. Quando há presença de cristais e cálculos em seu trato urinário, é comum que o felino urine em lugares impróprios e atípicos para ele e se comporte de maneira esquisita durante o xixi. 

Idas à caixa de areia mais frequentes

A vontade constante de urinar e a frustração do gatinho em muitas vezes não conseguir, o leva a visitar a caixinha várias vezes por dia e com uma frequência muito acima do habitual. Este é um sinal clássico de que há cristais na urina em gatos, especialmente se for acompanhado de uma caixa seca sem uso.

Lambidas excessivas nos genitais

Por diversas razões como dor e desconforto, os bichanos que apresentam os cristais na urina podem lamber seus genitais com muito mais frequência. Este sinal acontece especialmente perto do momento de urinar, antes ou depois, e é mais um sinal claro da condição. 

Infecções no trato urinário

Caso o tutor não tenha notado ainda os cristais na urina, porém o bichano apresenta infecção no trato urinário, é bom ficar esperto e procurar observar como o gatinho vai à caixa de areia. Essas infecções podem revelar cálculos renais e até mesmo outras doenças que podem atacar os rins. 

Dor na região abdominal

Um sinal que frequentemente acompanha os cristais na urina do felino é uma dor na região abdominal. Esta dor pode se alastrar por toda barriguinha do felino e se fazer presente enquanto anda, mas principalmente enquanto é tocado na região. Também se manifesta como desânimo e falta de entusiasmo para brincar. 

Como é feito o diagnóstico de Cristais na Urina em Gatos?

O diagnóstico feito pelo médico veterinário geralmente é por meio do exame de urina, que necessita que uma amostra seja retirada direto do canal urinário do bichano. Com a amostra, os cristais são analisados com todo o xixi, e assim o médico pode oferecer um diagnóstico muito mais preciso da condição. 

É possível que exames complementares sejam realizados, como ultrassonografia, radiografia, o que verifica o tamanho do cálculo renal e outros problemas que podem acometer o rim. O exame de toque e sinais físicos também são interessantes para formalizar o diagnóstico. 

Tratamento e principais cuidados para Cristais na Urina em Gatos

‌Para os cristais na urina em gatos é geralmente utilizado um cateter no canal da uretra, que serve para desobstruir e retirar todos os cristais. Se houver um cálculo maior e perigoso, então pode ser que o médico veterinário opte pela cirurgia, mas esta nunca é a primeira opção.

Tratamento e principais cuidados para Cristais na Urina em Gatos
Fonte/Reprodução: original.

Medicamentos e compostos de estruvita, urato de amônio e cistina também são recomendados, produtos que podem ser manipulados pela DrogaVet, não só com uma manipulação que leve todas essas substâncias, mas uma personalização perfeita para seu bichano. Basta solicitar a um dos atendentes da DrogaVet mediante prescrição veterinária e o manipulado desejado será produzido. 

Como a dieta e hidratação influenciam para formação de Cristais na Urina em Gatos?

De todos os cuidados relacionados à condição dos cristais na urina de felinos, a dieta e a hidratação tem a maior influência e benefício. O médico veterinário recomenda e até mesmo prescreve rações com menos minérios e que facilitam a quebra dos cálculos e pequenos cristais no trato urinário. 

O mesmo se corresponde à água, o ideal é estimular o bichano a se hidratar sempre e tornar o seu acesso ao bebedouro livre. Com esses cuidados é muito mais saudável lidar com a condição de maneira mais tranquila, sem intervenções cirúrgicas que podem comprometer a qualidade de vida do gatinho. 

O que acontece se não realizar tratamento adequado?

Caso não seja realizado o tratamento correto com os cristais na urina em gatos, os cálculos se condensam e criam pedras cada vez maiores que comprometem todo o trato urinário e o funcionamento dos rins. Esta condição, além de causar muita dor, pode levar à falência dos rins e, em casos mais graves, ao óbito. 

Portanto, é tão fundamental utilizar o tratamento adequado, de preferência precoce, para otimizar as chances de recuperação e evitar maiores danos. E a DrogaVet oferece manipulados de qualidade que não só facilitam a administração do tratamento, como também tem todos os nutrientes e substâncias indicadas pelo médico veterinário. 

Unindo o cuidado com a dieta e hidratação do gatinho com os manipulados da DrogaVet, a recuperação do felino será eficaz em pouco tempo! Se atente aos sinais dos cristais na urina em gatos e se necessário acione um veterinário. 

Hoje, abordo o problema dos cristais na urina em gatos, explicando como esses cristais se formam e os problemas associados a eles. Discuto as causas, como dieta inadequada e baixa ingestão de água, os sintomas alarmantes como dor ao urinar, e as opções de tratamento que incluem ajustes dietéticos e hidratação adequada.

Lista de perguntas e respostas

O que são cristais na urina em gatos? São pequenos depósitos minerais que podem causar obstruções e outros problemas urinários.

Quais são os sintomas dos cristais na urina? Incluem dor ao urinar, sangue na urina, e comportamento urinário atípico.

Como os cristais na urina são diagnosticados? Através de exame de urina e possivelmente exames de imagem como ultrassonografia.

Quais tratamentos estão disponíveis? Tratamentos variam desde mudanças na dieta até procedimentos para remover os cristais.

Como a dieta afeta a formação de cristais? Dietas ricas em certos minerais podem aumentar o risco de formação de cristais.

O que acontece se não tratar os cristais na urina? Pode levar a obstruções graves e até falência renal.

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Deixe um comentário