Como saber se meu cachorro está acima do peso?

A obesidade canina tornou-se o problema de saúde mais frequente e preocupante entre cães e gatos de estimação. Assim como acontece em seres humanos, nos animais a obesidade provoca problemas na coluna vertebral e transtornos no aparelho locomotor, problemas nas articulações, agravamento da displasia, hérnia e reumatismo, além disso, em animais com excesso de gordura corporal podem aparecer dificuldades na respiração, transtornos cutâneos, aumento de colesterol, hipertensão, predisposição a diabetes e enfermidades infecciosas, o que diminui o seu tempo de vida.

As raças de cães que são mais susceptíveis a obesidade são Cockers, Labradores, Shetland, Dachshound, Basset, Schinauzer, Springer Spaniel, Chihuahua e o Pug. Já Boxer, Pastor Alemão, Dogue Alemão e o Fox Terrier possuem menos susceptibilidade a doença.

Contudo, saber identificar o problema já é um importante passo no tratamento do seu cachorro. Pra começar, verifique o peso ideal de cada raça e veja se seu pet está dentro do peso:

drogavet-peso-ideal-cachorro-raça-macho-femea
Saiba o peso ideal do seu pet, de acordo com as raças e sexo.

Após verificar o peso do seu pet, procure o médico veterinário de sua confiança para um diagnostico mais detalhado. Seu amigo precisa de saúde animal na dose certa para continuar cheio de energia e vitalidade.

Saiba mais sobre cuidados, prevenção de doenças e saúde animal em nossas redes sociais.