O Chow chow é uma das raças caninas mais fascinantes, conhecidas justamente por sua aparência única. Sua pelagem volumosa e densa lembram uma juba de leão, no entanto, esta espécie é facilmente reconhecida por sua língua-azul preta.
Esta raça desperta a atenção de todos que cruzam por seu caminho, especialmente pela sua semelhança com os ursos, impossível de não reparar. Conheça mais sobre o Chow Chow e suas particularidades!
Origem histórica
A origem do Chow Chow se inicia a dois mil anos atrás na China, por volta de 206 a.C. Na época, a raça era valorizada por suas habilidades de guarda, caça e até de tração – ou seja, locomoção de veículos.
A espécie era conhecida comumente como um cão de caça para os nobres imperadores chineses, que não necessitavam contratar pessoas para realizar o trabalho de caça de mantimentos, além de proteger os templos budistas como um animal sagrado – mas, sua história não termina na antiga China.
No final do século XIX, a raça ganhou popularidade entre a aristocracia europeia quando a Rainha Vitória adotou um filhote desta espécie, contribuindo para o aumento da aceitação pública quanto ao bichinho.
Características físicas
Facilmente reconhecido, o Chow Chow possui um corpo robusto, com uma grande cabeça e um focinho curto. As orelhas do animal são pequenas e eretas e seus olhos são profundos, conferindo uma expressão reservada ao cão.
A pelagem é uma das características físicas mais notáveis do animal, por ser densa e espessa, de pelos curtos ou longos, que possuem uma coloração que varia entre vermelho, azul, preto, creme e canela.
Já sua língua azul é uma particularidade que poucas outras raças no mundo possuem, e isso acontece por uma condição genética presente no DNA da espécie, onde esta região possui mais melanina que o restante do corpo, alterando assim a coloração.
Tipos
Existem dois tipos principais de Chow Chow, que compartilham as mesmas características físicas fundamentais. Suas únicas diferenças incluem a pelagem, que pode ser curta ou longa.
O que possui pelos longos são bem semelhantes a um leão, uma vez que a juba inicia ao redor do pescoço. Já o de pelo curto tem a pelagem semelhante a um urso, onde, apesar de ser menos volumosa, é densa.
Comportamento
O comportamento do Chow Chow é predominantemente reservado e são pets com independência nata, tornando essas duas características presentes em todos os cachorros da espécie. Além disso, a lealdade é uma das qualidades que os tutores mais reconhecem.
Estes são protetores e zelam pela casa, como nos tempos antigos na China, o que os torna um excelente cão de guarda. No entanto, a independência pode os deixar teimosos, o que os faz necessitar de uma rotina regrada e treinamentos consistentes para que se adapte rapidamente à rotina dos tutores.
Mesmo com sua independência, é importante que um contato social seja oferecido diariamente por via dos tutores, visto que estes cães são sensíveis e podem recorrer a outras estratégias para obter a atenção de seus donos. Enquanto filhotes, é primordial que os donos treinem a socialização do Chow Chow para garantir que tenham uma personalidade confiante e criem laços profundos com todos da casa.
Para os tutores que procuram uma espécie tranquila, os Chow Chows são uma excelente opção para se ter ao lado. Apesar de não serem excessivamente energéticos, os cães desta raça são excelentes companheiros.
Saúde
A saúde, assim como nas demais raças, é um aspecto primordial que merece grande atenção. Em especial nesta raça, por ter um corpo robusto, os problemas de quadril e displasia são os considerados mais comuns.
Esta condição afeta as circulações e pode ser necessário o uso de medicamentos manipulados para amenizar a dor e aumentar a mobilidade no dia a dia. Conheça os produtos DrogaVET que oferecem o melhor para o seu animal de maneira personalizada.
Na região ocular, o Chow Chow pode ser acometido pelo Entrópio, uma doença em que as pálpebras se dobram e os cílios irritam os olhos, causando grande desconforto, e se não tratada, pode ocasionar úlceras. Outra doença que a raça tem tendência a desenvolver é a obesidade. Para evitar que isso aconteça, é necessário realizar check-ups regulares e promover as atividades físicas, mesmo que leves, diariamente.
Para evitar estas doenças, é necessário realizar check-ups veterinários regulares que monitoram a saúde geral do pet, prevenindo o surgimento de problemas e consequentemente o agravamento destes.
Alimentação
A alimentação do Chow Chow deve ser rica em nutrientes e balanceada, evitando que a predisposição genética de obesidade surja. Assim, é fundamental controlar a quantidade de comida conforme estipulada por um médico veterinário.
Esta dieta deve ser rica em proteína, que sustenta a musculatura e ácidos graxos essenciais, como ômega, que mantém a pele e pelos saudáveis. Os cães que possuem déficit nutricional podem necessitar de complementação alimentar.
Além disso, garantir uma ração rica em proteína, que promove a sustentação da sua musculatura, e ácidos graxos essenciais, como o ômega, que proporciona pele e pelos saudáveis enquanto nutre e mantém seu peso ideal.
É importante estar olhando as embalagens dos petiscos para não aumentar o consumo de alimentos ricos em sódio ao Chow Chow, uma vez que podem sobrecarregar os rins e contribuir para o acúmulo de cálculos renais.
Além disso, a hidratação é fundamental para evitar problemas futuros com cálculos renais. Para isso, disponha de água fresca e limpa à disposição diariamente. Em dias de calor, forneça frutas ricas em água para manter o pet hidratado, como melancia, morango e mirtilos.
Expectativa de vida média
Um Chow Chow costuma ter uma expectativa de vida média de 9 a 15 anos. Mas é apenas uma estipulação veterinária determinada pelas condições genéticas, dieta, saúde geral e o quanto o animal se mantém ativo.
Manter um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada pelo peso do animal, hidratação e, principalmente, a quantidade de atividade física realizada ao longo da vida promove um aumento na expectativa de vida.
Atividades Recomendadas
Diferente de seu passado, o Chow Chow é uma raça comumente conhecida por estar ambientada nos grandes centros urbanos, e por este motivo, pela falta de locais pets nos grandes centros, não é uma raça que realiza muitas atividades físicas.
Uma ótima opção para incluir atividades físicas na rotina deste pet é realizar caminhadas diárias que acompanhem o ritmo que a raça consegue, mesmo que não seja em uma distância longa.
Enquanto filhotes, esta raça consegue acompanhar um ritmo mais acelerado, chegando até a realizar pequenas corridas. Já em sua forma adulta, os pets podem oferecer uma maior resistência.
É importante considerar o tempo para realizar atividades físicas com o cachorro, uma vez que em dias quentes, o superaquecimento pode acontecer. Devido à sua densa pelagem e o focinho curto, a espécie é sensível ao calor. Lembre-se de sempre carregar água para refrescar o pet ao longo do trajeto.
Problemas de saúde comuns na raça
Os cães desta espécie estão sujeitos a possuírem problemas de saúde por conta de diversos fatores, sendo estes genéticos ou hereditários e até por conta de problemas externos. Os problemas de saúde mais comuns da raça envolvem:
Entrópio
Devido a uma má-formação genética, o entrópio é uma doença genética em que a pálpebra dobra-se para dentro, causando grande irritação nos olhos por conta dos cílios. O não tratamento da doença pode causar doenças oculares no animal.
Displasia coxofemoral
A displasia de quadril, comumente presente em raças de porte grande e, consequentemente, mais pesado. Esta doença dificulta a locomoção e proporciona dor aos cães dessa espécie devido à má junção da cabeça, fêmur e a bacia.
O risco da displasia iniciar de forma antecipada em cães é pela obesidade, pisos inadequados para pets, como os de tipo liso. Os sintomas são facilmente vistos com o andar do Chow Chow diferente do habitual.
Tártaro
A grande presença de tártaro nos doentes pode fazer com que os pets necessitem de internações frequentes com anestesias gerais para remoção dos tártaros nos dentes. O acúmulo pode gerar infecções gengivais e perda dos dentes, afetando significativamente a qualidade de vida do animal.
Outras grandes complicações são quando o tártaro não é tratado adequadamente, ocasionando a endocardite, onde as bactérias entram na corrente sanguínea e pode causar insuficiência cardíaca ao animal.
Diabetes Mellitus
Infelizmente, a Diabetes Mellitus é um fator genético presente nos Chow Chows. Assim como nos humanos, a diabetes ocorre quando a insulina não é produzida corretamente e o acúmulo de glicose é liberado no organismo. O tratamento desta doença é feito por meio da realização de exames e medicamentos diários.
Glaucoma
Quando a lubrificação dos olhos não acontece da maneira adequada nos olhos, microrganismos ou sujeiras ficam acumulados e promovem uma pressão dentro do globo ocular, podendo causar cegueira parcial ou total.
Um ótimo aliado para realizar o tratamento de doenças ao seu pet é um manejo pet friendly com medicamentos manipulados. A DrogaVET oferece produtos em forma de cookies com saborizantes que abrem o apetite do animal e o fazem ingerir o remédio sem resistência.
Outro produto que os pets adoram são os flavorizantes, que mascaram os medicamentos com um sabor de sua escolha, amendoim, atum, bacon, caramelo, e os outros 18 tipos de sabores, que são isentos de sal e açúcar, não comprometendo com a dieta nutricional do cachorro.
Toda doença diagnosticada cedo é passível de recuperação ou cura. Para isso, é necessário que a partir do diagnóstico, o médico veterinário de confiança inicie o tratamento para promover um melhor bem-estar ao cão.
Curiosidades sobre a raça
Os cãezinhos da raça Chow Chow são fascinantes, repletos de mistérios e charmes, além de carregar uma rica história e características que se desenvolveram ao longo dos anos. Conheça as principais curiosidades sobre a raça:
- O Chow Chow tem como característica sua famosa língua azulada. Esta é desenvolvida a partir das 8 ou 10 semanas de vida do animal, que acontece pela alta produção de melanina nessa região;
- Eles são a única raça a possuir 44 dentes, enquanto os demais tipos caninos possuem apenas 42 dentes cada;
- A raça foi uma das poucas a serem representadas nos artefatos chineses, como em pinturas, cerâmicas e estátuas, mostrando a importância significativa que este pet oferecia ao país;
- Até os dias atuais esta raça possui uma ligação histórica com a realeza chinesa, sendo considerado um símbolo de status e poder no país. Isso se dá pela aparência distinta e o seu comportamento, sendo também denominado uma “aura da realeza”;
- Cães desta espécie já frequentaram a casa de diversos famosos internacionais, como Freud, Elvis Presley, Justin Bieber e a Rainha Vitória da Inglaterra. Já em terras brasileiras, a raça é amada pela cantora Ludmilla e a atriz Thaila Ayala.
Conhecer estas curiosidades sobre o Chow Chow promove um melhor entendimento sobre sua rica história cultural, que atrai admiradores em todo o mundo que visam além de sua aparência um ótimo companheiro.
Além disso, oferecer cuidados específicos ao pet é essencial para promover uma boa qualidade de vida. Conheça os produtos da DrogaVET para garantir tratamentos pet friendly ao seu animal sempre que precisar!