Mundo Animal

Chihuahua: Saiba mais sobre esta raça de cachorro

Chihuahua Saiba mais sobre esta raça de cachorro

Escolher o pequeno e divertido Chihuahua para integrar a família deixa seus tutores bem surpresos, pois eles são agitados, adoram brincar e são muito ativos. Mas, além disso, eles também são carinhosos, leais, companheiros e gostam de ficar perto de pessoas que confiam.

Uma característica interessante dos cãezinhos da raça Chihuahua é que dificilmente latem, pois o fazem apenas quando é realmente necessário. Muitos desses cachorrinhos costumam ser tímidos e latem somente em casos de extremo alerta ou quando se sentem ameaçados, por exemplo. 

Origem histórica do Chihuahua

Existem muitas teorias relacionadas à origem do Chihuahua, porém, a mais aceita é que os cachorrinhos são do México, originários do estado de Chihuahua. Acredita-se que essa espécie é descendente dos techichis, uma raça extinta de cães.

Origem histórica do Chihuahua
Fonte/Reprodução: original

Acredita-se que os techichis eram sacrificados e cremados sempre que alguém falecia, pois as pessoas da religião tolteca acreditavam que eles guiariam os mortos pelo submundo em paz. E, embora existissem muitos cuidados por parte das famílias, acredita-se que os astecas consumiam a carne do animal.

Características físicas

Um cachorrinho de porte pequeno, muito alegre, que adora brincar, tem orelhas pontudas, mais largas e peludas, uma cabeça arredondada e olhos grandes repletos de curiosidade, enquanto o nariz costuma ser pequeno e levemente pontiagudo. Esse é um cão que possui diversos estilos de pelagens e pode ser encontrado em mistura de preto com marrom, e até mesmo um tom de amarelo-queimado com branco.

Além disso, uma característica interessante do Chihuahua é por ter uma média de altura de apenas 20 centímetros e atingir 3 kg. Essa é uma das menores raças do mundo que existem e, curiosamente, uma cadelinha chamada Milly possui somente 9,65 centímetros e foi considerada a menor do mundo pelo Guinness Book

Principais tipos de Chihuahua

Atualmente, existem vários tipos de Chihuahua e cada um possui as suas próprias características e estilos de comportamentos. Os cãezinhos são populares devido ao porte pequeno ou pelo temperamento e muitos tutores também adoram levá-los para passear inseridos em bolsas grandes ou até mesmo nos braços porque são leves.

Chihuahua Toy ou Xícara de Chá

De porte extremamente pequeno, o Chihuahua toy pode pesar entre 1 a 3 kg, sendo um dos menores que existem. A espécie conhecida por xícara de chá passa por uma reprodução inadequada para se obter um cãozinho menor, o que pode prejudicar a saúde dele.

Chihuahua cabeça de maçã

Um tipo interessante desse cachorrinho é o que possui a cabeça em formato de maçã e isso se deve porque quando estão virados de frente, é visível a aparência da fruta. Com facilidade, você encontra a espécie de pelagem curta ou longa e em diferentes cores, como amarelo-claro e branco ou de apenas um tom.

Chihuahua cabeça de veado

Não é considerado de raça pura pela FCI devido às suas características físicas que incluem a cabeça mais alongada e em formato de pera. O focinho é maior e os olhos são menores que o cabeça de maçã, além de possuir orelhas longas e pontudas em formato triangular.

Chihuahua de pelo longo e curto

Esse tipo de Chihuahua possui uma pelagem mais longa, sedosa, fina e ondulada ou lisa, em que os pelos das orelhas e pescoço costumam ser maiores. No caso dos cachorrinhos com o pelo menor e muito mais curto que o normal, eles também não contam com subpelo e, embora tenham essa característica, não deixam de ser macios e sedosos.

Comportamento

Eles são dóceis, amáveis, muito sociáveis e adoram brincar, mas é importante proporcionar um ambiente seguro e confortável para garantir que eles não sintam medo.

Além disso, os Chihuahuas são extremamente ativos, exploradores e adoram conhecer ambientes diferentes que podem envolver trilhas, parques e até mesmo cachoeiras. Portanto, é importante proporcionar um ambiente divertido e devidamente enriquecido para garantir que eles se divirtam e tenham um bom desenvolvimento.

Temperamento do Chihuahua

Pequenos e muito simpáticos, os Chihuahuas são valentes e podem até mesmo entrar em brigas porque não sentem medo, porém, é essencial impedir que conflitos aconteçam. Caso contrário, o cachorrinho pode se machucar seriamente e com mais facilidade devido ao seu porte menor.

Chihuahuas são muito dóceis e amam seus humanos e estão sempre por perto a fim de garantir que eles estejam bem e protegidos. Embora sejam menores, têm um coração valente e repleto de muito amor por aqueles que o cuidam diariamente. 

Inteligência dos Chihuahuas

Esses cachorrinhos são muito inteligentes e aprendem tarefas de maneira rápida como o lugar adequado para fazer as necessidades, nome deles e comandos menos exigentes. O ideal é que a socialização seja feita com o Chihuahua desde filhote a fim de garantir que ele esteja acostumado com barulhos diferentes, passeios na rua e também aprenda a lidar com visitas.

Sabemos que os cachorros dessa raça são pequenos e parecem indefesos, porém, eles também são independentes e podem fazer atividades desde que com supervisão. É importante deixá-los livres para explorarem, conhecer o espaço em que estão, sentir o cheiro de pessoas novas e se aventurar mais.

Saúde do Chihuahua

Para garantir que o seu cachorrinho permaneça feliz e saudável, é essencial ter cuidados em áreas da casa que possuem quinas pontiagudas, pois eles podem machucar os olhos em brincadeiras. Isso acontece porque possuem globos oculares maiores, o que os torna ainda mais sensíveis a quaisquer impactos.

É importante que os tutores tenham atenção também com problemas de luxação de patela e hidrocefalia. Pois, em casos como esses, é essencial levar o seu cãozinho regularmente ao veterinário para ser examinado, receber todas as vacinas e permanecer com a saúde em dia.

Como é a Alimentação do Chihuahua?

Na alimentação, é fundamental escolher uma ração de grãos pequenos porque a boca desses cachorrinhos é menor. As porções precisam ser oferecidas de acordo com a orientação de um veterinário que vai explicar exatamente a quantidade adequada para o tamanho e peso do Chihuahua. Uma maneira eficiente de garantir que a quantidade correta de ração esteja sendo inserida no recipiente do seu amiguinho, é usar uma balança de cozinha e fazer as pesagens. 

Qual é a expectativa de vida média?

A expectativa em média é de 12 a 20 anos com os devidos cuidados relacionados à vacinação, idas ao veterinário, proteção da saúde e escolha de boas rações. É necessário também realizar escovação dos dentes e pelos, garantir que passeios sejam feitos frequentemente, assim como as brincadeiras que os ajudam a se exercitar.

Muitos tutores desconhecem a importância de fazer a escovação dental dos cachorros e esse é um fator necessário, pois auxilia na prevenção contra as placas e também do tártaro. Caso contrário, pode ocorrer a queda dos dentinhos, prejudicando a alimentação dos caninos e até mesmo sendo possível causar ferimentos na gengiva.

Fazer passeios no começo da manhã ou perto do final da tarde é uma maneira de ajudar os cães trabalharem mais o olfato. Assim, eles conseguem se orientar e também conhecer novos cachorros próximos de onde vive, além de ser um momento relaxante e divertido aos Chihuahuas, proporcionando os seguintes benefícios:

  • Ajuda a deixar o cachorro mais calmo;
  • Relação entre dono e cachorro é fortalecida;
  • A socialização com outros cães é trabalhada;
  • Trabalho frequente dos instintos;
  • Descobertas novas e divertidas.

Essa também é uma forma eficiente de ajudá-los a liberar mais energia e evitar o acúmulo desta, afinal, esse é um fator que pode fazê-los ficarem ainda mais agitados em casa e demonstrarem estresse pela falta de interação com o mundo externo. Bichinhos que ficam muito nervosos podem desenvolver problemas de saúde no curto prazo, pois a imunidade é diminuída com mais facilidade. 

Principais Atividades Recomendadas para o Chihuahua

Como principal atividade, leve o seu Chihuahua para passear no parque, correr um pouco na grama, pegar a bolinha e também interagir com alguns cachorrinhos próximos. No entanto, vão existir dias difíceis de sair, seja pelo tempo ou correria do trabalho e faculdade, por exemplo, e é possível fazer brincadeiras divertidas como caça ao tesouro e pega-pega em casa.

Principais Atividades Recomendadas para o Chihuahua
Fonte/Reprodução: original

Uma das atividades mais divertidas que podem ser feitas se chama desafio do copo e consiste em pegar 3 copinhos coloridos menos transparentes, e um petisco ou ração. Coloque os objetos um ao lado do outro e deixe o seu cachorro farejar onde está o alimento, após a tentativa parabenize ele e entregue a recompensa.

Mordedores são excelentes opções para oferecer ao seu amigo, pois ajuda a aliviar o estresse e é também uma forma de fazê-los se distraírem quando estiverem entediados. O fato de roer e dilacerar são características dos cachorros e é uma forma de incentivar o ato através de um brinquedo que não machuca os dentes e os mantêm entretidos.

Problemas de saúde comuns na raça

Doenças cardíacas são um dos problemas mais comuns da raça e precisam ser tratadas com um médico veterinário, assim como o glaucoma que afeta diretamente a visão. Outros problemas de saúde bem comuns na raça incluem:

  • Luxação patelar;
  • Colapso da traqueia;
  • Criptorquidismo;
  • Obesidade;
  • Hipoglicemia;
  • Lesões espinhais;
  • Estenose pulmonar;
  • Cálculos urinários;
  • Atrofia progressiva da retina.

No entanto, se houver a necessidade de medicar o Chihuahua, é possível solicitar a manipulação dos medicamentos mediante receita com a DrogaVET. A nossa equipe manipula o medicamento na dose certa, sendo possível a manipulação na forma de biscoitos saborosos para que seu pet tenha uma boa e confortável recuperação. 

Quais curiosidades sobre a raça?

Uma curiosidade interessante é sobre o cachorrinho TobyKeith, que vive em Greenacres, Flórida, Estados Unidos, que possui 23 anos e entrou para o Guinness Book devido à sua idade. Ele comemora aniversário no dia 9 de janeiro e é possível conhecer um pouco mais desse simpático cachorrinho através das publicações de seus tutores nas redes sociais.

Chihuahuas também participaram de alguns filmes que incluem Legalmente Loira e Perdido pra Cachorro, com 3 sequências. Esses são longas que você pode assistir com o seu amigo e se divertir muito, pois são grandes comédias do cinema, que valem a pena conhecer ou rever.

Esses cães também são muito sensíveis ao frio e não têm maior resistência contra temperaturas muito baixas. É essencial usar roupinhas e mantas para manter o seu amigo protegido nos dias mais frios do ano.

Se acontecer do cãozinho ficar doente e precisar ser medicado, basta entrar em contato com a DrogaVET para solicitar a manipulação do medicamento. Você escolhe o sabor e o aroma e o nosso time de profissionais vai fazer o melhor para ajudar o seu amiguinho a se recuperar em pouco tempo!

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Deixe um comentário