Artigos

O seu cão se coça muito? Pode ser dermatite atópica.

Conheça a novidade para o tratamento deste problema.

Não há nada mais irritante para um cão do que a coceira na pele. Este é o principal sintoma da dermatite atópica e faz com que o animal se arranhe, morda ou lamba a área afetada. Mas o que é Dermatite Atópica?

É uma doença de pele, de origem genética, na qual os cães se tornam sensíveis a antígenos presentes no ambiente, desenvolvendo uma alergia que coça muito e interfere na sua qualidade de vida. Além de estressar o animal e, também seu tutor, ela poderá causar lesões, inflamações crônicas e evoluir para infecções. Sem falar que o nível de stress do animal pode torná-lo, até mesmo, agressivo.

O sintoma mais importante é a coceira, que precede as manchas vermelhas, lesões nas peles e descamações na face, axilas, membros e espaços interdigitais.

A dermatite atópica afeta principalmente os cães e seu diagnóstico só é possível após serem descartadas outras dermatopatias mais comuns.

As raças mais propensas à dermatite atópica são: Chow-chow, Pastor Alemão, Golden Retriever, Buldog francês, Labrador, Buldog inglês, Setter Irlandês, Yorkshire Terrier, Lhasa apso, Shih Tzu, Schnauzer, Westie Higland White Terrier e Shar Pei.

A dermatite atópica não tem cura, mas a boa notícia é a possibilidade de controlar a alergia por meio de medicação de uso contínuo. O oclacitinib é o ativo mais atual no controle da dermatite, reduzindo consideravelmente a coceira.

Os resultados são rápidos, além de ser possível manipular a medicação na dosagem exata para o animal, em diversas formas de apresentação como: cápsulas, biscoitos, pasta oral, suspensão ou xaropes. E também com um sabor especial para agradar seu pet (exceto para cápsulas). Uma forma de tratar nossos melhores amigos de forma agradável. Merecido, para quem já sofreu tanto com coceiras, não é?

Você também pode complementar os cuidados com seu cão com banho seco, shampoos e condicionadores especiais para hidratação da pele. E lembre-se: o diagnóstico e indicação de tratamento devem ser sempre realizados com um médico veterinário, que irá avaliar minuciosamente seu pet.

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

2 thoughts on “O seu cão se coça muito? Pode ser dermatite atópica.

Comments are closed.