Mundo Animal

O seu cão se coça muito? Pode ser dermatite atópica.

O seu cão se coça muito? Pode ser dermatite atópica.

Você já notou seu cão se coçando incessantemente? Isso pode ser um sinal de dermatite atópica, uma condição alérgica comum que pode causar muito desconforto no seu pet. Vamos explorar o que é essa doença, quais são os principais sintomas e como é possível tratá-la para melhorar a qualidade de vida do seu amigo de quatro patas.

Conheça a novidade para o tratamento deste problema.

Não há nada mais irritante para um cão do que a coceira na pele. Este é o principal sintoma da dermatite atópica e faz com que o animal se arranhe, morda ou lamba a área afetada. Mas o que é Dermatite Atópica?

É uma doença de pele, de origem genética, na qual os cães se tornam sensíveis a antígenos presentes no ambiente, desenvolvendo uma alergia que coça muito e interfere na sua qualidade de vida. Além de estressar o animal e, também seu tutor, ela poderá causar lesões, inflamações crônicas e evoluir para infecções. Sem falar que o nível de stress do animal pode torná-lo, até mesmo, agressivo.

O sintoma mais importante é a coceira, que precede as manchas vermelhas, lesões nas peles e descamações na face, axilas, membros e espaços interdigitais.

A dermatite atópica afeta principalmente os cães e seu diagnóstico só é possível após serem descartadas outras dermatopatias mais comuns.

As raças mais propensas à dermatite atópica são: Chow-chow, Pastor Alemão, Golden Retriever, Buldog francês, Labrador, Buldog inglês, Setter Irlandês, Yorkshire Terrier, Lhasa apso, Shih Tzu, Schnauzer, Westie Higland White Terrier e Shar Pei.

A dermatite atópica não tem cura, mas a boa notícia é a possibilidade de controlar a alergia por meio de medicação de uso contínuo. O oclacitinib é o ativo mais atual no controle da dermatite, reduzindo consideravelmente a coceira.

Os resultados são rápidos, além de ser possível manipular a medicação na dosagem exata para o animal, em diversas formas de apresentação como: cápsulas, biscoitos, pasta oral, suspensão ou xaropes. E também com um sabor especial para agradar seu pet (exceto para cápsulas). Uma forma de tratar nossos melhores amigos de forma agradável. Merecido, para quem já sofreu tanto com coceiras, não é?

Você também pode complementar os cuidados com seu cão com banho seco, shampoos e condicionadores especiais para hidratação da pele. E lembre-se: o diagnóstico e indicação de tratamento devem ser sempre realizados com um médico veterinário, que irá avaliar minuciosamente seu pet.

A dermatite atópica é uma doença de pele genética que causa alergias e intensa coceira nos cães. Embora não tenha cura, pode ser controlada com medicação adequada, como o oclacitinib. Cães de raças específicas, como Golden Retriever e Buldog francês, são mais propensos a essa condição. O tratamento envolve o uso de medicamentos manipulados, disponíveis em formas agradáveis para o pet, além de cuidados complementares como shampoos hidratantes. Consulte sempre um veterinário para o diagnóstico e tratamento correto.

Saiba mais sobre

O que é dermatite atópica em cães? É uma doença de pele genética que causa alergias e coceira intensa nos cães.

Quais são os sintomas da dermatite atópica? Coceira, manchas vermelhas, lesões na pele e descamação em áreas como face e axilas.

Quais raças são mais propensas à dermatite atópica? Raças como Golden Retriever, Buldog francês, Yorkshire Terrier, entre outras.

A dermatite atópica tem cura? Não, mas pode ser controlada com medicação contínua.

Qual é o tratamento mais atual para dermatite atópica em cães? O uso de oclacitinib, um medicamento que reduz a coceira e é manipulado em diversas formas.

Como complementar o tratamento da dermatite atópica? Utilizando shampoos e condicionadores especiais para hidratar a pele do cão.


(+) FAÇA SEU PEDIDO!

Clique aqui


 

VEJA MAIS E SE INSCREVA NO CANAL: DrogaVET – Saúde Animal

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

2 thoughts on “O seu cão se coça muito? Pode ser dermatite atópica.

Comments are closed.