Eu adoro explorar tudo sobre as diferentes raças de cães, e o Rottweiler sempre me chamou a atenção. Com sua aparência imponente e coração gigante, esse cão combina força e carinho de maneira única. Vou compartilhar com você tudo o que aprendi sobre essa raça incrível.
O rottweiler é uma das raças mais bonitas, elegantes e robustas que existem. No Brasil, ela é muito popular e querida por todos – o que não é sem razão, já que é um peludo carinhoso, muito apegado à família e um dos melhores cães de guarda que existem. Não se engane por sua “cara de mau”: este pode ser um excelente amigo de quatro patas.
Esses peludos são bem companheiros e carinhosos, convivem bem com a família. Outra característica importante é o rottweiler ser considerado um dos cães mais inteligentes do mundo. No meio de tantos traços interessantes, a raça ainda depende do cuidado ideal dos tutores, que podem oferecer mais qualidade de vida para seus amigos de quatro patas.
Origem histórica
Ao contrário do que muitos podem imaginar, o rottweiler é uma das raças mais antigas de que temos notícia. É tão antiga que se torna um problema precisar a sua origem, embora o mais aceito seja que o peludo esteja presente ainda no antigo império de Roma, onde era uma raça utilizada em boiadeiro e para cuidar de grandes rebanhos e fazendas.
Esses cães eram tão grandes, robustos, inteligentes e leais que eram integrados nas legiões de soldados romanos e levados em expedições. A raça teria viajado com os soldados de Roma por boa parte da Europa e estiveram juntos em expedições aos Alpes. Com isso, tornaram-se populares em diversas regiões, como a Alemanha.
Passadas as guerras e com o fim do império romano, os cães começaram a ter como principal atividade cuidar de rebanhos, fazendas e serem utilizados para a proteção dos seus tutores. Seu instinto protetor, aliado ao carinho e respeito que sentiam pelas famílias, tornaram-no uma das principais raças utilizadas como cães de guarda.
Usado em forças policiais
Dada a sua inteligência e robustez, o cão foi um dos principais utilizados para a força policial moderna, no início do século XX. Inclusive, o rottweiler ainda é conhecido como uma raça policial, e quando bem treinada é excelente para compor a força tática: um cão forte, inteligente e obediente.
Características físicas
As características físicas do rottweiler chamam atenção pelo seu tamanho e força – é um dos cães mais fortes que existem. Em contraste com toda essa estrutura, esse cão pode ser bem amigável e pacífico na maior parte das vezes. O rottweiler é muito conhecido por ser calmo e, no geral, mostrar um ânimo tranquilo.
É claro que há aqueles peludos que demonstram um temperamento mais tempestuoso ou até ansioso, o que pode ser problemático dado o tamanho do animal. Porém, quando bem treinado e cuidado, quando o tutor entende a raça e oferece um tratamento adequado, uma rotina de exercícios e muito amor, tende a ser bem mais calmo. Por mais forte que seja, o rottweiler não é uma raça lenta. Muito pelo contrário: o cão é ágil e atlético, e pode ser muito mais rápido do que o seu tamanho sugere. Composta por seus 42 dentes, sua arcada dentária é muito forte e firme, então ele adora brincar com brinquedos mais firmes, que suportam toda essa força da raça.
Cores
No geral, as cores de um rottweiler não variam. A raça tem uma predominante cor preta por todo o corpo, com ocasionais manchas marrons ou vermelhas. Essas, no geral, estão por baixo do peludo, em sua barriga, torso e na parte do pescoço. Patas e bochechas também costumam estar marcadas com essas manchas mais claras.
Tipos
Existem dois tipos de rottweilers: o rottweiler alemão e o americano. A agência reguladora alemã da raça, considerada uma das mais antigas e rigorosas do mundo, chamada de Allgemeiner Deutscher Rottweiler Klub (ADKR) apenas considera a versão alemã como a “verdadeira”. Como dito, ela é extremamente criteriosa e rigorosa, e para ser considerado um rottweiler alemão o cão deve atender a certos padrões como: ter entre 61 e 68 centímetros, ter um peso próximo aos 50 kg, apresentar uma cauda longa e um focinho curto. No geral, é um tipo de cão menor que o rottweiler americano.
Rottweiler americano
Nos Estados Unidos não existe nenhuma filial da agência ADKR alemã. Portanto, não há um controle tão rigoroso quanto. E, é seguro admitir que provavelmente a categoria de rottweiler americano foi, talvez, cruzado com outras raças, o que teria ocasionado diferenças sutis, mas identificáveis, nesse tipo de pelo.
A versão americana é maior e mede entre 68 a 69 centímetros, além de poder chegar aos seus 80 kg. Entre outras diferenças está a sua cauda curta e seu focinho mais alongado. Contudo, outras características continuam presentes, como toda a robustez e força, nesse caso ainda mais do que a raça “pura” da Europa. Essas diferenças não supõem que existam duas raças, somente variações do mesmo rottweiler, que podem nem ser tão grandes assim, para um observador comum. Independentemente do tipo de peludo, ele costuma apresentar o mesmo comportamento nos dois casos.
Comportamento
O rottweiler tem um comportamento bastante tranquilo e calmo, mas pode ser bem intenso. Isso porque a sua demanda por gastar energia geralmente é alta, e o tutor deve estar consciente disso, ao integrar um peludo da raça à sua família. O rottweiler necessita de uma série de exercícios e atividades para se manter o mais calmo possível.
A fama de “mau” que o rottweiler tem é muito mais por sua imposição física e força, pois caso determinado peludo apresente problemas de comportamento, de fato pode representar perigos para nós, humanos, e até seu tutor. Portanto, é necessário sempre um esforço na educação, adestramento e no trato com seu amigo de quatro patas. Vale a pena tentar adestrá-lo, sempre o tratar com carinho e realizar atividades físicas. Dessa forma o cão não se sente estressado, pode ficar ainda mais calmo e sempre apresentará um comportamento adequado para toda a família.
Saúde
Cães rottweilers são muito saudáveis, sua robustez e força são refletidos em sua saúde e qualidade de vida, mas ainda assim o tutor deve ficar ligado, pois esse cãozinho apresenta predisposição para várias enfermidades. Visitas ao veterinário são fundamentais, além de uma observação constante do peludo para evitar o desenvolvimento de algumas condições, tais como:
- Displasia coxofemoral;
- Displasia do cotovelo;
- Problemas cardíacos;
- Sobrepeso.
Alguns desses problemas são os mais relacionados à raça, onde a displasia é a má formação ou deslocamento da região, ou próximo da coxa, nas patas traseiras, ou no cotovelo. Já os problemas cardíacos podem ser congênitos ou adquiridos, podem ser pressão alta, arritmia ou insuficiência.
No geral, todos esses problemas podem estar relacionados ao sobrepeso, sendo originados do excesso de peso que o peludo carrega ou agravados. Independentemente do caso, a DrogaVET pode oferecer um tratamento adequado por meio de manipulados. Manipulamos e podemos personalizar o cheiro, formato e até gosto do tratamento do seu cão. Conte com nossos laboratórios para promover mais qualidade de vida ao seu rottweiler!
Alimentação
Rottweilers são considerados cães “molossos”, o que significa que são peludos de grande porte, fortes e bem robustos. Ou seja, sua demanda por alimentação é grande e devem ser devidamente alimentados por seus tutores, especialmente durante a sua fase de crescimento, quando costumam aumentar rapidamente de peso e tamanho. Um cão jovem da raça entre seus 10 e 30 kg deve consumir por dia cerca de 300 a 400 gramas de ração, geralmente distribuídas entre 3 refeições por dia. Já o cão adulto pode consumir até 500 gramas de ração por dia, a depender do seu nível de atividade e compleição física. Alguns chegam a consumir 550 gramas, por exemplo.
Expectativa de vida média
Quando bem cuidado, a expectativa de vida de um rottweiler é de 8 a 10 anos, mas isso caso o tutor tome todos os cuidados necessários e trate muito bem seu cão. Esta é apenas uma expectativa, e varia de cão para cão o quanto o mesmo pode viver, mas um bom cuidado sempre faz diferença neste número.
Com bom cuidado incluímos uma série de questões, como a administração de tratamentos constantes contra vermes, pulgas e carrapatos, muito amor e carinho, alimentação de qualidade e, sobretudo, visitas constantes e periódicas ao médico veterinário. O tutor que leva seu cão ao veterinário tem muito mais chances de identificar problemas e doenças de maneira precoce e logo iniciar um tratamento.
Atividades Recomendadas
Como já comentado, o cão rottweiler deve realizar exercícios periódicos, por mais simples que sejam, como o passeio e brincadeiras, atividades muito recomendadas. É interessante levar seu peludo para passear constantemente, tanto para mantê-lo na prática de exercícios e evitar o estresse, quanto para evitar o sobrepeso. Ao brincar com seu peludo é interessante sempre tomar cuidado. Por conta da sua força e tamanho, o rottweiler pode, sim, machucá-lo sem querer. Então, prefira brinquedos fortes e que não irão requerer tanto sua atenção. É importante que tutores que busquem ter um rottweiler em casa tenham bastante espaço para o peludo se desenvolver e não se estressar.
Problemas de saúde comuns na raça
Há vários problemas de saúde comuns à raça rottweiler, como sobrepeso e displasia em seus membros. Esses são problemas que mais podem acontecer com seu rottweiler, e é importante uma atenção constante aos seus sinais. Aqui não cabe apenas uma observação criteriosa como visitas frequentes aos médicos veterinários.
Problemas no coração também podem ocorrer com o peludo, especialmente insuficiência e pressão alta. Mais um motivo para que o tutor fique de olho no peso do seu rottweiler e invista em uma alimentação balanceada e sem excessos, pois um cão obeso tem muito menos qualidade de vida e mais propensão a ficar doente. Outros problemas comuns são os gastrointestinais, que infelizmente podem acometer o rottweiler e ocasionar sangramento na urina e fezes. Caso o tutor note, deve procurar imediatamente um médico veterinário para um diagnóstico correto. Pressa e um tratamento precoce podem salvar a vida do seu peludo.
Curiosidades sobre a raça
Há diversas curiosidades interessantes sobre o rottweiler, como a sua inteligência e tamanho. Esse cão é realmente um colosso e um dos preferidos dos brasileiros. Sem dúvidas vale a pena conhecer mais da raça para conseguir oferecer a melhor vida possível para seu amigo de quatro patas.
- Calmo e tranquilo: o rottweiler é uma das raças mais tranquilas que existem, sua fama de “mau” é muito mais uma impressão e boato;
- Indiferente: não é comum que um rottweiler se mostre muito afável com estranhos – no geral seu comportamento se torna indiferente;
- O nome da raça: muito provavelmente vem da cidade alemã Rottweil – soldados romanos teriam se instalado lá e popularizado a raça;
- Inteligente: certos estudos e agências reguladoras consideram o rottweiler a nona raça mais inteligente do mundo;
- Raça querida pelos brasileiros: segundo um levantamento realizado pela revista Super Interessante, o rottweiler é uma das raças mais queridas pelos brasileiros.
Essas são algumas curiosidades que mostram como o rottweiler é um cão interessante, com história rica e um dos mais adequados para se ter em casa. Inteligente, forte, leal e obediente, este é um peludo que pode se tornar o melhor amigo da sua família. Por isso, cuide bem de seu rottweiler e sempre ofereça o melhor tratamento possível para a raça. Com os manipulados da DrogaVET, é possível tratar bem o seu peludo, oferecer mais saúde, qualidade de vida e ainda lidar com uma série de doenças. Sempre leve seu rottweiler ao veterinário e conte com a DrogaVET e seus manipulados para o tratamento.
Saiba mais sobre
Qual é a origem do Rottweiler? O Rottweiler tem origem no antigo império romano, onde era utilizado para cuidar de rebanhos e propriedades.
Quais são as características físicas do Rottweiler? O Rottweiler é um cão grande, forte e ágil, com pelagem preta e manchas marrons.
Qual é a expectativa de vida de um Rottweiler? Um Rottweiler vive em média de 8 a 10 anos, dependendo dos cuidados recebidos.
O Rottweiler é adequado como cão de guarda? Sim, o Rottweiler é excelente como cão de guarda devido à sua lealdade e instinto protetor.
Quais são os problemas de saúde comuns no Rottweiler? Problemas de saúde incluem displasia coxofemoral, displasia do cotovelo, problemas cardíacos e sobrepeso.
Como deve ser a alimentação de um Rottweiler? Um Rottweiler jovem deve consumir de 300 a 400 gramas de ração por dia, enquanto um adulto pode consumir até 550 gramas.
- Como cuidar de um cachorro Yorkshire Terrier