Artigos

Amigos Cães: uma lição de vida

Que os nossos amigos cães têm a missão de nos ensinar muito sobre a vida, não há a menor dúvida. Mas existem cães que têm uma missão ainda mais especial. É o caso de Shester e Nala, dois Golden Retrievers que enfrentam suas limitações físicas com alegria e servem de inspiração para muita gente.

Há 3 anos, Mariza Mastaler Ayres decidiu adotar dois lindos filhotes especiais. Shester não possuía a pata dianteira e Nala tinha uma das patas dianteiras atrofiadas, ou seja, não tinham valor comercial para o canil. Mas para Mariza, que já atuava como voluntária no Projeto Amigo Bicho (Curitiba-PR), eles tinham valor, e muito. Valor que dinheiro algum pode pagar.

O Projeto Amigo Bicho é uma ONG que trabalha com atividade e terapia assistida por animais e visa levar conforto a idosos e crianças e ainda auxiliar a recuperação de pacientes. Ao conhecer a história de Nala e Shester, Mariza não teve dúvidas: eles seriam cães terapeutas.

E quem pensa que eles teriam alguma dificuldade por causa das patas engana-se. Além de participarem das atividades executadas nas visitas normalmente, os dois irmãos ainda servem de inspiração para os pacientes. Eles são exemplo de superação de dificuldades, de que é possível enfrentar obstáculos, que todos merecem respeito e que a vida vale muito a pena.

Recentemente Shester participou de uma corrida de obstáculos (bambolês) segurados por pacientes em tratamento de mal de Parkinson e foi um sucesso. “Foi incrível”, conta Mariza. “Os pacientes esforçaram-se para segurar os bambolês só para ver o Shester passar por eles. E, desta forma, acabaram se exercitando e superando seus próprios desafios”.

Outra história emocionante de Shester foi o apoio que deu a um paciente diabético internado no Hospital do Idoso, em Curitiba-PR. Com indicação de amputação de membro, o idoso estava bastante deprimido. A terapeuta Andressa Chodur, que acompanhava o caso, contou com o auxílio de Shester para motivar o paciente e mostrar que é possível adaptar-se à uma nova condição e viver plenamente.

A Nala também encanta a todos os assistidos em suas visitas. Sempre muito bem produzida, ela mostra que existe beleza e alegria em qualquer condição física. Recentemente, foi dama de casamento da filha de Mariza e fez tanto sucesso quanto a noiva. Sua história emociona assistidos do projeto e muitos amigos nas redes sociais.

E não para por aí. Não bastassem todas estas atividades, Nala e Shester também costumam doar sangue para amiguinhos caninos que precisam. Uau! Eles são ou não são uma bela inspiração para nós?

Veja outros artigos nas mesmas categorias: