Artigos

Insuficiência Renal: como tratar e cuidar do seu PET

insuficienciarenal-animais-estimação-velhos-tratamento-cuidados-diagnostico-drogavet-manipulacao-veterinaria-saude

Sabemos que os PETs já fazem parte da nossa família e a grande maioria vive dentro de casa, se adaptando a nossa rotina. Alguns costumes como passeios diários, em determinados horários, fazem eles se acostumarem a fazer suas necessidades dentro ou fora de casa.

Por isso, é muito importante que você tutor, entenda os hábitos criados através da rotina e fique atento a qualquer mudança no comportamento do seu PET. Caso note algum sintoma como dificuldade para urinar, tempo prolongado para fazer xixi, ou também se o animal urina diversas vezes, fique atendo: pode ser Insuficiência Renal, uma doença bastante preocupante. Que saber mais? Continue a leitura!

A Insuficiência Renal é uma doença que acomete o sistema renal, comprometendo a função de filtrar o sangue e de produzir a urina. Geralmente ocorre em animais idosos, mas pode surgir em qualquer idade como consequência de infecções, alguns casos de intoxicação, alteração anatômica ou também por formação de cálculos renais. A Insuficiência renal pode ser classificada como Aguda ou Crônica.

Insuficiência Renal Crônica

Algumas raças de cães e gatos apresentam maior propensão a desenvolver este quadro na forma crônica. Acredita-se que nestes casos, fatores hereditários sejam responsáveis e os sintomas podem demorar a aparecer, e quando são notados infelizmente a doença já evoluiu para a forma mais grave. Por isso, máxima atenção a mudanças de comportamento do seu pet são tão importantes.

Insuficiência Renal Crônica nos Cães:

A partir dos 7 anos de idade, os cães devem receber mais atenção e cuidados. A forma crônica pode ser desenvolvida pela forma aguda que não foi tratada corretamente, ou quando os sintomas surgem de forma lenta e silenciosa nos casos de cães com predisposição hereditária.


(+) Veja mais: Otite externa: dicas e cuidados com a limpeza correta


Os sinais comumente percebidos são:

  • Desânimo
  • Falta de apetite
  • Ausência ou produção em excesso de urina.

Raças que merecem maior atenção e cuidados preventivos em relação a Insuficiência Renal Crônica:  Basenji, Beagle, Bull Terrier, Cairn Terrier, Chow Chow, Cocker Spaniel, Dobermann, Pinscher, Pastor Alemão, lhasa Apso, Shih Tzu, Maltes, Schnauzer, Norwegian Elkhound, Rottweiler, Samoieda, Shar Pei e Poodle.

Insuficiência Renal Crônica nos Gatos:

Os felinos podem apresentar a forma crônica em qualquer idade, mas a partir dos 9 anos merecem atenção e cuidados redobrados, pois com a idade avançada o desenvolvimento do quadro pode ocorrer de forma mais rápida. Gatos das raças Persa e Abissínia são acometidos mais frequentemente por essa doença, porém pode ocorrer em todos os seres vivos incluindo animais e seres humanos.

É muito importante que o tutor conheça muito bem seu pet e observe qualquer mudança de comportamento habitual. Sempre que houver dúvidas em relação a algum sintoma, deverá recorrer a avaliação de um veterinário para um diagnóstico preciso. Provavelmente além de examinar o animalzinho, o profissional irá solicitar alguns exames complementares como sangue, urina e ultrassonografia. Assim, caso os exames confirmem o diagnóstico, o tratamento será iniciado o quanto antes.

Insuficiência Renal Aguda

A forma Aguda acontece geralmente como consequência de algum evento súbito e pode ser revertida se tratada de forma precoce. Porém, se não é percebida a tempo, ela pode evoluir para a forma Crônica, que é mais grave e exige maiores cuidados.


(+) Veja mais: Hiperadrenocorticismo em PETs: como prevenir e tratar


A forma aguda ocorre de forma súbita e os sintomas geralmente são facilmente percebidos. O animal deverá ser levado para atendimento veterinário o mais rápido possível caso apresente de repente sintomas como:

  • Vômitos
  • Falta de apetite
  • Apatia
  • Desânimo
  • Ausência ou produção em excesso de urina.

O atendimento imediato pode impedir o agravamento do caso e ainda evitar a evolução da forma Aguda para a Crônica. É possível realizar o tratamento com uma boa hidratação através da aplicação de soro e uma nutrição adequada.

Fatores e principais causas da Insuficiência Renal

  • Alterações anatômicas congênitas
  • Animais idosos
  • Fatores hereditários (predisposição racial)
  • Infecções
  • Parasitas

As causas principais da Insuficiência Renal Aguda ou Crônica, podem estar relacionadas a quadros de intoxicação, infecções no sistema renal, formação de cálculos, presença de parasitas, alterações anatômicas, entre outras. É importante ficar atento, pois o diagnóstico correto e precoce pode garantir a melhora do animal de forma mais rápida.

Lembrando que apenas o médico veterinário poderá realizar este diagnóstico , através do exame clínico e alguns exames laboratoriais específicos como exame de sangue e urina.


(+) Veja mais: Doenças de Outono: como proteger os PETs?


SOLUÇÕES DE SAÚDE ANIMAL NA DOSE CERTA.

Suplemento nutricional com Cetoanálogos como suporte na Insuficiência Renal

A Terapia nutricional com Cetonálogos, pode ser a solução que seu pet necessita para melhorar e recuperar a saúde. Já que garante o fornecimento dos aminoácidos essenciais ao organismo animal, sem sobrecarregar os rins

Desta forma, é importante que você tutor informe ao veterinário do seu pet a sua preferência por tratamentos personalizados como os produzidos pela DrogaVET. Entenda as vantagens deste tratamento de suporte tão importante para a recuperação do seu companheiro:

  • Melhora a qualidade e prolonga a vida do animal;
  • É possível adicionar o sabor preferido do seu amigo, entre as principais opções doces e salgadas: Carne, frango, bacon, morango, doce de leite, banana, chocolate;
  • Podem ser manipulados na forma de biscoitos sem glúten*, cápsulas, pastas orais, sachês ou suspensões.

O Manipulado DrogaVET, proporciona esta solução necessária para facilitar a administração dos tutores, que se preocupam com a saúde e bem-estar do seu companheiro. É uma fórmula especial, balanceada e direcionada para garantir a nutrição adequada do pet sem agravar o quadro da doença.

*Importante: o glúten pode se tornar um dos agravantes da doença, devido ao seu tipo de proteína com alto potencial alergênico. Assim, solicitar a opção dos Biscoitinhos sem glúten, podem melhorar ainda mais os resultados do tratamento.

Agora que você já sabe tudo sobre Insuficiência Renal, veja só o video do nosso Dogtuber:

> VEJA MAIS E SE INSCREVE NO CANAL: DrogaVET – Saúde Animal

<

 

Veja outros artigos nas mesmas categorias:

Leave a Reply